Daily Archive dezembro 16, 2020

CNH gratuita é regulamentada no RN

A governadora Fátima Bezerra assinou hoje (15) o decreto que regulamenta a obtenção gratuita da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas de baixo poder aquisitivo, viabilizado pelo programa “CNH Popular”. O programa é um direito previsto em lei estadual, a Lei Complementar de nº 459, de 26 de dezembro de 2011, mas não fora efetivada desde então.

A lei, com o decreto, prevê, para candidatos inscritos no programa do Bolsa Família e também em outros programas sociais similares previstos em lei, a isenção das taxas relativas a:

– Exames clínico-médicos de aptidão física e mental;

– Exame psicológico;

– Licença de aprendizagem e direção veicular;

– Custos de confecção da primeira CNH;

– Ou, em caso de mudança, para a categoria C, D e E.

Pelo dispositivo legal, o Rio Grande do Norte, por intermédio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN), arcará também com as despesas referentes aos cursos teórico e prático de direção veicular, ministrados pelos Centros de Formação de Condutores (CFC’s).

LIGA Contra o Câncer fecha importante parceria com Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont

A Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, através do seu Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação, celebrou, nesta semana, importante acordo de cooperação com o Instituto Santos Dumont (ISD), idealizado pelo neurocientista Miguel Nicolelis.

A parceria visa o intercâmbio científico e tecnológico entre as instituições, para execução de atividades de pesquisa e desenvolvimento, capacitação de recursos humanos, absorção e transferência de tecnologia, envolvendo projetos e demais atuações em suas unidades.

Nesta fase inicial do acordo, pesquisadores das duas Instituições já discutem o desenvolvimento de diversos estudos, entre eles estudos clínicos sobre a dor, um sintoma que pode estar associado a um tumor primário do sistema nervoso, metástases, ou à terapia anticancerosa. Os cânceres do sistema nervoso costumam ter sequelas severas que acabam se tornando uma ameaça à vida, e o trabalho comum entre as instituições busca aprimorar as técnicas de tratamento já existentes e criar inovações que reduzam suas causas, contribuindo positivamente para a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares.

A Neuro-Oncologia está em constante evolução, à medida que novas estratégias diagnósticas, terapêuticas e fatores prognósticos estão sendo descobertos. Esta parceria irá contribuir com observações clínicas, desenvolvimentos tecnológicos e farmacêuticos no campo da Neuro-oncologia, focando na dor e, assim, direcionar o tratamento ou melhorar a qualidade de vida de pacientes com câncer no sistema nervoso.

O acordo oportuniza também a atualização de conhecimentos e a incorporação de novos modos ou modelos de gestão da pesquisa por professores e pesquisadores de ambas as instituições, o que ampliará o nível de colaboração e de publicações conjuntas no Brasil e no exterior, contribuindo para o avanço das terapias e para uma futura maior oferta de tratamentos com técnicas mais eficazes e modernas.

A LIGA, através do seu Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação, tem como prioridade produzir e compartilhar conhecimento; promover e incentivar a investigação científica; e estimular o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas. Já o Instituto Santos Dumont, guiado pela inovação e responsabilidade social, com foco na região Nordeste do Brasil, traz toda sua expertise nas áreas de educação, saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência, neurociências e neuroengenharia.

Parnamirim Jazz Sinfônica promove série de lives com artistas nacionais e locais

Do improviso do jazz à música regional. Assim, em uma junção que promete cativar o público Potiguar, a orquestra Parnamirim Jazz Sinfônica (PJS) dará início a uma série de lives, realizadas por meio do canal da PSJ no YouTube. O objetivo é fomentar a cultura e economia, gerando emprego e renda para os músicos e demais profissionais do segmento.

A primeira apresentação acontecerá nesta quinta-feira (17), a partir das 18h30, e terá como convidados: o cantor e sanfoneiro Waldonys, Deusa do Forró (participação especial) e ChoroBone, duo composto por músicas do município de Parnamirim (abertura). Os concertos são presentes ofertados pelos artistas à Parnamirim, pelo seu aniversário.

O show será transmitido ao vivo do Centro Cultural Trampolim da Vitória, antigo aeroporto Augusto Severo, sob direção artística do maestro Eugénio Graça. Os músicos, os solistas cantores, os grupos instrumentais e toda a gestão, direção e produção da orquestra foram selecionados por meio de edital com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. A orquestra conta também com o reconhecimento e apoio da Prefeitura de Parnamirim, através da Fundação Parnamirim de Cultura.

O repertório da Parnamirim Jazz Sinfônica com Waldonys será diversificado, apresentando canções executadas pela orquestra, composições de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca e do próprio Waldonys.

Waldonys é um dos convidados do evento-virtual. Imagem: Divulgação

PROGRAMAÇÃO
A apresentação com os músicos e artistas convidados obedecerá todas as orientações de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde para impedir a propagação da Covid-19. A programação acontece de forma virtual, com uma série de concertos on-line nos dias:

18 – 18h30 Jazz Brasil e 19h30 Parnamirim Jazz Sinfônica recebe Ismael duMangue e Elizabeth Rose;
19 – 18h30 Dueto Nordeste e 19h30 Parnamirim Jazz Sinfônica recebe Ricardo Vianna e Sérgio Luís;
25 Concerto de Natal – 18h Parnamirim Jazz Sinfônica recebe Hilkélia Pinheiro, Agamedes Rodrigues e Tatyana Xavier;
30 – 18h30 Choro de Cordas; 19h30 Parnamirim Jazz Sinfônica recebe cantoras convidadas (a divulgar), (part. especial de Jailton Pereira – homenagem artística).

Lives
Dia: 17, 18, 19, 25 e 30 de dezembro
Horário: 18h30
Local: Canal YouTube Parnamirim Jazz Sinfônica

Construtora Moura Dubeux retoma lançamentos no Rio Grande do Norte

O mercado imobiliário potiguar vai ter de volta a marca registrada dos lançamentos da Moura Dubeux. A maior construtora e incorporadora do Nordeste está retomando os lançamentos de empreendimentos no Rio Grande do Norte e já tem data para o primeiro pré-lançamento. O “Olhar das Dunas”, no bairro de Lagoa Nova, vai ser apresentado ao mercado local no próximo dia 16 de dezembro e será o 25º empreendimento da MD em Natal.

O edifício residencial “Olhar das Dunas” vai ser erguido em uma área com mais de três mil metros quadrados e terá visão privilegiada para o Parque das Dunas. O empreendimento possui diversas opções de plantas, unidades com dois ou três quartos, as áreas comuns serão entregues equipadas e decoradas, além de uma estrutura de lazer moderna, que inclui diferenciais como piscina aquecida, espaços pet play e pet wash, além de “Guarda E-commerce”, entre outras inovações.

O diretor regional da Moura Dubeux, Fernando Amorim, comemora a volta dos lançamentos e explica a importância do mercado do Rio Grande do Norte para a trajetória de expansão da MD pelo Nordeste. “Chegamos em solo potiguar no final de 2007 e aqui iniciamos o nosso processo de expansão pela Região Nordeste, sendo o mercado potiguar fundamental neste crescimento. Mesmo com a crise econômica, que afetou diretamente os segmentos imobiliário e da construção civil, continuamos vendendo o nosso estoque e sempre fomos muito bem recebidos pelo mercado local. Estamos muito satisfeitos com este retorno e é gratificante vermos de perto que erguemos uma imagem sólida, sinônimo de modernidade e de um alto padrão qualidade”, pontuou.

Imagem: Reprodução

HISTÓRICO NO RN

A Moura Dubeux iniciou sua atuação no Rio Grande do Norte no final de 2007 e em 2011 entregou seus três primeiros empreendimentos residenciais: Alameda Capim Macio, Hanna Safieh, no Tirol e Life, no bairro de Lagoa Nova.  Até o ano de 2017 foram entregues 24 empreendimentos na capital potiguar, totalizando 2.400 unidades habitacionais.

error: Content is protected !!