“Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. Esse foi o tema que estudantes de todo o país tiveram que dissertar na redação do Enem 2016. O tema segue tendência das provas dos últimos anos de tratar sobre temas sociais.

Os candidatos tiveram que elaborar um texto argumentativo de, no máximo, 30 linhas. A redação vale até mil pontos e corresponde à metade da nota geral do exame.

Segundo o manual de redação do Enem, os candidatos que não atenderem a proposta solicitada ou desenvolverem outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo receberão nota zero. Textos ofensivos ou desconectados do tema também serão anulados. O mesmo vale para redações entregues em branco ou com até sete linhas, independente do conteúdo apresentado na folha de rascunho; para textos que contenham impropérios ou desenhos; ou, ainda, para dissertações que transpareçam desrespeito aos direitos humanos. Cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões será desconsiderada para efeito de correção e não entrará na contagem do mínimo de linhas.