Daily Archive outubro 7, 2019

Selo digital alcança todos os cartórios do RN e contabiliza 648 mil atos praticados com a tecnologia

Implantado em todos os 204 cartórios e registros públicos do Rio Grande do Norte desde agosto, o projeto do Selo Digital, da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), já registrou mais de 648 mil atos praticados com o uso da tecnologia. Os dados são do Sistema de Gerenciamento de Cartórios Extrajudiciais (SIEX), que traz informações em tempo real sobre a emissão e movimentações de cada selo expedido nos cartórios do RN. A estatística é do dia 26 de setembro.

O selo digital consiste em um código alfanumérico e um QR Code, impressos diretamente no papel. Diferente do selo físico, a tecnologia permite que o documento possa ser identificado e autenticado de maneira mais fácil, possibilitando também a sua rastreabilidade. Essas características conferem mais veracidade e confiabilidade aos atos cartorários, além de permitir a melhoria no controle da emissão de documentos pelos cartórios extrajudiciais.

Expansão

A implantação da tecnologia do selo digital foi uma das metas estabelecidas pelo corregedor geral de Justiça, desembargador Amaury Moura, no início de sua gestão, no último mês de janeiro. Logo em seguida, foram desenvolvidos os projetos de implantação e a adaptação do sistema de informatizado SIEX, originário do TJ do Distrito Federal, para a realidade do Rio Grande do Norte. Essa etapa introdutória ocorreu nos meses de fevereiro a maio, realizada por meio de uma parceria do TJRN com os cartórios locais e troca de informações entre as respectivas equipes de tecnologia da informação.

Ainda nessa etapa, o Ofício Único de Monte Alegre e o 8º Ofício de Natal (no bairro de Igapó), começaram a trabalhar com o selo digital de forma piloto, em que foram sendo feitos os ajustes necessários ao melhor funcionamento do sistema. Posteriormente, nos meses de maio a agosto ocorreu a progressiva expansão para os demais cartórios atingindo todos as 204 unidades do estado.

“A implantação do selo digital foi prevista desde 2017, conforme estabelecido na Meta 7 da Corregedoria Nacional de Justiça, durante o Encontro Nacional de Corregedores. E assim, foi colocada como prioridade da nossa gestão e conseguimos avançar rapidamente na implantação do projeto”, ressalta o desembargador Amaury Moura, corregedor geral de Justiça.

Aldo Clemente receberá título de Cidadão Natalense nesta terça-feira (08)

A Câmara Municipal de Natal concede nesta terça-feira (08) o título de Cidadão Natalense ao ex-vereador e atual presidente da Associação Nacional dos Servidores de Ministérios Públicos Estaduais (Ansemp), Aldo Clemente.

“É com muita satisfação que recebo esta honraria da Câmara Municipal, instituição que já tive a oportunidade de representar com muito orgulho. Natal é a cidade que escolhi para viver, construir minha vida e minha família. E desde a minha adolescência, só guardo boas lembranças dessa querida cidade. Espero poder ainda fazer muito mais por Natal, até em forma de retribuição a tudo que conquistei desde que cheguei a esta cidade”, disse Aldo.

Natural de Caicó, o novo Cidadão Natalense veio para Natal em 1997 para estudar, fazer faculdade e trabalhar. Hoje, aos 41 anos, é servidor do Ministério Público do RN, ex-presidente do Sindicado dos Servidores do MP potiguar e apresentador na rádio 91.9 FM e na Band Natal. Casado com Luciana Inês tem dois filhos (Sofia e Rafael).

A solenidade começará às 18h30 . Foto: Reprodução

“Diálogo citado em livro é mentiroso”, se defende Henrique Alves

Imagem: Reprodução

Henrique Eduardo Alves utilizou suas mídias sociais para rebater as acusações feitas por Rodrigo Janot. Alves foi citado em dois capítulos do livro do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot. “É má-fé e não merecem sequer resposta”, defendeu-se.

error: Content is protected !!