Monthly Archive janeiro 2021

Assembleia Legislativa retoma atividades parlamentares dia 02 de fevereiro

No dia 2 de fevereiro, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte retoma as atividades parlamentares com sessão de abertura do ano legislativo iniciando às 10 horas, no Plenário da Casa. Após o rito formal de abertura, feito pelo presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira (PSDB), a palavra é facultada à chefe do Executivo, Fátima Bezerra ou representante que irá ler a mensagem anual.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, a sessão continuará em formato hídrido com participação dos 24 deputados estaduais que podem estar em ambiente virtual – através do Sistema de Deliberação Remota (SDR) ou presencialmente no Plenário da Casa.

O presidente Ezequiel suspendeu os atos formais como a revista às tropas, a foto oficial e demais atos, tradicionais na abertura das atividades legislativas.

MPF vai apurar perda operacional de vacinas contra Covid-19 no RN

O Ministério Público Federal (MPF) abrirá procedimento para apurar os detalhes sobre a possível perda operacional de 5% das doses da vacina Coronavac que foram enviadas pelo Ministério da Saúde para o Rio Grande do Norte. A abertura do procedimento foi determinada pelo coordenador do Núcleo de Combate à Corrupção (NCC), procurador da República Kleber Martins, tendo em vista o surgimento de questionamentos a respeito.

Esse percentual está previsto em uma nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN). O documento, de 19 de janeiro, trouxe informações sobre a campanha de vacinação contra a covid-19 e – em seus itens 10.2 e 10.3 – aponta que, das 82.440 doses da vacina Coronavac destinadas ao Rio Grande do Norte, haveria uma perda operacional de 5%, equivalente a 4.122 doses.

A informação, destaca o procurador, causou perplexidade na população, “porque lhe permitiu inferir que o órgão de saúde máximo do Estado aceitava com elevada naturalidade que mais de 4 mil doses de um dos itens mais importantes do mundo na atualidade – a vacina contra a covid-19 – fossem simplesmente perdidas durante a vacinação, como se isso fosse comum e, portanto, tolerável no serviço público; afinal, fosse a vacina ministrada pela rede privada de saúde, haveria igual ‘perda operacional’?”

Para Kleber Martins, diante dos questionamentos, o MPF deverá apurar a situação, “tendo em vista o elevado interesse público que existe sobre a vacinação ora em curso e, notadamente, sobre a escorreita aplicação dos recursos públicos com ela despendidos”.

2º Concurso de Redação sobre História de Natal continua com inscrições abertas

“Os desafios da relação entre o homem e a preservação do patrimônio histórico”. Esse é o tema do 2º Concurso de Redação Sobre a História de Natal, promovido pela Viva Entretenimento em parceria com a  Escola da Assembleia Legislativa do RN, em parceria com outros órgãos públicos e instituições privadas do Estado. A iniciativa, que está com inscrições abertas até o dia 2 de março, é voltada para os estudantes do Ensino Fundamental da Rede Pública e Privada do Rio Grande do Norte. 

Segundo o diretor da Escola da Assembleia, professor João Maria de Lima, “esse concurso é de extrema importância, na medida em que valoriza a parte histórica e cultural da nossa cidade. Além disso, é uma maneira de incentivar os nossos jovens a ler e a escrever mais e melhor”. Essa é a segunda edição do concurso, idealizado pelo empresário Jarbas Filho, que também conduz o resgate da história e cultura de Natal através da Caminhada Histórica. 

Para se inscrever, o aluno deve baixar o formulário de inscrição através do site www.al.rn.gov.br/portal/escola e, após redigir sua redação à mão, de forma legível, enviar o trabalho digitalizado, em formato PDF, para o e-mail caminhadahistoricadenatal@gmail.com, até o dia 2 de março. Será aceito apenas 1 (um) texto, de 20 a 30 linhas, por estudante. A inscrição é gratuita.

No concurso deste ano, o primeiro lugar ganhará 1 (um) Notebook, além de um certificado de premiação e reconhecimento, emitido pela Escola da Assembleia Legislativa. Já o segundo e o terceiro lugares receberão 1 (um) Smartphone e 1 (um) Tablet, respectivamente, juntamente com seus certificados. 

Além disso, todos os professores orientadores também ganharão um Tablet e um certificado de premiação e reconhecimento. As escolas dos alunos autores dos 3 melhores trabalhos receberão também os seus certificados de reconhecimento pela Escola da Assembleia.

O resultado do concurso será divulgado no site www.al.rn.gov.br/portal/escola até o dia 15 de março. Acesse o regulamento completo em linklist.bio/vivaentretenimento. 

Sesc RN abre matrículas de vagas remanescentes em escolas da capital e interior

O Serviço Social do Comércio (Sesc RN), entidade do Sistema Fecomércio, fará uma nova convocação para pais ou responsáveis que queiram matricular crianças e adultos em suas escolas, nos ensinos Infantil e Fundamental. A entidade divulgou o número de vagas remanescentes nas unidades de Natal, Mossoró, Caicó, São Paulo do Potengi e Nova Cruz.

Na capital, as vagas são para Potilândia e Zona Norte, sendo a primeira para o 5º ano, manhã e tarde. Já a segunda unidade, conta com turmas gratuitas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), disponível no 5º ano vespertino.

Em São Paulo do Potengi e Nova Cruz, as vagas são exclusivas para o EJA e ao projeto Criar, desenvolvido pelo Sesc para complementar o ensino de seus alunos, sem comprometer o horário regular. Já Mossoró, a disposição é 3º, 4º e 5º ano matutino e vespertino.

Para Caicó, a direção da escola está com uma abordagem diferente, com preços especiais para 2021. Existem vagas para o Nível IV matutino, Nível V vespertino, 1º ano matutino, 2º ano matutino, 3º ano vespertino, 4º ano vespertino e 5º ano matutino.

O retorno das aulas está previsto para ocorrer no dia 8 de fevereiro, sendo em formato híbrido, ou seja, com conteúdo presencial e a distância. Mais informações: sesc.rn.com.br.

TRE: Érika Paiva toma posse na Corte e Ticiana Nobre assume suplência

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) passa a contar com mais uma mulher, magistrada de carreira, como titular na sua composição. Na tarde desta segunda-feira (25), a juíza Érika Paiva tomou posse como integrante da Corte. Na mesma sessão, a juíza Ticiana Nobre foi empossada como suplente.  O ato foi presidido pelo presidente do TRE-RN, Desembargador Gilson Barbosa, por meio de videoconferência, e contou com a presença dos membros da corte, do Desembargador do Tribunal de Justiça, Amaury Moura Sobrinho; do presidente da OAB-RN, Aldo Medeiros Filho; da procuradora do Ministério Público Federal, Cibele Benevides; além de advogados e familiares.

Ressaltando a participação feminina e a paridade de gênero, o Procurador Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, Ronaldo Chaves, destacou a simbologia da posse das juízas Érika Paiva e Ticiana Nobre. “A posse em dose dupla de duas magistradas nesta corte eleitoral, inclusive, com as notórias qualidades que ambas ostentam é motivo de celebração e alento na luta incessante por uma maior igualdade na participação da mulher não só na política, como também nas diversas esferas do poder”, afirmou Ronaldo Chaves.

A juíza Adriana Magalhães, da Corte do TRE-RN, saudou as novas integrantes em nome dos demais membros. “Hoje, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, pioneiro em tantas frentes, protagoniza mais um capítulo inédito em sua história ao dar as boas-vindas de uma só vez às novas juízas da corte, Dra Érika Paiva (titular) e Dra Ticiana Nobre (suplente)”, disse Adriana, que ressaltou o preparo das magistradas. “A conjuntura atual, então, colocará à prova suas melhores habilidades e a entrega irrestrita de dedicação, determinação, coragem e, acima de tudo, consciência do bem comum na atividade de distribuir justiça. Tais virtudes e predicados, sabemos bem, vossas excelências ostentam de longa data”.

Em seu discurso de posse, Érika Paiva mencionou o momento desafiador pelo qual passa a Justiça Eleitoral. “Estou consciente da minha responsabilidade e da função sublime que a Justiça Eleitoral exerce em um momento que a credibilidade do sistema judiciário é alvo de ataques, que a corrupção aperfeiçoa sua estratégia, procurando obscurecer os mecanismos de investigação e a punição necessária”, ressaltou. A juíza mencionou ainda a experiência de ser Diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Norte, onde pôde realizar atividades de formação para a cidadania, incentivo para o alistamento jovem, campanhas de esclarecimentos sobre a segurança da votação eletrônica, fomento à participação feminina na política e a capacitação de magistrados e servidores, além do resgate da memória da Justiça Eleitoral.

A nova integrante da Corte eleitoral, Dra. Érika Paiva é graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e é especialista em Processo Civil pela Escola de Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN). Além de exercer a função de juíza de Direito desde 2000, a magistrada também já atuou como Procuradora na UFRN, juíza auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, em 2012, e do TRE-RN, em 2018. Ela também é diretora da Escola Judiciária Eleitoral do RN desde 2019 e exerceu a função de juíza suplente na Corte Eleitoral Potiguar no biênio 2019-2020.

Jornalista busca apoio coletivo para lançar livro sobre animais abandonados

Lares temporários para animais em Natal: Histórias de protetores e de cães e gatos abrigados é uma coletânea de perfis de nove protetores de animais da cidade do Natal, escrita pela jornalista Ana Laura Freire.

Um dos objetivos deste livro é sensibilizar a sociedade e o Poder Público para um assunto pouco explorado pela mídia local: as necessidades dos caninos e felinos vítimas de abandono na capital potiguar. Em paralelo, oferecer voz às pessoas que dedicam parte de suas vidas aos cuidados desses animais.

O financiamento da obra acontece por meio de contribuições na vaquinha virtual http://vaka.me/1708316. Se você não puder contribuir, ajude compartilhando.

SOBRE

Ana Laura Freire é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFRN. Possui experiência em reportagens para radiojornalismo, telejornalismo e produção de roteiros para projetos audiovisuais.

Profissionais buscam apoio especializado para posicionamento digital

A pandemia da Covid-19 acelerou a migração não só de empresas para o digital. Com os desafios impostos pelo isolamento social, os profissionais autônomos e liberais viram no mercado online a oportunidade de se reinventarem como também de continuarem os negócios.  

Dados do Portal do Empreendedor revelam que o registro de novos microempreendedores individuais (MEIs) chegou à marca de 1.459.841 em meio à pandemia. Muitos são empreendedores de primeira viagem ou tiveram que adaptar e buscar um recomeço.  

Caio Olliveira, especialista em imagem e reputação, destaca que profissionais precisam trabalhar ainda mais a imagem profissional ara conquistarem seus espaços no meio digital. “É um novo universo para muitos, porém é preciso estar nelas de forma profissional para conseguir resultados satisfatórios. Quem chegou recentemente ao digital tem uma concorrência mais acirrada com os profissionais que já estão lá há mais tempo”, explica.  

Orientação profissional

A empresária Cajhu Oliveira, 28, foi uma das profissionais que buscou apoio profissional pois viu a necessidade de trabalhar a sua imagem de forma diferenciada. “Não adiantava começar a me expor na Internet de qualquer jeito porque seria mais uma pessoa a postar sem saber o que fazer por lá. Daí tenho toda uma segurança e direcionamento. Colho bons frutos já”.   Realizar uma estratégia assertiva da marca profissional no meio online é complexa, já que cada pessoa tem um estilo e características únicas. E são muitas ações e ferramentas que devem-se saber. “Houve uma grande procura, cerca de 100% a mais, por parte dos profissionais que precisam usar o ambiente digital a favor e de forma profissional. Eles querem e buscam o suporte de tudo”, diz o especialista.   “Com um assessoramento, o cliente fica mais confiante de si e nós, profissionais de relações-públicas, conseguimos traçar metas e elaborar estratégias para aumentar a credibilidade e admiração, gerando um impacto positivo da imagem dele na sociedade”, enfatiza o RP.  

Como funciona

A boa imagem de entidades públicas e privadas, executivos, profissionais liberais ou autônomos na sociedade é transmitida através de todas as ações que estes efetuam, tudo aquilo que conseguem realizar e demonstrar. No entanto, essas ações precisam ser estratégicas para, de fato, conseguir a percepção positiva do público. “Essa atividade é caracterizada pela multidisciplinaridade. Então, de certa forma, precisa de um investimento e de mais cuidado pois envolve outras especialidades que contribuirão na imagem e reputação que o cliente pretende ter. É um caminho sem volta para esse tipo de profissional, agora é só aprimorar e praticar. Com ajuda profissional fica muito mais fácil e rápido chegar ao caminho do sucesso”, finaliza Olliveira.

Janeiro Branco ressalta importância de zelar pela saúde mental para cuidar bem da vida

Já pensou em ter a oportunidade de escrever um novo livro e recebê-lo com páginas preenchidas pelo que você não deseja? Certamente, não ficaria satisfeito. Sabendo que a partir do branco, diversas outras cores podem surgir e, permeando a simbologia referente às novas oportunidades para repensar as razões de nossa existência, um grupo de psicólogos mineiros idealizaram, no ano de 2014, a campanha Janeiro Branco. O objetivo é evidenciar questões relacionadas à saúde mental, chamando a atenção tanto dos indivíduos, quanto das instituições, para os universos subjetivos individuais e coletivos.

Neste ano, que a população mundial atravessa um período marcado por mudanças estabelecidas pelas medidas preventivas ao contágio da covid-19 (coronavírus), a campanha destaca também que todo cuidado conta. Segundo a psicóloga Raiany Barbosa, a iniciativa é fundamental, principalmente, por impulsionar reflexões basilares para iniciar o ano com assertividade, superando o coronavírus e ressaltando que a saúde mental pede políticas públicas.

“A ação visa conscientizar a humanidade, assim como as autoridades governamentais e legislativas de todo o mundo, no que se refere à importância de estratégias e de políticas públicas voltadas para a promoção da saúde mental nas sociedades, nas vidas dos indivíduos e das instituições sociais”, pontua. A psicóloga Raiany Barbosa esclarece ainda que saúde mental é um direito de todos e que precisa ser encarada com seriedade no âmbito público institucional.

A adesão à campanha se dá de forma voluntária e pode ser acompanhada por meio do site: janeirobranco.com.br e das redes sociais @janeirobranco.

Famosos se rendem à nanotecnologia para se protegerem da COVID-19

Estamos vivendo uma possível segunda onda pandêmica no Brasil, assim como alguns países europeus e os EUA.  Nesse momento de início de ano, quando famílias se aglomeraram para celebrar a passagem de ano, elevou-se a preocupação com a possível escalada da pandemia.

Com o cenário para vacinação ainda incerto no Brasil, sem uma definição de insumos para a vacinação (agulhas e seringas), bem como de laboratórios e vacinas para serem usadas na imunização da população brasileira, a população fica apreensiva diante de um cenário repleto de insegurança e com o número de internações e mortes voltando a aumentar sem controle.

Diante disso, a química industrial Kátia Coelho desenvolveu há 6 meses a fórmula do Silver Clean 800 e Silver Clean 800 Doctor, um produto fruto do conhecimento científico sobre nanotecnologia e que acaba de receber a validação e comprovação da ANVISA, sendo autorizado para comercialização e uso na prevenção ao Sars-CoV-2 (vírus causador da COVID-19).

Spray aerossol desenvolvido com nanotecnologia é uma nova esperança na prevenção da COVID-19

Desenvolvido com nanopartículas de prata, o produto foi submetido a testes de comprovação laboratorial no Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) que certificou a eliminação de 100% da presença viral por até 24h em superfícies e ambientes com a aplicação de apenas 3mg/l.

A inovação desenvolvida no interior de São Paulo possui grau cosmético certificado pela Anvisa e UFRJ, ou seja, não faz mal ao usuário e não causa irritações alérgicas por haver baixa toxicidade para o ser humano e os pets.  Entretanto, promove a eliminação total de 650 vírus e bactérias nocivas à nossa saúde, e nessa lista está incluído o coronavírus.

Ana Hickmann e Silver Clean 800

A modelo e apresentadora Ana Hickmann é uma das celebridades que aderiram aos cuidados do Silver Clean, assim como a influenciadora digital e personal trainer Solange Frazão, o ex-jogador de futebol do Corinthians e atual apresentador de programa esportivo Neto, também estão compondo o time de famosos que estão usando diariamente a proteção das nanopartículas de prata contra a COVID-19.

Como age o produto?

O produto funciona como um cosmético, podendo ser aplicado em todo o corpo, diretamente sobre a pele sem qualquer risco de reações alérgicas adversas, sem emissão de odores e totalmente seguro para uso em crianças, idosos e animais de estimação.

A atuação dos produtos sobre o vírus causador da COVID-19 (e não se limitando apenas a esse vírus, visto que teve eficácia contra 650 microrganismos) ocorre quando o átomo de prata entra em contato com o oxigênio, passando por um processo químico chamado oxidação, que acaba liberando íons positivos de prata (cátions de prata). Esses íons bloqueiam funções básicas de microrganismos, como reprodução e produção de energia, danificando o material genético da célula e matando os vírus e bactérias.  A prata é um biocida eficaz e totalmente seguro.

Avenida Felizardo Moura passará por obra de reestruturação

A Prefeitura do Natal anunciou, nesta segunda-feira (18), que lançará o edital para contratação de empresa que desenvolverá os projetos para a obra de reestruturação da avenida Felizardo Moura.

Através das suas redes sociais, a vereadora Nina (PDT) comemorou a notícia. “Esse foi um pedido feito pelo nosso mandato ao prefeito Álvaro Dias, após percebermos a situação da via e ouvir a reclamação constante de motoristas e moradores. A avenida é a principal entrada da Zona Norte, dá acesso ao litoral norte e é por onde o turista chega e sai da capital potiguar. Essa será uma grande melhoria para a cidade de Natal e para os natalenses”, enfatizou a parlamentar.

As intervenções previstas para a avenida Felizardo Moura são o alargamento da via, drenagem e pavimentação, além da adequação do Viaduto da Urbana, com a construção de uma trincheira. As obras deverão começar no próximo mês de junho.

Municípios do Seridó afirmam que não farão nem autorizarão festas de Carnaval

As prefeituras associadas a AMSO – Associação da Microrregião do Seridó Oriental – emitiu nota conjunta assinada com os municípios integrantes, informando que ‘em consonância com a orientação das autoridades sanitárias em relação a pandemia da Covid-19, e acompanhando a recomendação do Governo do Estado não organizarão ou farão qualquer investimento para a realização do Carnaval.

Os prefeitos, segundo a nota, sabem da importância das festas populares para a economia e para a cultura, mas lamentam a decisão e comprometeram também a não autorizar a realização de festas e eventos similares durante o período.

Quem assinou a nota?

Os prefeitos de Acari (Fernando Bezerra, que preside a AMSO), e mais, os prefeitos de Bodó, Campo Redondo, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Equador, Florânia, Jardim do Seridó, Lagoa Nova, Ouro Branco, Parelhas, Santana do Seridó, São Vicente e Tenente Laurentino Cruz.

RN Mais Vacina inicia auto-cadastramento

Iniciou na segunda-feira, dia 18 de janeiro, todos os cidadãos potiguares podem fazer o seu cadastro pessoal no RN+Vacina, plataforma especialmente construída para o planejamento, acompanhamento, transparência e gestão do processo de vacinação contra a covid-19, no Rio Grande do Norte.  A plataforma é resultado de uma parceria com Governo do Estado e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – LAIS/UFRN.

O RN+Vacina é de fácil acesso https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/ e as pessoas poderão se cadastrar com seus dados pessoais e, se for o caso, inserir informações quanto aos grupos de risco e comorbidades.  Apesar desta primeira etapa de vacinação, em todo o mundo, ser restrita aos grupos prioritários, é recomendado que todas as pessoas façam o cadastro, que irá auxiliar na criação de um banco de dados com o perfil da população potiguar. “Essas informações serão fundamentais para a gestão de todo o processo que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado e por todos os municípios”, explicou o coordenador do LAIS, professor Ricardo Valentim.

Foto: Reprodução

Durante todo o final de semana, a equipe técnica do LAIS e da SESAP realizou trabalho simultâneo, colhendo informações e fazendo testes para que o sistema seja colocado à disposição da população. Até o final da tarde deste domingo, mais de 100 voluntários de 10 municípios haviam realizado o cadastramento, dentro dos testes propostos, entre eles Natal, Parnamirim, Caícó, Umarizal e São Gonçalo do Amarante.

Com a efetivação do cadastro, cada cidadão terá o seu cartão de vacina virtual, recebendo notificações das datas, dentro do calendário nacional de vacinação, em que o seu grupo receberá a vacina, além de todas as informações sobre o processo. O cartão ficará disponível na própria plataforma do RN+Vacina.

Além do cadastro cidadão, o RN+Vacina tem espaços reservados para os gestores e para os órgãos reguladores, garantindo a transparência das informações coletadas. Ainda em relação à transparência, será feito o rastreamento de todas as doses que serão aplicadas desde a chegada da vacina ao Estado, passando pela distribuição aos municípios e às salas das Unidades Básicas de Saúde até o imunizante ser aplicado no paciente.

O sistema garante não só a transparência, como evita a perda de doses da vacina ou seu extravio.

1 2
error: Content is protected !!