Parlamentares, simpatizantes e toda a cúpula do PT estão reunidos na sede do partido em São Paulo para mostrar solidariedade ao ex-presidente Lula. Na coletiva, Lula disse que será candidato em 2018 e autoriza o PT a colocá-lo como postulante à presidência. Afirmou também que irá recorrer da decisão de Moro em todas as instâncias. Ele discursou às 12h durante 30 minutos.
 
“Se alguém pensa que com essa sentença me tiraram do jogo, pode saber que eu estou no jogo”, disse o ex-presidente. “Quero dizer ao meu partido que até agora eu não tinha reivindicado, mas agora vou reivindicar como postulante a candidato a presidente da república”, completoou.
 
Lula foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro nesta quarta-feira (12), pelo juiz Sérgio Moro da 13ª Vara Federal de Curitiba, condenado a nove anos e seis meses de prisão envolvendo a ocultação de um Tripléx, no Guarujá, litoral de São Paulo, que teria sido recebido como propina da empreiteira OAS, em troca de favores na Petrobras.
 
“Se alguém tiver uma prova contra mim, por favor, diga. Mande para a Justiça, mande para a suprema corte, mande para a imprensa. Eu ficaria mais feliz se fosse condenado por conta de uma prova”, afirmou. “Nós vamos recorrer em todas as instâncias de todas as arbitrariedades. (…) É preciso fazer processo contra quem mentir, contra quem não disser a verdade nesse país”, afirmou Lula.