Daily Archive dezembro 18, 2018

Os 10 cursos mais procurados podem acabar até 2030, diz estudo

O relatório “Mapa do Ensino Superior do Brasil”, em sua 8ª edição, produzido pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), mostra perspectivas cada vez mais desafiadoras para o futuro do ensino superior. Os dados levam em conta o ano de 2016 e foram divulgados no começo de outubro.

De acordo com o levantamento, algumas das graduações mais procuradas do País têm chances de deixarem de existir no futuro. Entre elas estão os cursos de Direito, Administração, Engenharia Civil, Enfermagem, Psicologia, Ciências Contábeis, Pedagogia, Arquitetura e urbanismo, Fisioterapia e Engenharia de Produção.

Infográfico: Reprodução/JC

Esta edição traz dados do Censo da Educação Superior e do site e-MEC sobre o total de polos EAD no Brasil, que triplicou no período de 2014 a 2018 (de quase 5 mil polos, passou para pouco mais de 15 mil). Já a taxa de escolarização líquida, que estima o percentual de jovens de 18 a 24 anos que estão matriculados no ensino superior em relação ao total da população nessa mesma faixa etária, recuou. Em 2015 este total era de 6,6 milhões de matrículas, das quais 1,8 milhão na rede pública e 4,8 milhões em IES privadas. Em 2016 ano havia cerca de 8,05 milhões de alunos matriculados no ensino superior. Esses números representam uma queda total de 1,2% (2,4% na rede pública e 2,6% na rede privada).

Novo pavilhão do Centro de Convenções de Natal é inaugurado

O Governo do Rio Grande do Norte inaugurou no sábado, 15, o novo pavilhão do Centro de Convenções de Natal, uma das maiores obras do Turismo no estado. Considerado um dos mais bonitos do Brasil, o Centro de Convenções recebeu um investimento na ordem de R$ 40 milhões, recursos assegurados pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Turismo, com contrapartida do Governo do Estado de R$ 10 milhões.

Foto: Reprodução/AI

Com obra executada pelas secretarias estaduais de Turismo e Infraestrutura, o espaço foi requalificado de 14,2 mil m² para 23,6 mil m², ampliando sua capacidade de 6 para 13 mil pessoas. O novo pavilhão agora pode sediar vários eventos simultaneamente, já que sua estrutura, com dois pisos, é modulada, pois possui configuração flexível e uso de divisórias móveis sobre trilhos que podem dividir o espaço em três grandes salas. Também estão previstas 573 vagas de estacionamento.

Ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, lembrou do potencial turístico da cidade ressaltando a importância do empreendimento. “Este é um dos maiores vãos livres do país que veio para colocar o Rio Grande do Norte na rota dos grandes eventos. Vocês já tem uma posição geográfica estratégica e histórica, além de uma bela cidade. Cada um de nós tem consciência de que foi um ano difícil, mas acredito que vamos melhorar e devemos acreditar no desenvolvimento do turismo e das relações internacionais dada a posição geográfica do Nordeste e, especificamente, deste estado”, destacou.

Foto: Reprodução/AI

TSE rejeita ação do PT que pedia inelegibilidade de Jair Bolsonaro

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu, na quinta-feira (13), o julgamento de uma ação eleitoral que pedia a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e de seu vice, Antonio Hamilton Mourão, eleitos em 2018 para a Presidência da República. O pedido, apresentado pela Coligação o Povo Feliz de Novo (PT/PCdoB/PROS), foi rejeitado por unanimidade.

A deliberação acerca da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) havia sido interrompido no último dia 4, por pedido de vista do ministro Edson Fachin. Na ocasião, 5 dos 7 ministros presentes já haviam se pronunciado pela improcedência da ação.

Ao apresentar hoje seu voto-vista, o ministro Edson Fachin concordou com o relator do caso, ministro Jorge Mussi, no sentido de que o conjunto de provas elencadas não era suficiente para que o pedido prosperasse.

A ação contra os então candidatos abrangia também, no polo passivo, o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan. Segundo a acusação, o empresário teria constrangido seus funcionários a votar em Bolsonaro “sob ameaças de fechamento de lojas” e demissão, após ter feito pesquisas para saber em quem esses trabalhadores pretendiam votar.

À época, as denúncias levaram o Ministério Público do Trabalho (MPT) a acionar a Justiça do Trabalho, com o objetivo de proibir Hang de adotar condutas que pudessem “influenciar o voto dos 15 mil funcionários da empresa, sob pena de multa”. O MPT obteve liminar favorável no caso.

Quando votou, no dia 4, o relator Jorge Mussi ressaltou a fragilidade e a falta de consistência das provas para caracterizar a existência de coação eleitoral. Segundo o magistrado, a acusação teria baseado suas evidências tão somente na liminar proferida pela Justiça do Trabalho e em imagens retiradas de redes sociais, sites e matérias jornalísticas que sugeriam a relação de amizade entre Hang e Bolsonaro.

No mesmo dia, Mussi lembrou que a liminar concedida pela Justiça do Trabalho tem caráter meramente provisório, inexistindo, portanto, qualquer pronunciamento judicial definitivo e imutável. “Para se caracterizar o abuso de poder, é impositivo restar comprovado de forma inequívoca a gravidade dos fatos e demonstrado o alto grau de reprovabilidade da conduta”, afirmou.

Já na sessão desta quinta-feira, após concordar com esses argumentos, o ministro Fachin ressalvou que a improcedência da ação não impede “uma nova análise do tema em outras demandas que possam abarcar eventuais práticas de abuso por meio de aplicativos de internet e redes sociais”.

Última a votar, a presidente da Corte, ministra Rosa Weber, acompanhou os demais magistrados, declarando-se a favor do arquivamento do pedido de inelegibilidade do presidente eleito.

Carnatal28 encerra em grande estilo e deixa expectativa para ano que vem com Vumbora Day

“Deixa a chuva cair; deixe o tempo parar; sei que valeu a pena te esperar”, a letra da música “Deixa a chuva cair” tem o enredo perfeito para 4º dia de folia do Carnatal28 que encerrou no domingo (16) em clima de muita harmonia e celebração. O domingo de folia começou com Ivete Sangalo reinando na folia, Rafa e Pipo num bloco com 8 horas de festa, Márcio Vitor levantado o Corredor da Folia com o bloco Psirico e, claro, o rei do encerramento Ricardo Chaves dando 3 voltas no circuito sendo a última com a galera de todos os blocos finalizando na Estação Skol.

“O Carnatal28 finalizou com gosto de quero mais. Todas operações funcionaram. Da segurança ao alimentos e bebidas; bem como o retorno do Camarote Skol Beats para o Corredor da Folia e a Estação Skol que reuniu todos os blocos encerrando os dias de festa com um verdadeiro congraçamento dos blocos”, disse Ricardo Bezerra, diretor da Destaque Promoções ao anunciar a edição do Carnatal29 de 12 a 15 de dezembro de 2019, permanecendo na segunda semana de dezembro. “Foi melhor. Férias escolares para quase todos. Excelente para a hotelaria que registrou a melhor taxa de ocupação de todos os carnatais, quase 100%”, enfatizou.

Foto: Reprodução/AI

Nos quatro dias da festa, 11 blocos e 20 atrações musicais passaram pelo corredor da folia, Camarote Skol Beats e Estação Skol. Foliões de toda parte do Brasil fizeram dessa edição uma das mais animadas.

Foto: Reprodução/AI

Wayne’s Burger celebra 5 anos de sucesso com semana especial

A Wayne’s Burger Star comemora cinco anos de sucesso e resolveu presentear os clientes com uma semana de surpresas em todas as suas lojas. A hamburgueria é genuinamente natalense e foi inaugurada em 2013.

Serão 5 dias para comemorar: entre 17 e 21 de dezembro, quem comparecer em uma das lojas Wayne’s, poderá se esbaldar com 500 hambúrgueres free* TODOS OS DIAS, além de centenas de brindes.


Campanha festeja em grande estilo o aniversário da marca. Imagem: Reprodução/AI
error: Content is protected !!