O magnata republicano Donald Trump é o novo presidente dos Estados Unidos. Trump surpreendeu o mundo e fez história com a derrotada da franca favorita Hillary Clinton.

A vitória do magnata contraria todas as pesquisas de opinião realizadas às vésperas das eleições, que chegaram a apontar uma vitória folgada da democrata.

“Serei presidente de todos os americanos”, disse em sua primeira entrevista como presidente. Em seu discurso de vitória, ele disse possuir um grande plano econômico, que iria embarcar em um projeto para reconstruir a infraestrutura dos EUA e dobrar o crescimento econômico norte-americano.

O presidente Barack Obama realizou campanha contra Trump.

QUEM É
Aos 70 anos, rico empresário do setor imobiliário e ex-apresentador de reality show. Trump já havia ensaiado candidaturas à Presidência em 1988, 2000, 2004 e 2012. Suas filiações políticas também flutuaram ao longo dos anos: foi republicano, democrata, reformista e independente.

MUNDO
Líderes estrangeiros prometeram trabalhar com Trump, mas algumas autoridades expressaram preocupação de que a eleição pode marcar o fim de uma era, na qual os EUA promoviam valores democráticos e eram vistas por seus aliados como mantenedores da paz.

BRASIL
O presidente Michel Temer cumprimentou, por telegrama, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e afirmou “estar certo” de que será possível trabalhar junto com o republicano “para estreitar ainda mais os laços de amizade e cooperação que unem nossos povos”.

Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, durante discurso em Manhattan.      09/11/2016        REUTERS/Mike Segar
Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, durante discurso em Manhattan. 09/11/2016 REUTERS/Mike Segar