Em novo levantamento sobre as intenções de voto para Presidente da República realizado pelo IBOPE Inteligência entre os dias 08 e 10 de setembro, Jair Bolsonaro (PSL) cresce 4 pontos percentuais (p.p) e vai a 26% das intenções voto (nas pesquisas anteriores tinha 20% e 22%, respectivamente); Ciro Gomes, do PDT, oscila e tem 11% (antes tinha 9% e 12%) e a candidata Marina Silva (REDE) oscila negativamente 3 p.p., de 12%, que alcançou nas duas rodadas anteriores, para 9% nesta pesquisa. Geraldo Alckmin, do PSDB, segue com 9% (tinha 7% na pesquisa de agosto); o petista Fernando Haddad oscila dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2 p.p. e atinge 8% das citações (tinha 4% e 6%, anteriormente). Estes quatro candidatos aparecem tecnicamente empatados considerando a margem de erro. Os demais candidatos (João Amoêdo, do NOVO, Alvaro Dias, do PODEMOS, Henrique Meirelles, do MDB, Guilherme Boulos, do PSOL, Vera, do PSTU, João Goulart Filho, PPL, Eymael, da DC e Cabo Daciolo, do PATRIOTAS), variam dentro da margem de erro e têm de 0% até 3% das intenções de voto. Intenções de voto em branco ou nulo somavam 29% na primeira rodada caíram para 21% na segunda pesquisa e agora oscilam para 19%. Aqueles que não sabem ou não respondem se mantêm em 7% (eram 9% no primeiro levantamento realizado). Nesta pergunta, um disco com os nomes dos candidatos é apresentado aos entrevistados.

Destaques por segmentos
– Jair Bolsonaro apresenta crescimento em praticamente todos os segmentos, mas com maior destaque -entre os eleitores que residem na região Sul, onde cresce 14 p.p., indo de 23% para 37%. Além disso, alcança 35% das intenções de voto entre quem tem renda familiar mensal acima de 5 salários mínimos, entre os que se autodeclaram brancos e entre os homens (resultado maior se comparado às mulheres, onde o candidato tem 18%).

– Ciro Gomes segue com expressiva intenção de voto no Nordeste, apesar de oscilação, indo de 20% para 18% nesta rodada. Em contrapartida, apresenta queda de 7 p.p. entre os mais velhos (de 16% para 9%).

– Nesta rodada, Marina Silva apresenta oscilações negativas ou quedas em todos os segmentos, tendo maior recuo (7 p.p.) entre aqueles que têm ensino fundamental completo (de 16% na primeira pesquisa, indo para 15% na segunda e alcançando 8% no atual levantamento).

– Geraldo Alckmin cresce 5 p.p. entre os mais jovens, chegando a 11%.

– Fernando Haddad, por sua vez, chega a 13% entre os eleitores do Nordeste, apresentando crescimento de 5 p.p. em relação à rodada anterior. Tem o mesmo crescimento entre quem tem de 45 a 54 anos, indo de 7% para 12%. Ainda, entre aqueles com menor renda familiar mensal, o candidato do PT varia de 4% para 10% (crescimento de 6 p.p.).

– Alvaro Dias segue se destacando entre os eleitores do Sul, onde tem 8% das menções (eram 9%, anteriormente).

– João Amoêdo mantém os 10% de intenção de voto verificado na rodada passada entre os mais ricos e segue em destaque entre os mais escolarizados, onde tem 8% (tinha 9% na pesquisa anterior).

– Os demais candidatos apresentam intenções de voto distribuídas de maneira homogênea nos segmentos analisados.