Muito mais que um evento gastronômico, o festival Sabor Potiguar, que acontece de 4 a 13 de dezembro, em Natal, canaliza um movimento vivo de valorização da gastronomia do Rio Grande do Norte é avançar além do sol e do mar, lançando aos olhos, bocas e ouvidos a riqueza de nossa cultura, da diversidade e sabores próprios de nossa comida. Promovido pelo Sebrae/RN e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL, o evento reúne 20 estabelecimentos, entre restaurantes e bistrôs. Cada um criou receitas especiais usando produtos potiguares.
“Valorização gastronômica, gostar do que é nosso, valorizar nosso produto é muito importante. E isso ainda mais em um festival com vinte casas que montaram pratos com esses ingredientes, é fabuloso. A gente faz um movimento diferente, espontâneo, para valorizar isso tudo e, principalmente, perpetuar esse tipo de gastronomia num ano tão doloroso”, comenta Artur Fontes, ex-presidente seccional da Abrasel no Rio Grande do Norte, e atual conselheiro, enaltecendo a curadoria do Sabor Potiguar.
A Abrasel reuniu para o Sabor Potiguar Participam do festival os restaurantes e bistrôs A Cozinharia, Agaricus, Brotar Cozinha Afetiva, Casa de Taipa, Cascudo Bistrô, Gennari Restaurante, Jabá Restaurante, Kale To Go, Lotus, Mamma Itália, Meu Barraco Boteco Bistrô, Nau Frutos do Mar, Paneer, Piazza Dei Fiori, Piazzale, Rapadura, Tábua de Carne, Vinhedos Bistrô e Zeh Cozinha.
Em tempos de pandemia, é bom ressaltar que o festival terá os pratos participantes nos próprios restaurantes – para quem já está frequentado os seus estabelecimentos preferidos – e através de delivery para quem prefere degustar as opções de casa mesmo.
No site do festival (www.festivalsaborpotiguar.com.br/) tem todas as informações sobre o evento, restaurantes participantes, vitrine de negócios, vídeos com oficinas orientadas pelos chefs de cada restaurante.