A Ambev, empresa dona de marcas de cerveja como Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Stella Artois, anunciou o aumento no preço do produto a partir de 6ª feira (1º.out.2021), sem dar detalhes sobre os novos valores.
Em nota enviada ao Poder360, a cevejaria disse que trata-se de um reajuste periódico. “A Ambev faz periodicamente, ajustes nos preços de seus produtos e as mudanças variam de acordo com as regiões, marca, canal de venda e embalagem”, afirmou.
Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o reajuste para o consumidor deve vir alinhado à inflação acumulada nos últimos 12 meses e ficará em torno de 10%.
A organização ressalta, no entanto, que a porcentagem varia conforme o Estado. Em São Paulo, deve seguir os 10%. Já no Rio de Janeiro, a avaliação é de que o reajuste esteja em cerca de 7% e, nos demais Estados, de 6% a 8%.
Segundo o presidente da associação, Paulo Solmucci, o reajuste não é “desejável e nem bem recebido” apesar de ser compreensível por causa da alta nos insumos e do dólar. Solmucci também afirma que a medida “abre portas” para que outras cervejarias façam o mesmo.
“O setor está hiper pressionado por aumento de custos na luz, no aluguel, nos alimentos, no combustível, que afeta o delivery, por exemplo. Não suporta novo aumento sem repassar para o consumidor. [Algo] que acreditamos que vai acontecer instantaneamente”, disse.
Poder 360
Fonte: Blog do Gustavo Negreiros