O Governo Federal se posicionou sobre a declaração do ministro Gilberto Kassab sobre uma possível banda larga fixa. Kassab disse em entrevista que o consumo de dados em banda larga fixa seria limitado no segundo semestre de 2017.

O assunto rapidamente chegou a milhares de brasileiros que se revoltaram. Os usuários também reagiram nas redes sociais e manifestaram as mais variadas formas de reprovação à medida

O atual presidente da ANATEL, Juarez Quadros, foi firme ao dizer que a cautelar que impede a cobrança da franquia da banda larga fixa, instituída no dia 22 de abril de 2016, não será revogada. “Reitero as afirmações que fiz no Senado Federal sobre o tema: não temos pressa em discutir esse tema da franquia da banda larga fixa”.

O ministro também se retratou. “O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, esclarece que não haverá mudanças no modelo atual de planos de banda larga fixa, reiterando seu compromisso em atender o interesse da população e do consumidor”, diz nota publicada no site do ministério.

Projetos de lei que querem proibir a limitação de planos de banda larga também estão tramitando na Câmara e no Senado.

A consulta pública fica disponível até abril e todos os cidadãos brasileiros podem participar através da plataforma Diálogo, da própria Anatel.