Daily Archive julho 2, 2018

Eleições: Veja a íntegra da nova pesquisa Consult/BlogdoBG/98FM

Propagado no domingo (01) a nova pesquisa de intenção de voto para as eleições 2018, com foco nos resultados locais, do Instituto Consult, em parceria com o BlogdoBG e a 98FM. Realizada entre 26 e 29 de junho, ouviu 1.700 eleitores em todo o Rio Grande do Norte.

REJEIÇÃO PARA GOVERNADOR DO RN
Robinson Faria 37%
Fátima Bezerra 13,1%
Carlos Eduardo 10,4%
Fábio Dantas 9,9%
Carlos Alberto 3,8%

Outro, nenhum, não sabe dizer e todos juntam chegam ao percentual superior a 50%. OBS: Pesquisa publicada pela mesma empresa em maio mostra que rejeição de Robinson e Carlos caem; Já Fábio teve aumento

INTENÇÃO DE VOTO PARA GOVERNADOR DO RN – ESTIMULADA
Fátima Bezerra 26,06%
Carlos Eduardo 16,06%
Robinson Faria 9,47%
Fábio Dantas 1,71%
Breno Queiroga 1%
Carlos Alberto 0,47%
Freitas Júnior 0,29%

Outro, nenhum e não sabe dizer juntam chegam ao percentual de 50%. OBS: Fátima Bezerra, do PT, Carlos Eduardo Alves, do PDT, e Fábio Dantas, do PSB, caíram nas intenções de voto; O único que mostrou crescimento foi o atual governador Robinson Faria

INTENÇÃO DE VOTO PARA GOVERNADOR DO RN – ESPONTÂNEA
Fátima lidera (6,18%) e Carlos Eduardo e Robinson estão bem próximos. 65% não tem candidato

INTENÇÃO DE VOTO DEP. FEDERAL
Walter Alves (1,7%), Mineiro (1,5%), Fábio Farias (1,1%), João Maia (0,6%), Benes Leocádio (0,5%) e Felipe Maia (0,4%) marcaram em faixas númericas próprias. 65% não sabem em quem votar e 24,6% declararam que não votam em ninguém. OBS: O resultado é espontâneo.

INTENÇÃO DE VOTO DEP. ESTADUAL
Tomba e Ivan Júnior tem 1,1% das citações cada. Getúlio Rego (0,9%), Nelter Queiroz (0,8%) e Vivaldo Costa (0,6%) estão logo atrás. Com 0,5% estão Cristiane Dantas, Dison/Rudson, Kelps Lima e George Soares. OBS: O resultado é espontâneo.

REJEIÇÃO PARA SENADOR
José Agripino 27,9%
Garibaldi Alves Filho 22,2%
Geraldo Melo 10,8%

OBS: Agripino e Garibaldi são os mais rejeitados para o senado com o dobro dos outros candidatos. Todos os candidatos foram rejeitados por 29,8% e 26,6% não souberam responder.

APROVAÇÃO DO ATUAL GOVERNO ESTADUAL
74% desaprovam governo de Robinson Faria. Para 12,94%, há aprovação para ser registrada e 12,71% não souberam responder.

INTENÇÃO DE VOTO PARA PRESIDENTE
Lula lidera intenções de votos estimulados com 45%, Bolsonaro tem 14%. SEM LULA: Bolsonaro lidera com 17% seguido de Ciro com 9,82%.

INTENÇÃO DE VOTO PARA SENADOR

Garibaldi Filho (14,12%)
Zenaide Maia (12,88%)
Capitão Styvenson (11,24%)

OBS; 32,9% dos entrevistados afirmaram que não vão votar em nenhum nome para senador e 14,4% não souberam responder.

2° NOME PARA SENADOR
Garibaldi Filho (10,12%), Zenaide Maia (9%) e Capitão Styvenson (8,76%) estão em zona de empate com diferença numérica muito pequena entre os três.

 

Imagens e dados: Blog do BG

6 de cada 10 eleitores estão indecisos ou não querem votar: o que diz a nova pesquisa Ibope

A pesquisa revela que 59% de eleitores ainda não sabem em quem votar ou não pretendem escolher ninguém: 31% dos respondentes disseram que anularão ou assinalarão branco na urna, enquanto 28% não sabem ou não responderam. Aponta a nova pesquisa Ibope, contratada pela Confederação Nacional das Indústrias, divulgada na última quinta-feira.

“É um número mais alto de indefinição do que o visto em outras eleições nesse mesmo período”, afirma Márcia Cavallari, CEO do Ibope Inteligência, responsável pela sondagem. “Nas pesquisas, as pessoas estão expressando uma preocupação em ter um voto consciente, citam interesse em ver programas e propostas dos candidatos. E há uma incerteza sobre quem serão os candidatos”, completa.

 

Defesa de Lula coleciona derrotas em fim do semestre do STF

BRASÍLIA (Reuters) – A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva colecionou uma série de derrotas no fim do semestre do Supremo Tribunal Federal (STF) na busca de tentar livrar o petista da prisão em que se encontra desde abril, mas o caso envolvendo-o está longe de ter um desfecho judicial.

Líder nas pesquisas de intenção de voto ao Palácio do Planalto, Lula busca uma decisão judicial que o tire da cadeia e garanta direitos políticos para concorrer novamente à Presidência. Mas corre sério risco de permanecer detido e ainda ser impedido de disputar com base na Lei da Ficha Limpa.

Até o momento, houve três principais frentes processuais abertas por advogados do ex-presidente e também por partidos simpáticos a ele para tentar reverter a condenação ou, ao menos, os efeitos da pena por corrupção e lavagem de dinheiro no processo do tríplex do Guarujá (SP).

O primeiro revés dos defensores do ex-presidente ocorreu na semana passada quando o ministro Edson Fachin, do STF, decidiu remeter o julgamento de um pedido de liberdade do ex-presidente para apreciação do plenário do Supremo —e não para a 2ª Turma da corte.

Os advogados de Lula contestaram novamente a decisão dele e tentaram, sem sucesso, que o caso fosse apreciado pela 2ª Turma na terça-feira. Pela segunda vez, Fachin rejeitou.

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 13/12/2017. REUTERS/Adriano Machado

Defensores dele consideravam que em um julgamento por esse colegiado menor —composto por cinco dos 11 ministros— haveria chances de vitória do petista. Na terça, a Turma —com os votos dos ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli e contra a posição de Fachin— revogou a prisão do ex-ministro petista José Dirceu e impôs outras derrotas contra investigações da operação Lava Jato.

Uma fonte com acesso a ministros da Turma disse à Reuters que Lula, se fosse julgado pela 2ª Turma, teria grandes chances de conseguir um relaxamento da prisão. No plenário, disse, as chances de se derrubar a detenção do ex-presidente são menores.

Após essa segunda rejeição por Fachin de levar o recurso para a Turma, a defesa do ex-presidente entrou com nova ação para contestar essa decisão do ministro, a chamada reclamação. Nessa ação, os defensores queriam também impedir a execução provisória da pena do petista.

Essa reclamação foi distribuída para o ministro Alexandre de Moraes, que é da 1ª Turma. Os advogados reclamaram novamente, dizendo que só poderia ser apreciado por um dos quatro ministros da 2ª Turma —excetuando Fachin— que tinha rejeitado por duas vezes esse pedido da defesa.

Em decisão tomada no fim da tarde desta sexta, Moraes rejeitou todos os pedidos da defesa do ex-presidente e concordou com a posição de Fachin no caso. Segundo ele, o ministro não feriu o devido processo legal ou o princípio do juiz natural.

“Diante do exposto, com base no art. 21, § 1º, do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, indefiro o pedido de nova distribuição somente entre os Ministros da 2ª Turma, excluída a autoridade reclamada, pois a distribuição foi regularmente realizada, nos termos do art. 67, § 8º, do RISTF, e julgo improcedente este reclamação”, decidiu Moraes.

Brasil tem desemprego de 12,7% no tri até maio, diz IBGE

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 12,7 por cento nos três meses até maio, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. A mediana das previsões em pesquisa da Reuters era de que a taxa ficaria em 12,6 por cento por cento no período.

Brasil avança às quartas de finais da Copa da Rússia

O Brasil está nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia 2018. Derrotou o México por 2 a 0 nesta segunda-feira.

Depois de um 0 a 0 no primeiro tempo, o Brasil chegou aos dois gols com Neymar, aos 6 minutos, e Firmino aos 43 minutos.

O sonho do hexa se mantém firme.

Foto: CBF/Reprodução

“É preciso parabenizar o Brasil pelo triunfo, uma equipe com mais qualidade, talento e muito perigosa na frente. É uma vitória muito merecida, buscaram o gol o tempo todo e nós não fomos capazes”, afirmou o goleiro Ochoa em entrevista à Federação Internacional de Futebol (Fifa).

PT RN define alianças e fecha porta para o PSB na majoritária

A pré-candidata ao governo do estado, Fátima Bezerra. Foto: Elisa Elsie

O Diretório Estadual do PT RN se reuniu neste domingo (01) para debater conjuntura e eleições. A reunião contou com a participação da secretária nacional de organização do PT, Gleide Andrade.

Foi aprovado aliança com o PCdoB e com o PHS e deliberou que pleiteará a outra vaga para o Senado.

Em sua fala, Gleide destacou a importância da pré-candidatura de Fátima Bezerra ao governo do estado.

error: Content is protected !!