Brunna Silveira Lopes veio transferida do RN para o Recife em busca de um coração — Foto: Reprodução/TV Globo

Após desabafo de médico nas mídias sociais ganhar repercussão, a menina potiguar de 7 anos, Brunna Lopes, conseguiu o transplante de coração. O fato mobilizou vários órgãos de saúde, a Força Aérea Brasileira (FAB) e Polícia Militar, no qual a transferiu para fazer a cirurgia no Recife. A menina segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave, segundo o Imip.

De acordo com os médicos, Brunna Silveira Lopes só está viva por causa da ajuda de aparelhos. Ela aguardava um transplante de coração há cerca de duas semanas, e sempre recebeu acompanhamento médico, via Sistema Único de Saúde (SUS).

A situação ganhou repercussão pelo desabafo do médico Madson Vidal. “Não se deveria fazer contas ou haver “burocracias” para tentar salvar uma vida. Estamos com uma menina linda com seu coraçaozinho, que não funciona mais, conectado através de tubos a uma máquina (ECMO) para que ela não morra. Ela precisa fazer um transplante de coração para continuar lutando para viver, mas a Central Nacional de Transplantes negou que a equipe de transplante do @hospitalriogrande a listasse para ser transplantada aqui em Natal, porque o credenciamento do hospital não foi finalizado”, dizia o médico.

Tanto a Central Nacional de Transplantes como a Justiça havia negado autorização para o transplante no Hospital Rio Grande.