Com a pandemia de Covid-19 e o isolamento, o comportamento das pessoas foi afetado por diversas razões, desde angústia financeira a preocupação com familiares, aumentando a busca por apoio especializado, principalmente de Psicólogos. O setor da saúde, como um todo, foi impactado e recorreu ao formato online para a continuidade de avaliações e tratamentos, dos mais diversos tipos.
A secretaria municipal de saúde da cidade de São Paulo informou que a procura por atendimento na rede municipal de saúde mental de São Paulo aumentou 116% em um ano, em meio à pandemia de Covid-19. Enquanto o Conselho Federal de Psicologia recebeu mais de 50 mil novos pedidos de psicólogos para trabalho na modalidade virtual.
Leidiane Martinez é psicóloga há cinco anos e ressalta a importância de cuidar da saúde mental e da procura de um profissional. “O cuidado com a saúde mental é imprescindível, mas nem sempre é fácil decidir qual o melhor momento para procurar por uma ajuda especializada. Muitas pessoas, só procuram pela ajuda quando o problema já ganhou uma proporção grande, e isso se deve muitas vezes pelo preconceito e mitos a respeito do auxilio psicológico.
A profissional reforça: “Importante entender que a psicologia é um processo baseado no conhecimento científico do funcionamento psicológico, e é capaz de compreender o papel das funções mentais no comportamento. A psicoterapia por sua vez, visa tratar os problemas psicológicos, tais como: depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento, luto, ou até mesmo por uma tomada de alguma decisão, entre outros. O psicólogo anda junto com o cliente, com o objetivo de alcançar mudanças, através do autoconhecimento e prepara-lo a um melhor enfrentamento dos desafios da vida e bem-estar”.
Dia do Psicólogo
Comemorado nesta sexta-feira (27), o Dia do Psicólogo chama a atenção para a importância e papel essencial desse profissional em contextos clínicos, de assistência social e de políticas públicas. O psicólogo é o profissional que ajuda as pessoas a entenderem pensamentos e emoções a fim de o indivíduo tenha qualidade de vida e equilíbrio emocional.
Para as psicólogas Thaís Alves e Leidiane Martinez, empresárias da Core Psicologia, a profissão foi ressignificada devido a pandemia. “Além da grande demanda para diversos profissionais por todo o país, tivemos também a quebra de tabu pelas pessoas que associavam a atividade a pontos negativos. É uma profissão linda e temos orgulho de ajudar tantas pessoas na melhora de suas vidas”, finalizam.