O Consórcio que representa estados do Nordeste quase sofreu calote de R$ 48 milhões na compra de respiradores. A empresa responsável descumpriu todos os prazos. Porque, de fato, não existia nenhum contrato com a indústria chinesa para importação dos aparelhos.
Ao RN foi devolvido quase R$5 milhões.
O grupo é investigado por estelionato, pela venda fraudulenta de equipamentos para unidades de saúde e até hospitais de campanha. A polícia prendeu 3 pessoas.
SÃO PAULO As meninas do Cabaré Sol e Lua, na pequena Caicó, sertão potiguar, despiram-se dos trajes sensuais e deram um até logo à pista de striptease e aos quartinhos de sexo. Desempregadas por causa da pandemia, abandonaram a cidade. A dona do bordel, responsável pelo empreendimento, percebeu que tinha de fazer alguma coisa para salvar o negócio e as meninas. Ela apostou na solidariedade e pôs no ar uma live que, direcionada aos frequentadores da casa, evocava a memória de momentos mais felizes.
Para ajudar a Casa Durval Paiva, Camboim Eventos Esportivos, Firenze Bike, em parceria com a ex-atleta olímpica Magnólia Figueiredo vão realizar o 1º Pedal Solidário Virtual do Brasil. O evento deve ser realizado individualmente, no período de 13 a 28/06, podem participar pessoas a partir de 16 anos nas categorias MTB, SPEED e ROLO, nas distâncias: 20km, 30km, 50km e 100km.
As inscrições podem ser feitas no site do evento até o dia 10/06, mediante doação de gêneros alimentícios e material de higiene pessoal para as crianças, adolescentes e familiares acolhidos pela Casa Durval Paiva. Os produtos poderão ser entregues na Av. Nascimento de Castro, 1795 – loja 8, em Lagoa Nova. Para mais informações, acesse www.comvida20.natal.br ou contate pelo Whatsapp 99978-9820
O boletim semanal Transparência Covid-19 divulgado pela ONG Open Knowledge Brasil mantém o Rio Grande do Norte na segunda posição em transparência de dados apresentados pelos governos estaduais relativos à pandemia.
O Rio Grande do Norte manteve seus 98 pontos, o que reflete o alto índice de transparência e o acompanhamento e monitoramento semanal pela Controladoria-Geral do Estado na divulgação dos dados.
“Essa posição demonstra o compromisso do Governo em manter bem informada a população. Apresentamos dados reais da situação de emergência que passamos. Contribuímos, assim, para conscientização da necessidade do isolamento social”, destacou Lenira Fonseca, gestora da Lei de Acesso à Informação da Control.
No primeiro boletim publicado pela ONG, em 3 de abril, o Estado potiguar apareceu em 11º, então com 29 pontos. Desde então evoluiu na pontuação a cada boletim até os atuais 98 pontos.
Lenira descatou ainda o trabalho da Coordenação de Promoção à Saúde, setor responsável pela gestão de todos os dados, elaboração e divulgação dos boletins epidemiológicos dos dados referentes à pandemia, além de outros vírus respiratórios e sendo o principal instrumento de avaliação.
O trabalho executado pela equipe da Sesap é realizado com o apoio e acompanhamento da Control, responsável pela promoção da transparência pública do Executivo Estadual.
Membro da CPI da Arena das Dunas, aberta na Assembleia Legislativa para investigar o contrato entre o consórcio que construiu o estádio para a Copa de 2014 e o Governo do Estado – na gestão da época, a deputada estadual Isolda Dantas (PT) denuncia em suas redes sociais que estão tentando atrapalhar as investigações.
A governadora Fátima Bezerra sancionou, nesta segunda-feira (08), em solenidade virtual, a Lei nº 10.726 que institui a delegacia virtual para o enfrentamento à violência contra a mulher. De autoria da deputada estadual Isolda Dantas, a iniciativa cria um novo canal virtual de atendimento e registros de denúncias para ampliar o combate à violência doméstica contra as mulheres potiguares.
“Essa é mais uma ferramenta para as mulheres que não conseguem escapar do agressor neste momento de pandemia, especialmente aquelas que dividem a mesma casa. As mulheres de todo o Estado poderão ter acesso a mais uma forma de pedir ajuda”, afirmou a governadora.
Dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança colocam o Rio Grande do Norte entre os Estados com maior número de feminicídio neste período de distanciamento social, principal medida para conter a contaminação do novo coronavírus (Covid-19). Durante a pandemia houve um aumento do número de registros de violência doméstica e de pedidos de medidas protetivas. Segundo o observatório da violência no RN, no período de 12 de março a 18 de maio, houve redução na violência geral, mas os casos de violência doméstica, nesse mesmo período, aumentou em 258%.
Fruto do diálogo entres os poderes, órgãos estaduais e conselhos, a nova lei compõe a política de enfrentamento à violência de gênero no RN e se soma às demais leis sancionadas em defesa dos direitos da mulher, como a instituição da Casa Abrigo e a lei que torna obrigatório aos condomínios residenciais o ato de denunciar qualquer ocorrência ou indício de violência doméstica ou familiar – ambas de autoria da deputada estadual Cristiane Dantas – e ainda a lei que institui o aplicativo de denúncias de violência doméstica e familiar contra a mulher SOS Mulher, de autoria da deputada estadual Eudiane Macedo.
“Um dia que ficará marcado pela união em defesa da vida sem violência e com dignidade. A pandemia nos levou ao isolamento e distanciamento social, diante deste contexto temos que fazer parte do Pacto pela Vida, protegendo a vida de cada mulher. Com ações concretas como esta sinalizamos para a sociedade com políticas de estado que cada vida importa. Nós queremos um RN livre de violência”, completou Fátima Bezerra.
De acordo com a delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, a plataforma entrará em funcionamento na próxima semana. “O sistema já está pronto, as equipes estão sendo treinadas para que em breve as mulheres possam acessar mais um meio de auxílio”, disse.
Os delitos praticados em não flagrante, no âmbito do RN, decorrentes de violência doméstica familiar contra a mulher, na modalidade ação ou omissão baseada no gênero que venha a lhe causar morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial poderão ser registrados por meio da Delegacia Virtual, sendo assegurado a mulher manifestar o interesse em requerer medida protetiva de urgência, prevista na Lei Federal nº 11.340, de 07 de agosto de 2006.
A mais recente pesquisa do Ibope sobre a desinformação espalhada nas redes sociais revela que a maioria da população brasileira (90%) concorda que é preciso uma lei que exija as empresas responsáveis por redes socias, como Facebook e Google, a proteger sociedade contra a desinformação. Em paralelo, o jornalismo, por meio da verificação de fatos, é visto como fundamental no combate a notícias falsas, uma vez que 81% dos entrevistados defendem legislação que obrigue as empresas de redes sociais a mostrarem artigos com checagem de fatos independentes para todas as pessoas expostas a conteúdo falso ou enganoso, enquanto 15% discordam da medida, segundo informação do jornal O Globo.
O estudo, encomendada pela rede de mobilização Avaaz, foi realizado no momento em que a desinformação on-line é tema de ao menos dois projetos de lei em discussão no Congresso. Nesta semana, o Senado começa hoje a analisar um projeto de lei do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) que estabelece normas e mecanismos de transparência para redes sociais e serviços de mensagens da internet para combater abusos. Outro texto semelhante foi apresentado na Câmara.
Um grupo de estudantes do IFRN, dos campi Santa Cruz e São Paulo do Potengi, usou o distanciamento social para participar de competições online de Matemática. Uma delas foi a 6ª Copa Brasil de Matemática, cuja disputa é individual; a outra foi a Olimpíada Internacional Purple Comet de Matemática, em que a disputa se dá entre equipes.
Santa Cruz
A participação do Campus Santa Cruz na 6ª Copa Brasil de Matemática resultou em 16 estudantes medalhistas, dos 54 inscritos na competição. “Mesmo diante da limitação imposta pela ausência de aulas presenciais, em decorrência da pandemia enfrentada nos últimos meses, a equipe – formada pelos professores Bruna Emanuelly, Cláudio Mota e Jamerson Martins e por mim – empreendeu esforços para auxiliar os alunos no período de preparação fazendo uso de aplicativos como o Whatsapp para orientá-los”, disse o professor Cristiano Gobbi. O resultado dessa dedicação dos alunos e professores foi a conquista de 10 medalhas de ouro, três de prata e três de bronze. A competição ocorreu na modalidade online durante os dias de 4 a 8 de maio.
São Paulo do Potengi
Com 13 equipes inscritas, o Campus São Paulo do Potengi participou da Olímpíada Purple Comet. Os 39 estudantes estavam distribuídos entre as equipes (Pi)RADos, Cabra da Peste, Chispa Covid-19, Crivo de Eratóstenes, Eixo das Abscissas, Matemática é Vida, O Isolado, Os Primos Radicais, Os Produtos Notáveis, Os Radicais, Só os Cabeças, X do Vértice e Xyz. A equipe (Pi)RADos, composta pelos alunos Rênhan Miguel dos Santos, Wellton Bezerra de Souza, João Pedro do Nascimento Souza e Breno Kauê da Silva Ribeiro obteve a 14ª colocação no Brasil. “Apesar do alto nível das questões e da dificuldade de comunicação entre os membros, ficamos muito animados com este resultado, pois foi nossa primeira participação”, celebrou o professor Genilton Cavalcante, que coordenou as atividades junto aos participantes.
A vereadora Nina (PDT) deu entrada na Câmara Municipal de Natal ao projeto de Lei 189/2020, intitulado “Lei Miguel”. O nome faz menção ao pequeno Miguel, que morreu na última semana na cidade de Recife (PE) devido a negligência de uma mulher e a falta de estrutura de segurança em um edifício.
O texto trata sobre a obrigatoriedade dos condomínios residenciais ou comerciais de Natal instalarem telas, grades de proteção e adotarem medidas de segurança em todas as áreas comuns, onde haja risco de acidentes. Os locais que descumprirem poderão sofrer multa de até R$30 mil.
“Nós iremos lutar para que esse PL seja aprovado na Casa, sancionado pelo Executivo e colocado o mais rápido possível em vigor. Os condomínios devem se estruturar para impedir que fatalidades aconteçam. A medida é uma forma de proteger e evitar acidentes, tanto de crianças como adultos”, destacou a parlamentar.
Com estoque crítico, o Hemocentro do RN (Hemonorte) está convocando doadores e sensibilizando a população do Estado para abraçar a causa da doação e aumentar o número de bolsas de sangue.
No momento a Unidade conta com pouco mais de 200 bolsas, o que está comprometendo as demandas transfusionais. Para normalizar o estoque o Hemonorte precisa ter diariamente mil bolsas de sangue prontas para uso.
Para receber os doadores, o Hemonorte tomou as medidas necessárias para evitar o aglomerado de pessoas e disponibilizou álcool em gel em todas as etapas do processo, além de ter intensificado a higienização dos ambientes, ressaltando que o uso de máscara é item obrigatório.
“Doar sangue é um ato voluntário e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. O consumo de sangue é diário e contínuo, pacientes que estão fazendo outros tipos de tratamento como o câncer e outras doenças graves estão precisando de sangue para viver”, falou a Diretora do Departamento de Apoio Técnico do Hemonorte, Miriam Mafra.
Para doar é preciso que a pessoa tenha de 16 a 69 anos, esteja em boas condições de saúde e pese mais de 50 quilos. Recomenda-se evitar o consumo de alimentos gordurosos quatro horas antes da doação. A ingestão de bebidas alcoólicas tem de ser interrompida 12 horas antes da doação.
Os interessados devem comparecer ao Hemonorte, localizado na Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, (próximo ao Parque das Dunas/Bosque dos Namorados) – de segunda a sábado, das 7h às 18h.