Durante o seminário “Desenvolve Natal”, promovido pelo sistema Fecomércio nesta segunda-feira (9), entidades, empresários, especialistas em Urbanismo e Meio Ambiente e autoridades estiveram debatendo sobre os principais problemas da cidade e como o novo Plano Diretor pode ajudar a resolvê-los. A última atualização do Plano Diretor da Capital já passa dos 12 anos.

“Realizamos este evento buscando consolidar um conjunto de sugestões que levam a uma cidade inclusiva e melhor para todos. Nossa ideia é nos aprofundarmos sobre este tema que, a meu ver, é um dos assuntos mais importantes do momento na capital potiguar”, disse o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz

Em processo de revisão pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), o novo Plano Diretor de Natal deverá ser enviado para votação na Câmara Municipal ainda neste ano.

Para o prefeito de Natal, Álvaro Dias, é preciso acelerar a revisão do atual Plano Diretor, o qual ele considera restrito e responsável por atrasar o desenvolvimento da cidade.

“O plano diretor atual penaliza muito a cidade de Natal, e ele está contribuindo para que Natal perca habitantes. As restrições que ele impõe estão fazendo com que as cidades ao redor ganhem população e Natal perca. O bairro de Nova Parnamirim, por exemplo, só existe por causa das restrições impostas pelo plano diretor de Natal. Lá vemos ruas modernas, bonitas, com prédios e um comércio pujante. Esse é o tipo de coisa que está sendo limitada em Natal por causa do plano diretor atual”, disse o prefeito.