Desde o início da pandemia, os bancos de leite do Rio Grande do Norte passam por uma carência em seus estoques. O déficit acaba prejudicando recém-nascidos que necessitam do leite materno para seu crescimento e desenvolvimento saudável. 

Diante desse cenário, em alusão ao Dia Mundial e Nacional de Doação de Leite Humano – 19 de maio e aderindo à campanha “Doação de Leite Humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança”, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) incentiva a doação de leite humano com o objetivo suprir a carência nos bancos de leite do estado. 

Um litro de leite materno pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do prematuro, 1 ml é o suficiente para nutri-lo a cada vez que for alimentado. No RN, uma doadora bateu o recorde com a doação de 370 litros de leite humano.

Foto: Reprodução/Ilustração

Locais de doação

Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com 06 bancos de leite humano e 03 postos de coleta, aptos a receber doações de leite materno. As doações realizadas nos postos de coleta são enviadas para enviadas para os bancos de leite para processamento. 

Confira quais locais é possível realizar a doação:

Bancos de Leite Humano
Maternidade Escola Januário Cicco – Natal
Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia) – Natal
Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital do Santa Catarina) – Natal
Centro de Saúde Reprodutiva de Mossoró 
Hospital do Seridó – Caicó
Hospital Maternidade Divino Amor – Parnamirim

Postos de coleta

Maternidade Dr. Leide Morais – Natal
Maternidade Almeida Castro – Mossoró
Hospital Universitário Ana Bezerra – Santa Cruz