O governador Robinson Faria não foi a Brasília nesta terça-feira (22) para tratar de ações emergenciais de abastecimento de água em Caicó. As ações do governo iniciaram nesta quarta-feira (23).

De acordo com o Governo do Estado, 10 carros pipa levarão 180 mil litros de água por dia para atender as necessidades básicas da população. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) disponibilizará 40 caixas d’água de cinco mil litros para serem instalados chafarizes.

Ontem (22) o Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn) fiscaliza, junto com Agência Nacional de Águas (ANA), o uso da água do rio Piancó/Piranhas/Açu.

Entenda
O fornecimento de água parou, no último sábado (19), em função do esgotamento do rio Piancó/ Piranhas/Açu, que traz água do complexo de barragens Coremas/Mãe D’Água, localizado na Paraíba, e atende a adutora Manoel Torres que leva água para Caicó, Jardim de Piranhas e São Fernando.

Fiscalização
Ontem (22) foram retiradas oito bombas com potencias que variavam de 10 a 25CV e retiravam 40 a 80mil litros por hora, do manancial, também foi removida uma sacaria, propiciando que partes do rio que se encontravam completamente secas, voltassem a ter água. Infratores foram autuados.

Foto: Reprodução/ASCOM
Foto: Reprodução/ASCOM