Levantamento da Tendências Consultoria e publicado pelo Valor Econômico na última quinta-feira, 19, mostra que o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Norte estará 5,9% abaixo do verificado antes da crise.

Segundo o estudo, das 27 unidades da federação, os piores desempenhos projetados pela consultoria estão numa faixa do litoral brasileiro que se estende do Rio Grande do Norte até o Rio de Janeiro, abrangendo, portanto, quase a totalidade dos Estados da região Nordeste. Em 2019, o PIB de Alagoas e Sergipe, por exemplo, ainda estarão 8,4% e 7,8% abaixo do nível verificado antes da crise.

O levantamento é da Tendências Consultoria e publicado pelo Valor Econômico

Os cálculos são dos economistas Adriano Pitoli e Camila Saito, da consultoria Tendências, que estimaram os desempenhos regionais do período 2016-2019. O estudo busca antecipar os números oficiais do PIB por unidade da federação, divulgados pelo IBGE com três anos de defasagem em relação às Contas Nacionais. Os últimos dados oficiais estaduais referem-se a 2015.

De acordo com a publicação, uma boa notícia do estudo é que todas as 27 unidades da federação devem exibir taxas positivas neste e no próximo ano, um espalhamento inédito desde 2011, quando a economia nacional cresceu 4%. A consultoria prevê crescimento do PIB nacional em 1,7% em 2018 e de 2,9% em 2019. Os cenários consideram a vitória nas eleições de um candidato a presidente comprometido com as reformas.