A Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, através do seu Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação, celebrou, nesta semana, importante acordo de cooperação com o Instituto Santos Dumont (ISD), idealizado pelo neurocientista Miguel Nicolelis.

A parceria visa o intercâmbio científico e tecnológico entre as instituições, para execução de atividades de pesquisa e desenvolvimento, capacitação de recursos humanos, absorção e transferência de tecnologia, envolvendo projetos e demais atuações em suas unidades.

Nesta fase inicial do acordo, pesquisadores das duas Instituições já discutem o desenvolvimento de diversos estudos, entre eles estudos clínicos sobre a dor, um sintoma que pode estar associado a um tumor primário do sistema nervoso, metástases, ou à terapia anticancerosa. Os cânceres do sistema nervoso costumam ter sequelas severas que acabam se tornando uma ameaça à vida, e o trabalho comum entre as instituições busca aprimorar as técnicas de tratamento já existentes e criar inovações que reduzam suas causas, contribuindo positivamente para a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares.

A Neuro-Oncologia está em constante evolução, à medida que novas estratégias diagnósticas, terapêuticas e fatores prognósticos estão sendo descobertos. Esta parceria irá contribuir com observações clínicas, desenvolvimentos tecnológicos e farmacêuticos no campo da Neuro-oncologia, focando na dor e, assim, direcionar o tratamento ou melhorar a qualidade de vida de pacientes com câncer no sistema nervoso.

O acordo oportuniza também a atualização de conhecimentos e a incorporação de novos modos ou modelos de gestão da pesquisa por professores e pesquisadores de ambas as instituições, o que ampliará o nível de colaboração e de publicações conjuntas no Brasil e no exterior, contribuindo para o avanço das terapias e para uma futura maior oferta de tratamentos com técnicas mais eficazes e modernas.

A LIGA, através do seu Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação, tem como prioridade produzir e compartilhar conhecimento; promover e incentivar a investigação científica; e estimular o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas. Já o Instituto Santos Dumont, guiado pela inovação e responsabilidade social, com foco na região Nordeste do Brasil, traz toda sua expertise nas áreas de educação, saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência, neurociências e neuroengenharia.