O juiz Sérgio Moro ouviu por cinco horas as declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (10), em Curitiba. “Eu não solicitei, não recebi, não paguei nenhum triplex. Não tenho”, respondeu em um momento do interrogatório.
Durante o depoimento Lula respondeu a perguntas de Moro, da assistência de acusação, de procuradores do Ministério Público Federal e fez as alegações finais.
Clique aqui e confira na ordem todos os 10 vídeos.
Veja os principais pontos do depoimento
- Lula negou ser dono do triplex. Disse que nunca recebeu imóvel da OAS e que não tinha intenção de comprá-lo.
- Confirmou que visitou o imóvel em fevereiro de 2014, porque a OAS pretendia vendê-lo para sua família. Mas disse que não orientou nenhuma reforma no imóvel. Lula afirmou que desisitu do imóvel ao vê-lo pela primeira.
- Disse que Marisa Letícia voltou ao imóvel em agosto de 2014, acompanhada do filho. Segundo ele, a sua mulher não gostava de praia, mas queria investir no imóvel.
- O ex-presidente criticou a denúncia do MPF: “O contexto está baseado no Power Point mais mal feito, mentiroso, da Operação Lava Jato”.
- Lula negou ter orientado o ex-presidente da OAS Leo Pinheiro a destruir as provas documentais de supostos pagamentos de propina ao PT.
- Disse que não é contra o combate à corrupção e que, quando foi presidente, aprimorou a lei de delação premiada.
- Moro fez questões sobre o mensalão, mas Lula disse que falaria apenas sobre o processo do triplex.
- Lula também evitou responder questões sobre o sítio em Atibaia.
- O ex-presidente falou sobre nomeações políticas em estatais. Segundo ele, “não se governa sem aliança política”.
- Em entrevista, o advogado de Lula negou que envolvimento de Lula na questão do acervo, cuja guarda era paga pela OAS. “Ele esclareceu absolutamente tudo. Esclareceu e deixou claro que não é o dono [do triplex] e que jamais teve participação na questão do acervo”.
- Lula declarou a intenção se candidatar à Presidência novamente. “Depois de tudo que está acontecendo, eu estou dizendo em alto e bom som que vou querer ser candidato à Presidência da República outra vez.”
Com informações do G1