O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi comemorado no dia 21 de setembro, sábado. O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP-RN) apoia e destaca a importância do profissional de Psicologia em prol da inclusão de pessoas com deficiência.
Para Rafael Ribeiro, conselheiro do CRP-RN, o órgão dialoga e provoca uma reflexão na população sobre esse público. “O Conselho tem a perspectiva de dialogar com a sociedade, e é papel do CRP orientar, não só a categoria, mas a sociedade acerca da contribuição da Psicologia para o acompanhamento de pessoas com deficiências. Para isso, constrói pesquisa e a prática acerca dessa temática”, explica.
Ribeiro relata que tem se engajado nessa pauta. “Tenho deficiência visual e estou cada vez mais me enveredado na militância nessa discussão da inclusão. O compromisso social da Psicologia é desconstruir preconceitos na sociedade como um todo”, completou.
Uma das iniciativas do CRP-RN é a descrição detalhada da imagem utilizada em suas publicações em mídias sociais. Estas informações são reproduzidas em aplicativos de áudio descrição destinados, principalmente, para pessoas com deficiência. Uma pessoa com deficiência é aquela que tem impedimentos de longo prazo sejam eles de natureza física, intelectual ou sensorial.