Os Centros de Educação Científica (CECs) idealizados pelo renomado cientista Miguel Nicolelis que até 2017 estavam em funcionamento no Rio Grande do Norte, um em Natal e outro em Macaíba, seguem fechados. O Ministério da Educação (MEC), responsável pelo custeio do projeto gerido pelo Instituto Santos Dumont, alegou problemas orçamentários para encerrar o investimento. O instituto tem procurado investidores que possam viabilizar a ideia inovadora no estado, mas até o momento não houve avanços. Ainda existia uma escola em Serrinha, na Bahia, com 400 vagas também fechadas.

Nota oficial do Instituo Santos Dumont sobre o fechamento dos CECs

Desde que confirmou o encarramento das atividades nos centros de educação científica, o site do Instituto Santos Dumont expõe nota oficial com explicações sobre a situação. Eis a nota na íntegra:

“O Instituto Santos Dumont (ISD), Organização Social (OS) que mantém Contrato de Gestão (CG) com o Ministério da Educação (MEC) para desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, informa que em 28 de novembro de 2017, o Relatório de Avaliação do Ciclo Plurianual 2014 a 2017, elaborado pela Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Contrato de Gestão (CAACG), recomendou a renovação do Contrato de Gestão para o período de 2018 a 2022, mantendo as atividades do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) e do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), unidades geridas pelo ISD.

Por outro lado, em face do ajuste orçamentário do Governo Federal previsto para os próximos exercícios, as atividades dos Centros de Educação Científica (CECs) serão suspensas, por tempo indeterminado, a partir de janeiro de 2018. Essa decisão se aplica às unidades dos CECs localizadas em Natal (RN), Macaíba (RN) – Escolas Alfredo J. Monteverde – e em Serrinha (BA).

O ISD busca fontes alternativas de recursos, que associadas à infraestrutura financiada pelo Poder Público, permitam dar continuidade, no futuro, ao projeto de educação científica para alunos de escolas públicas.

O Instituto Santos Dumont reconhece o apoio do MEC, por meio do aporte de recursos públicos que financiaram as atividades dos CECs durante o primeiro ciclo do Contrato de Gestão (2014-2017). Além disso, o ISD agradece, em nome dos seus três Centros de Educação Científica (CECs), a todos aqueles que contribuíram para a construção dessa história de 10 anos de compromisso com a educação, principalmente aos professores e gestores das escolas parceiras em todos os municípios beneficiados; às secretarias municipais e estaduais de educação; aos educadores e demais profissionais dos CECs; e, muito especialmente, aos alunos, alegria maior e o sentido da nossa prática educadora.”