O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 será realizado em um novo formato a partir de agora após consulta pública. As medidas foram anunciadas hoje (09) pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O MEC realizou, no começo deste ano, consulta pública para a sociedade opinar sobre as mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio. A partir disso foi feito o aprimoramento do exame. “Nós sentimos que ela está plenamente contemplada com as medidas que o ministério tomou.”, destacou o ministro da Educação, Mendonça Filho.

A segurança é o ponto principal nesta edição conforme revelou a presidente do Inep, Maria Inês Fini. “Agora, o participante vai realizar a prova com o nome dele e o cartão de resposta também terá sua própria identificação. Isso aumenta muito a segurança de cada participante.”

Outra mudança é em relação ao resultado do Enem por escola. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do ensino médio passará a ser universal e não mais amostral para escolas públicas e privadas. Isso permitirá o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escola.

MUDANÇAS

Datas – Será aplicado em dois domingos seguidos (Nos dias 5 e 12 de novembro de 2017);

Redação ­– Passa a ser realizada no primeiro domingo de prova;

Certificação – O exame deixa de certificar o ensino médio;

Inscrições ­– De 8 a 19 de maio.

Segurança – Os participantes receberão cadernos de questões personalizados (identificado com seu nome e número de inscrição), juntamente com os cartões de resposta encartados na prova, com seu nome e número de inscrição.
Atendimento – A solicitação de tempo adicional deverá ser feita no ato da inscrição e não mais na hora da prova. As pessoas com deficiência e que, por esse motivo, precisam de tempo extra, terão que inserir um documento comprobatório que motive a solicitação desse atendimento.

Isenção – Concluintes do ensino médio de escolas públicas, pessoas contempladas pela Lei 12.799/2013 e cadastrados no CadUnico junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Reforma Agrária são beneficiados com a isenção. Porém deverá informar, no ato da inscrição, seu número de Identificação Social (NIS) para comprovar a gratuidade.

Imagem: Reprodução