Fátima Bezerra, do PT, foi eleita neste domingo (28) governadora do Rio Grande do Norte. Sua eleição quebra um ciclo em que os clãs (Maia, Alves e Farias) tradicionais se revezam no poder, por cerca de 60 anos.

Com 95% das urnas apuradas, Fátima teve +-57,42% dos votos válidos. Já Carlos Eduardo Alves, ex-prefeito de Natal, obteve 42,58% dos votos válidos.

Em todas as pesquisas, tanto do primeiro turno como as dos segundo turno, a candidata petista aparecia como a favorita.

Fátima, de 62, será a única mulher a governar um estado brasileiro na próxima legislatura. Sua eleição também faz do Rio Grande do Norte o estado que mais teve mulheres governadoras no país —Fátima será a terceira, sendo precedida por Wilma de Faria (1945-2017), eleita em 2002 e 2006, e Rosalba Ciarlini, eleita em 2010.

Oito candidatos concorreram ao governo do RN no primeiro turno das eleições 2018. Entre eles, o atual governador do estado, Robinson Faria (PSD), que ficou em terceiro lugar nas votações.

PROMESSAS

Política
Promete ‘núcleo de prevenção à corrupção’
“Vamos criar um núcleo de prevenção à corrupção no âmbito da Controladoria Geral do Estado. Um sistema de controle social, para, com o uso, inclusive, das redes sociais, a população acompanhar as ações, a execução orçamentária do Estado. E o compromisso nosso no sentido de garantir a legalidade, a moralidade, a impessoalidade, a publicidade, a transparência”, declarou.

Saúde
Melhorar atendimento em hospitais e ‘rede de policlínicas’
“Nós vamos, se Deus quiser, dar condições de pleno funcionamento aos hospitais. Garantir os equipamentos, os insumos, os recursos necessários. E, nesse contexto, nós vamos, se Deus quiser, implantar uma rede de policlínicas, para garantir o atendimento especializado, seja no que diz respeito a consulta, com cardiologia, saúde da mulher, ortopedia, bem como a realização de exames”, declarou.

“Olhe, nós vamos estruturar uma rede de policlínicas pra garantir o exame, o atendimento especializado em ortopedia, cardiologia, ginecologia, e, com isso, nós vamos desafogar os hospitais, para que eles cumpram com seu papel de urgência e emergência. Vamos também garantir a regularidade na distribuição dos remédios, vamos fortalecer as ações voltadas para a atenção básica”, declarou

Educação
Ampliação de escolas em tempo integral
“Vou ajudar aos municípios, para que tenhamos mais creches, mais ensino fundamental, mais educação de tempo integral. E, para tanto, nós vamos lutar incansavelmente pelo novo Fundeb, para que os estados e municípios, especialmente do Nordeste e do Norte, possam cumprir com as metas de expansão, fortalecimento e melhoria da qualidade da educação no nosso estado”, declarou.

Economia
Criar mais postos de trabalho e diminuir a taxa de desemprego no estado
“Nós vamos, se Deus quiser, enviar à Assembleia Legislativa o projeto de lei para criar a Lei Estadual do Apoio à Micro, Pequena e Média Empresa. Nós vamos, se Deus quiser tambem, criar o programa estadual de compras governamentais e nós vamos expandir o Proadi para a micro e pequena empresa. Isso tem tudo a ver exatamente com o comércio do Alecrim. Por quê? Porque é exatamente a micro e a pequena empresa, no Brasil, que mais gera empregos”, declarou.

Social
Ações voltadas a pessoas com deficiência
“Ações voltadas para contemplar essa parcela da população. Por exemplo, acessibilidade. Nós temos que garantir acessibilidade tanto do ponto de vista arquitetônico como comunicacional. A outra questao é educação, garantir infraestrutura física e pedagógica para que as crianças, as pessoas com necessidades especiais, tenham condições de desenvolver o ensino, a aprendizagem. Na questão da saúde, na questão tambem do emprego”, declarou.

Segurança pública
Valorização de policiais do RN, concurso e seguro de vida
“Valorização salarial e profissional dos agentes de seguranca pública, mais policiamento com a realização de concurso para recompor o efetivo, investir em inteligência com produção de dados, mais vigilância com as câmeras de monitoramento, equipar a Polícia Civil e o Itep para que a gente tenha uma ação policial estratégica e investigação eficiente”, disse.

“Vamos instituir o seguro de vida para eles. Vamos recompor o efetivo policial, depois de arrumadas as contas, fazendo concurso de forma regular”, disse.

História de Fátima
Nascida na Paraíba, transferiu-se, ainda adolescente, para Natal, no Rio Grande do Norte, onde graduou-se em pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Política
Filiada ao PT desde 1981, elegeu-se deputada estadual do Rio Grande do Norte por dois mandatos, em 1994 e em 1998. Nos anos de 1996, 2000, 2004 e 2008 foi candidata a prefeitura municipal do Natal, porém perdeu em todas. Em 2002, 2006 e 2010 foi eleita deputada federal, nesse último ano obteve a quinta melhor votação proporcional do país, além de ter alcançado a maior votação que um deputado já recebeu no Rio Grande do Norte). Por fim, se elegeu como senadora em 2014.