Ricardo Balestreri, secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás; professor José Luiz Ratton, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Edmilson Lopes Júnior, pesquisador da temática violência social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), juntamente com o representante do Ministério Público do RN estarão no dia três de julho debatendo a Segurança Pública e a Cidadania, durante a 1ª edição 2017 do Seminário Motores do Desenvolvimento do RN.

O evento acontece no auditório da Federação das Indústrias do RN (Fiern), em Lagoa Nova, e terá como mediadora do primeiro painel A Segurança Pública e a Cidadania, a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, anfitriã desta edição comemorativa dos 10 anos do Seminário. O segundo painel, Estudos e Experiências em Segurança Pública e Cidadania na UFRN, será mediado pela secretária de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Sheila Freitas.

Convidados externos

Especialista de projeção nacional, o professor, historiador gaúcho e ex-secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Brisolla Balestreri, está à frente da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás desde fevereiro deste ano. Aos 58 anos, dos quais mais da metade envolvido em experiências com polícias do mundo todo, o estudioso humanista tem teses sobre direitos humanos dos policiais e defende reformas profundas no sistema prisional brasileiro.

José Luiz Ratton, pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança (NEPS), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é um dos idealizadores do Pacto pela Vida (PPV), lançado em 2007, pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Essa política de segurança pública alcançou êxito, pois reduziu a quantidade de homicídios no Estado pernambucano. Crítico do sistema de Segurança, o professor de Sociologia na UFPE, se dedica aos estudos sociológicos do crime e da violência.

Realizado pelo jornal Tribuna do Norte, UFRN, Fiern, Fecomércio e Salamanca Investimentos S/A, o Seminário Motores do Desenvolvimento do RN tem entrada franca.

Imagem: Ilustração