Daily Archive agosto 12, 2021

Lixo Zero: Alunos de Nutrição do UNI-RN prepararam receitas que não geraram lixo

Na semana em que acontece o Dia Lixo Zero, sábado (14/08), o Núcleo de Educação e Gestão Ambiental do UNI-RN (UNI-RN Sustentável) juntamente com o curso de Nutrição da Instituição desenvolveram receitas que utilizam os alimentos de forma integral, sem gerar resíduos. A ação foi realizada por alunos do 4º período durante as aulas práticas no Laboratório de Técnicas Dietéticas.

Uma das receitas elaboradas foi de hortaliças gratinadas com arroz chop suey. Na preparação dos ingredientes, os resíduos gerados, como as cascas dos ovos, película da cebola e uma parte da cenoura, foram utilizados como adubo em compostagem e a caixa do creme de leite virou um vaso para plantas. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos Ariella Simonely, Anderson Souza, Júlio Daniel, Milka Carvalho e Stephany Cavalcanti.

“Além de termos feito o uso integral dos ingredientes na preparação da receita e a ação de reutilização dos resíduos gerados (recicláveis e orgânicos), economizamos, também, no tempo de cozimento para reduzir o consumo do gás de cozinha e a quantidade de água utilizada. Tudo isso foi calculado em uma ficha técnica no laboratório”, afirmou Ariella Simonely.

Para a técnica de laboratório de nutrição Silvia Silva, a alimentação saudável está associada ao cuidado com o meio ambiente. Por vivenciar a sustentabilidade no campus do UNI-RN, os alunos da Instituição aprendem desde o primeiro período a preparar receitas que contribuam para uma vida e um mundo mais saudável.

“Existem várias formas de se reaproveitar coisas que seriam descartadas no lixo. Um exemplo é o caldo de legumes que as pessoas compram industrializados, mas que pode ser feito em casa com as cascas residuais dos legumes. Aqui no UNI-RN nossos alunos aprendem na prática essas ações e levam para sua vida profissional e pessoal”, afirmou a técnica do laboratório.

Dia Lixo Zero
O Dia Lixo Zero (14/08) vai acontecer em mais de 100 cidades brasileiras e tem como objetivo conscientizar a população sobre o consumo e a responsabilidade do encaminhamento adequado dos resíduos, como sobras de alimentos (resíduos orgânicos) e também materiais recicláveis, como plásticos, vidros, metais, papel e papelão. Esse será um dia de mobilização e ações relacionadas com cinco ações da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

A coordenadora do UNI-RN Sustentável, Mariana Nunes, acredita que a ação é essencial para evitar desperdícios e contribuir com o meio ambiente. A ação acontece em várias cidades do Brasil. Em Natal, a articulação é feita pelo Coletivo RN Lixo Zero (@rnlixozero). “O UNI-RN sempre contribui com essa pauta e insere seus alunos a partir da prática acadêmica e de extensão para conscientização em busca de hábitos mais sustentáveis”, declarou a coordenadora.

Ingredientes usados:

Hortaliças gratinadas
Ingredientes: batata inglesa, chuchu, brócolis, manteiga, farinha de trigo, leite desnatado, folha de louro, cravo da Índia, noz moscada, creme de leite e queijo muçarela.

Arroz chop Suey
Ingredientes: arroz polido, óleo, cenoura, cebola, ovo de galinha, presunto, cebolinha, glutamato e flor comestíveis cravina.

De autoria da vereadora Nina, lei de regularização de imóveis é prorrogada

O trabalho da vereadora Nina (PDT) garante mais um instrumento para movimentar a economia e melhorar a vida do cidadão de Natal. Foram renovados os prazos para a regularização de imóveis, bem como os prazos dos descontos nas taxas aplicáveis. A partir de hoje, o cidadão natalense, proprietário de um imóvel na cidade, que não esteja com a documentação municipal atualizada (Habite-se), poderá dar entrada no pedido para obtenção desta documentação e ainda ter descontos de até 85%, tornando seu imóvel legal. Os descontos serão decrescentes ao longo dos próximos três anos.

Para a autora da lei, as vantagens desta legislação são muitas. “Esse é um benefício tanto para a gestão municipal, quanto para o cidadão comum. Para a Prefeitura é a oportunidade de ter mais conhecimento sobre a forma de ocupação de seu território e propicia a possibilidade de aumentar a dinâmica imobiliária, somando com os efeitos positivos da aprovação do novo Plano Diretor, que está próxima. Para o contribuinte, permitirá que seu imóvel tenha maior liquidez, possibilitando o acesso a linhas de crédito e a facilidade de venda dos imóveis por meio de instituições financeiras”, destacou a parlamentar.

A lei de regularização prorrogada em Natal é objeto de estudo em várias outras capitais, devido a possibilidade de retirar da exclusão os imóveis que estão em áreas urbanas consolidadas, com infraestrutura, mas que são subutilizados por não terem acesso a documentação legal. Pode ser aplicada de forma gratuita em áreas de regularização fundiária oficializadas pela SEHARPE, beneficiando os cidadãos que necessitam de habitações em áreas de interesse social.

“Somada a outras iniciativas, tanto do executivo quanto do legislativo, como plano diretor e otimização das rotinas de análise, essa legislação trará a possibilidade de um grande aporte para o aquecimento do mercado formal de imóveis e empresarial”, finalizou a parlamentar.

error: Content is protected !!