O Governo do Estado do Rio Grande do Norte convocou 970 novos profissionais para a área da Saúde, conforme publicação no Diário Oficial deste sábado, 14. Aprovados no concurso público de 2018, os nomeados irão compor o quadro da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Eles têm legalmente até 30 dias para se apresentar e tomar posse, a contar dessa data, podendo ser prorrogado por igual período, a requerimento do interessado.
“Essa é uma demonstração clara de prioridade, do empenho que temos dado na área da saúde, mesmo em meio à imensa dificuldade financeira do Estado. A nomeação desses profissionais é um pleito antigo, inclusive dos que fizeram o concurso em 2018, e propõe repor o quadro com déficit histórico devido à falta de reposição de vagas”, destacou a governadora Fátima Bezerra.
A nomeação dos novos servidores visa fortalecer a saúde pública do Rio Grande do Norte, sobretudo em um momento em que o Brasil se prepara para dar respostas a pandemia do Covid-19, o novo Coronavírus. Entre os convocados estão farmacêuticos, médicos, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e fisioterapeutas.
A secretária da Administração, Virgínia Ferreira, enumera quatro grandes benefícios ocasionados por meio dessa contratação dos servidores da saúde. “Primeiramente, porque a nomeação dos aprovados é do concurso do ano de 2018 para atuar na área. Segundo: o Governo do RN reduzirá seus gastos na mesma proporção com contratação de cooperativas médicas e plantões eventuais. Terceiro: teremos mais recursos para a previdência dos servidores estaduais. E quarto: com a pandemia do novo coronavírus, os profissionais trabalharam para ajudar a população do Estado”.
O secretário de Saúde, Cipriano Maia, também reafirmou a importância da medida. “As nomeações são de grande relevância para que possamos operar os serviços de saúde com mais qualidade e renovar a força de trabalho, para conseguirmos dar respostas mais adequadas à assistência à saúde da população, dos nossos hospitais, serviços especializados e também qualificando os processos de gestão que são essenciais. Juntos com a Secretaria de Administração, vamos agilizar o processo de contratação desses novos profissionais. Assim estamos qualificando as respostas dos serviços de saúde neste contexto epidêmico”, enfatizou.
Os convocados devem ficar atentos à documentação exigida, aos exames necessários e aos prazos. Para se apresentar à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), situada na Avenida Deodoro, 730, Cidade Alta, Natal, o candidato deve agendar previamente a data e horário do seu atendimento por meio da Internet, conforme orientação do documento em anexo.
Orientações para agendamento do atendimento dos candidatos aqui.