A população potiguar receberá gratuitamente máscaras para reduzir a disseminação do vírus Covid-19 no Estado. Serão cerca de 7 milhões de itens para uso exclusivo da população. A iniciativa é do Governo do Estado.
Os itens serão adquiridos pelo Governo do Estado e disponibilizados gratuitamente à população. Para dar conta do volume de produção serão acionadas as 78 oficinas de costura que fazem parte do programa Pró-sertão, no qual tem a Guararapes como empresa âncora do programa.
A produção das peças terá ainda um efeito colateral benéfico na economia da região Seridó e municípios onde se localizam as oficinas de costura vinculadas ao Pró-sertão.
A Guararapes e a Hering, além das oficinas de costura, decidiram de forma unânime produzir os itens de malha a preço de custo.
Máscaras
Diferente do modelo N95 de TNT, utilizadas por profissionais da saúde, as máscaras produzidas pelas oficinas serão feitas de malha, seguindo orientações do próprio Ministério da Saúde. O modelo que será disponibilizado pode ser higienizado e reaproveitado.
“O importante é que a máscara cubra a região da boca e do nariz, sem deixar espaços nas laterais, e seja dupla, para impedir com eficiência a penetração do vírus”, enfatiza o diretor industrial da Guararapes, Jairo Amorim.