Os empreendedores do Rio Grande do Norte que atuam diretamente na cadeia produtiva da Economia Criativa podem participar de um levantamento inédito, que vai traçar um panorama dos negócios do setor no estado e também em toda a região Nordeste. Trata-se do “Mapeamento Sebrae de Economia Criativa do Nordeste”, que busca mapear e impulsionar o potencial de negócios de inovação que utilizam a criatividade como ferramenta, meio, produto ou matéria-prima para suas soluções. As inscrições são gratuitas, permanecem até o próximo dia 8 e podem ser feitas no site https://impactanordeste.com.br/economiacriativa/
A iniciativa do Sebrae é realizada em parceria com o portal Impacta Nordeste e busca e seleção da Pipe.Social, maior vitrine de negócios de impacto socioambiental do Brasil, visando estimular a economia criativa nordestina e apoiar soluções inovadoras para o setor. De acordo com a gestora estadual da Economia Criativa no Sebrae-RN, Ana Maria Ubarana, a chamada é voltada para microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte.
Podem participar do mapeamento negócios da economia criativa em diversos segmentos, desde o consumo (Publicidade, Marketing, Arquitetura, Design e Moda), passando pela cultura (Expressões Culturais, Patrimônio e Artes, Música, Artes Visuais e Artes Cênicas), mídias (Editorial, Games e Audiovisual) até tecnologia (P&D, Biotecnologia e TIC).
Esse mapeamento é relevante porque a economia criativa é um importante condutor do desenvolvimento econômico da região Nordeste com potencial de geração de renda e emprego. É um segmento que pode ser estratégico para a região, em função do grande potencial. Além de integrar a radiografia do setor, os participantes concorrem a premiação em dinheiro, capacitação de 20h e conexão com a rede de economia criativa do Sebrae. Serão até oito negócios para a etapa final, mas somente quatro deles serão os grandes vencedores a receber o prêmio de R$ 2 mil, por negócio, em cada uma das categorias da economia criativa: consumo, cultura, mídias e tecnologia.
A chamada vai apoiar projetos de inovação em empreendimentos de economia criativa em todo o Nordeste. “O mapeamento é um importante passo para entendermos melhor o panorama da economia criativa na região. Com esses dados, será possível desenvolver outras iniciativas para fomentar os criativos do nordeste e ajudar a fomentar esse ecossistema”, afirma Marcello Santo, CEO do Impacta Nordeste.