O que era especulação midiática se tornou intenções de voto. A pesquisa do Datafolha, divulgada neste domingo (30), mostra Luciano Huck com 3% na corrida presidencial. Artistas ocuparem altas posições de poder não é novidade.

No caso de Huck, há uma vantagem: ele mantém boa comunicação com o público jovem, de 16 a 34 anos. Essa faixa etária abrange 55 milhões de eleitores, do total de 146 milhões de brasileiros aptos a votar, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral.

Outro apresentador aparece no levantamento do Datafolha: João Doria, que deixou os programas ‘Show Business’, na Band, e ‘Face a Face’, na BandNews, para assumir a prefeitura de São Paulo.

Em um dos cenários propostos aos entrevistados, ele obteve 11% das intenções de voto, pouco atrás de políticos de carreira e mais conhecidos nacionalmente como o ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes e o deputado federal Jair Bolsonaro.

Donald Trump se elegeu presidente dos Estados Unidos apoiado na popularidade conquistada à frente do ‘The Apprentice’ (O Aprendiz), reality show de negócios que teve Doria como âncora de duas edições na Record.

Em São Paulo, a eleição para governador pode ter a presença de Marcelo de Carvalho, apresentador do programa ‘O Céu é o Limite’ e sócio da RedeTV!. O marido de Luciana Gimenez assume a intenção de se lançar na política.

E há outro nome que ressurge de tempos em tempos: Silvio Santos. Candidato à Presidência impugnado em 1989, o Homem do Baú tem realizado cuidadosa transição de comando do SBT para as filhas. A manobra visaria deixá-lo livre para se dedicar à disputa eleitoral de 2018.

Questionado a respeito de uma potencial candidatura, o mais popular apresentador da televisão brasileira desconversa. Mas, aos 86 anos, não disfarça o desejo antigo de entrar para a política.

O empresário teria como principal articulador em Brasília o genro, o deputado federal Fábio Faria, casado com sua filha e também apresentadora Patrícia Abravanel.

Com a limpeza ética esperada nas urnas, expurgando políticos acusados e/ou condenados por corrupção e enriquecimento ilícito, artistas populares como Luciano Huck, Marcelo de Carvalho e Silvio Santos têm chance real de derrotar medalhões dos principais partidos.

O poder da fama nunca pareceu tão ameaçador à política brasileira.

Adaptado do Portal Terra