Durante as chuvas, a população natalense pode acionar os canais de atendimento da Prefeitura de Natal caso seja necessário. As secretarias de Governo do Município, de Habitação e Regularização Fundiária (Seharpe), de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), de Mobilidade Urbana (STTU), de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), de Serviços Urbanos (Semsur), de Trabalho e Assistência Social (Semtas), de Educação, além da Urbana e Defesa Civil, estão mobilizados, como forma preventiva, para os próximos dias.

As pessoas podem recorrer ao serviço telefônico 190 no caso de necessitar de alguma ajuda da Defesa Civil para situações que causem risco iminente à vida, como alagamentos ou deslizamentos de terra, em qualquer área da cidade. Outro serviço número é o número 156 da Secretaria de Mobilidade Urbana. Este canal também está disponível 24 horas.

A prefeitura de Natal recomenda que evitem colocar lixo nas calçadas em dias que não haja coleta da Urbana e que também acondicionem corretamente os dejetos. Também orienta que os motoristas redobrem a atenção e dirijam com cautela para evitar acidentes.

Providências tomadas
As famílias de Mãe Luíza, que estejam em áreas vulneráveis, se necessário, serão removidas para o Palácio dos Esportes Djalma Maranhão, também localizado na zona Leste da cidade. Cerca de dez famílias já saíram de área considerada de risco na rua Camaragibe, seguindo orientações da Defesa Civil e da Semtas.

A Defesa Civil dobrou a quantidade de equipes em operações diárias e está mobilizando mais uma especificamente para atuar nas áreas das lagoas de captação de águas pluviais, evitando o transbordamento.

Já a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana realiza uma operação especial para monitorar as áreas de alagamentos na cidade. A operação envolve um efetivo de 60 agentes de mobilidade, seis veículos e dez batedores, além do monitoramento em tempo real do trânsito.

Foto: Ilustração/Reprodução