Daily Archive setembro 24, 2019

“Modelo impede debandada de empresas do RN”, defende Fátima sobre Proedi

A governadora Fátima Bezerra recebeu nesta terça-feira, 24, a comissão representativa dos prefeitos de todas as regiões do Estado. Na sala de reuniões da Governadoria, Fátima dialogou sobre as medidas do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial – Proedi recentemente implantado e que substitui o antigo Proadi – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial.

Fátima explicou que as medidas “vão promover dignidade ao povo do RN. Não podemos deixar o RN como está, com empresas indo embora, lojas fechando, empregos se reduzindo, tivemos um desastre com o modelo do incentivo ao querosene de aviação na gestão passada. Deixamos de arrecadar 30 milhões e perdemos voos e milhares de visitantes. Não tínhamos mais como continuar com o modelo anterior de incentivos fiscais”.

A governadora destacou que o Proedi inicia um ciclo de desenvolvimento, estabelece condições para o RN competir com os demais estados na atração de indústrias e favorece investimentos também para as pequenas cidades. “Com o Proedi todos ganham, o Estado, os municípios, a população e o investidor. Ele é resultado de muito estudo da nossa equipe econômica e vai alavancar o desenvolvimento do nosso Estado”.

Em relação às queixas dos prefeitos sobre redução no valor do rateio do ICMS nos primeiros meses de vigência do Proedi, a governadora lembrou que já havia pedido prazo de 30 dias (primeiro mês de vigência) para voltar a se reunir com os municípios e analisar concretamente a situação diante do novo quadro financeiro e fiscal. “No próximo dia 11 já teremos esta reunião, quando vamos discutir à luz dos novos dados gerados pelo Proedi”, afirmou Fátima Bezerra.

O secretário de Estado da Tributação (SET), Carlos Eduardo Xavier, lembrou que em 2012 o Proadi gerava 45 mil empregos. Este ano ficou reduzido a apenas 23 mil. “Perdemos mais de 20 mil empregos, por isso fizemos a nova modelagem que deixa o RN em igualdade de condições com os demais estados”, disse. O titular da SET lembrou também que o PROEDI traz o benefício da indústria para o modelo dos demais benefícios fiscais existentes no estado. O Secretário afirmou que redução será sentida apenas na parcela subsequente ao dia 15 no repasse do ICMS aos municípios que é quando as empresas beneficiárias do PROEDI realizam o pagamento do ICMS normal, mas assegurou que a redução não se aplica às demais parcelas repassadas no mês.

Aldemir Freire, secretário de Estado do Planejamento, mostrou que a formatação do antigo Proadi era um modelo falido e que só existia no RN. “O Proadi gerava a desindustrialização, a saída de empresas para outros Estados. Agora com o novo Proedi o nosso Estado se iguala aos demais e inova quando torna mais vantajoso a empresa se instalar no interior”, reforçou Aldemir.

O secretário estadual de Gestão de Projetos Fernando Mineiro acrescentou que é exigência do plano Mansueto – de ajuda financeira do Governo Federal aos estados – a revisão dos incentivos fiscais. “Também neste ponto o Proedi veio para favorecer o Rio Grande do Norte como um todo”, enfatizou.

Com o Proedi, informou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, o município de Goianinha, por exemplo, tem previsão de receber oito novas empresas. “Ganha o município e todos os outros, devido à regra do rateio do ICMS”, argumentou.

O diretor da Federação das Indústrias do RN, Roberto Serquiz, esclareceu que “o Proedi vai promover a interiorização da indústria e recuperar as perdas que o RN teve nos últimos anos para os Estados vizinhos”.

Governo do RN tem três meses para pagar 8 folhas em atrasado

Faltando menos de três meses para acabar o ano, a governadora Fátima está correndo contra o tempo. Isso porque uma das suas promessas é deixar o pagamento da folha do funcionalismo em dia.

No entanto há 8 folhas (três em atraso, mais setembro, outubro, novembro, dezembro e 13°) para se pagar. Algo em torno de R$ 4 bilhões.

Federação diz que municípios não são contra o Proedi

Os municípios potiguares não são contra o PROEDI e nem muito menos contra as indústrias e geração de emprego e renda como o governo tenta passar a informação.


Os municípios apenas não podem arcar com todas as despesas sozinhos. O decreto 29.039/2019 editado pelo Governo do Estadual Retira Recursos do ICMS dos municípios.
 
O que causa espanto aos municípios é que o Decreto não foi discutido com os municípios, e a retirada de recursos é somente da parte tributária dos municípios deixando o Estado isento de perdas.
Nós não podemos aceitar isso pois as coisas acontecem no município.

NOTA NA ÍNTEGRA DA FEMURN

Projetos na área de educação são aprovados em reunião na Câmara de Natal

Os vereadores integrantes da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal de Natal se reuniram na tarde desta segunda-feira (23) e aprovaram quatorze Projetos de Lei, além de designarem outros doze para relatoria. Entre os Projetos aprovados, está o de N° 27/2019, de autoria do vereador Franklin Capistrano (PSB) e relatoria do vereador Robson Carvalho (PMB), que cria o Programa Vou de Bike e o selo de empresa amiga do ciclista. Segundo o vereador Robson Carvalho, o Projeto estimula as empresas a concederem incentivos aos funcionários que optarem pelo uso das bicicletas como forma de meio de transporte. 

“Uma empresa que seja amiga das pessoas que utilizam bicicleta vai ter um selo, selo que vai garantir estrutura de bicicletários, por exemplo, para que as pessoas possam ir ao trabalho, utilizar nossas ciclovias e ciclofaixas tendo todos uma estrutura. Isso é benefício para o trabalhador e garantia de mais apoio a prática de esporte na cidade”, afirmou Robson. 

Outro Projeto de Lei aprovado foi o N° 125/2019, de autoria da vereadora Eleika Bezerra (PSL), que prevê medidas de segurança e prevenção aos profissionais da educação da rede municipal de educação. Segundo o Projeto, as instituições municipais deverão promover atividades de reflexão, adotar medidas preventivas e garantia ao direito de defesa. O vereador Bispo Francisco de Assis (PRB) defendeu a iniciativa para que haja mais segurança aos educadores. 

“Os professores estão sem autoridade para trabalhar porque a violência tem sido grande. Eles têm que ter autoridade, condição de lecionar e de trabalhar e hoje eles trabalham com medo. Eu conversei com uma professora e ela falou que tem medo de dar aula à noite, porque a violência é grande e muitas vezes existem alunos que ameaçam os professores. Por isso, essa lei vem para somar na garantia dos direitos e condições de segurança aos nossos professores”, destacou Bispo Francisco de Assis. 

De autoria do vereador Klaus Araújo (SD) foi aprovado o Projeto de Lei N° 108/2015, que regulamenta a utilização dos espaços das escolas públicas municipais por parcerias com pessoas jurídicas. Segundo o presidente da Comissão, vereador Sueldo Medeiros (PHS), essa é uma forma da comunidade se servir da estrutura física das escolas. “Essa é uma prática que já existe e esse Projeto vem instituir que essa prática vire uma lei na cidade de Natal e a comunidade possa ter o direito de utilizar as instalações físicas das escolas para a realização de eventos para os moradores da região”, explicou o Sueldo, que também fez um balanço da reunião. 

“Tivemos a oportunidade de tratar de 26 projetos e vamos seguir firme o propósito de sempre manter a pauta em dia e não deixar nada se acumular na Comissão”, acrescentou. Foram aprovados também os Projetos de Lei N° 117/2019, de autoria da vereadora Ana Paula (PL), que institui nas escolas públicas municipais o projeto Resgatando a História dos Bairros, através do estímulo a pesquisa e produção textual por meio de concurso de redação; o Projeto de Lei N° 129/2015, de autoria do ex-vereador Cabo Jeoás e subscrito pela vereadora Nina Souza (PDT), que prevê o fornecimento de kits de primeiro socorros às escolas e creches da rede municipal de ensino; e também o Projeto de Lei N/ 241/2018, de autoria do vereador Chagas Catarino (PDT), que cria a semana de combate ao Bullying e CyberBullying. 

Fest Bossa & Jazz 2019 divulga atrações da edição de Miguel do Gostoso

É em São Miguel do Gostoso-RN, com ventos propícios a prática de esporte, como windsurf e kitesurf, praias quase desertas e beleza por todos os lados, que o Fest Bossa & Jazz 2019 deságua de 10 a 13 de outubro. Um grande palco será montado na Praia da Xêpa para acomodar shows noturnos, já os polos diurnos acontecem em outras praias do município. Os primeiros sopros do jazzecoarão no dia 10 de outubro, às 20h, no Polo Praia de Maceió.

No setor das atrações musicais, no line-up a Blues Beatles (SP) é presença confirmada. O baterista autodidata, Erickson Grillo (RN), também faz parte da programação. O grupo Los Chaskys, a Filarmônica Monsenhor Honório, de Macau-RN, a potiguar Khrystal (RN), a big band, Funkeria (PB), e a menina Melly (BA/RN) são outras atrações já certas.

O Fest Bossa & Jazz é realizado com o apoio do Governo do RN, por meio da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte – SETUR, com recursos oriundos do projeto Governo Cidadão, e realização da Juçara Figueiredo Produções. Conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, e com o apoio da AE Gostoso – Associação dos Empreendedores de São Miguel do Gostoso e Região, e do Mantra Residence Gostoso.

Projeto da UERN é finalista em desafio Coca-Cola Brasil de Inovação

Saboroso e nutritivo, o caju é facilmente encontrado no Nordeste Brasileiro, sendo um dos símbolos da região. Além de estar presente na mesa do povo nordestino, o fruto poderá ganhar uma nova utilidade, podendo servir de matéria-prima para a produção de bioutensílios. Pesquisadores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) desenvolveram um projeto que utiliza o bagaço do caju, produto que geralmente é desperdiçado, como matéria-prima para a produção dos bioutensílios.

O projeto é coordenado pelo professor Carlos Henrique Catunda, do Departamento de Química da UERN. Com o apoio do Departamento de Inovação e Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN (DIE/PROPEG), o projeto, através de uma Startup, foi um dos 20 selecionados em todo o Brasil no desafio de inovação Beyond Packaging da empresa e irá participar do pitch day, quando será apresentado aos executivos da Coca-Cola Brasil.

O objetivo é buscar a sustentabilidade do planeta, através do uso de novas matérias-primas e soluções para auxiliar a eliminação de plásticos nas embalagens. O projeto será apresentado no espaço Cubo de Inovação, em São Paulo, pelos professores Frank Felisardo e Carlos Henrique Catunda, na tentativa de conseguir aporte da Coca-Cola para a implantação do negócio. Segundo Frank Felisardo, “a iniciativa do Departamento de Inovação e Empreendedorismo da UERN tem o foco de fazer a transferência de tecnologia, das propriedades intelectuais hoje registradas na Universidade”.

Conselho Regional de Psicologia do RN reforça importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi comemorado no dia 21 de setembro, sábado. O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP-RN) apoia e destaca a importância do profissional de Psicologia em prol da inclusão de pessoas com deficiência.

Para Rafael Ribeiro, conselheiro do CRP-RN, o órgão dialoga e provoca uma reflexão na população sobre esse público. “O Conselho tem a perspectiva de dialogar com a sociedade, e é papel do CRP orientar, não só a categoria, mas a sociedade acerca da contribuição da Psicologia para o acompanhamento de pessoas com deficiências. Para isso, constrói pesquisa e a prática acerca dessa temática”, explica.

Ribeiro relata que tem se engajado nessa pauta. “Tenho deficiência visual e estou cada vez mais me enveredado na militância nessa discussão da inclusão. O compromisso social da Psicologia é desconstruir preconceitos na sociedade como um todo”, completou.

Uma das iniciativas do CRP-RN é a descrição detalhada da imagem utilizada em suas publicações em mídias sociais. Estas informações são reproduzidas em aplicativos de áudio descrição destinados, principalmente, para pessoas com deficiência. Uma pessoa com deficiência é aquela que tem impedimentos de longo prazo sejam eles de natureza física, intelectual ou sensorial.

error: Content is protected !!