O Ministério da Educação anunciou hoje (3), em Brasília, que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai se tornar digital. A proposta é de uma implementação progressiva.
Em 2020, a versão digital será aplicada em fase piloto. A previsão do governo é abandonar as versões impressas em 2026.
No primeiro ano de teste, o modelo digital será aplicado para 50 mil pessoas em 15 capitais do país.
“Em 2020, teremos três aplicações do Enem: o Enem digital, para 50 mil pessoas, a regular em papel e a reaplicação”, explicou o presidente do Inep, Alexandre Lopes. Este último caso é voltado para candidatos prejudicados por algum problema logístico ou de infraestrutura durante a realização da prova digital. Eles terão direito à reaplicação, que ocorrerá em papel.
Capitais – Confira as capitais que receberão a prova em formato digital em 2020:
O Tribunal de Justiça do RN informa que enquanto estiver em implantação o Sistema Eletrônico de Execução Unificada no Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, a certidão de antecedentes criminais deverá ser obtida, simultaneamente, no Sistema SAJ, no http://esaj.tjrn.jus.br/esaj/, e no SEEU, no https://seeu.pje.jus.br/, uma complementando a outra.
A do SAJ, abrangendo os processos criminais, será emitida imediatamente no sistema, enquanto a do SEEU, apenas para os processos de execução penal, será solicitada em formulário próprio, conforme preenchimento nesta página, devendo ser aguardado o seu recebimento por e-mail.
Após grande repercussão negativa, não só pelo público feminino, a palestra de Rossandro Klinjey, que aconteceria na cidade, foi cancelada. O conteúdo foi apagado das mídias sociais e no Portal.
“Ser mulher, mãe, trabalhadora e esposa. É possível manter todos esses papéis?”. O título da palestra gerou bastante reação negativa.
Pela primeira vez no Brasil foi realizada uma audiência de conciliação (3/6/2019), envolvendo a Procuradoria Geral do Estado do RN, a saúde pública estadual (SESAP) por meio da UNICAT, o TJRN e paciente do SUS.
No acordo, foi evitada a judicialização da obrigatoriedade do fornecimento de um medicamento de alto custo a uma paciente do SUS. A ideia é diminuir os custos para o Estado e beneficiar a população, evitando assim a judicialização de casos e racionalizando despesas por meio de acordos.
Uma paciente grávida de 4 meses foi a primeira beneficiada. Ela vai receber um remédio de alto custo de graça até o fim de sua gestação de alto risco e durante um mês após o parto. A medicação já fica disponível para a paciente a partir do dia 4/6/2019 na UNICAT. A medida pode valer para medicamentos e procedimentos medico-cirurgicos.
A juíza Coordenadora do Cejusc Saúde, Valeria Lacerda Rocha, ressaltou que com a medida, todos saem ganhando. para o Procurador-Geral do RN Luiz Antônio Marinho, outras PGEs do Brasil, certamente, vão adotar o modelo do RN.
A
Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
(EMUFRN) inscreve, de 15 de julho a 13 de agosto, para processo seletivo
referente aos cursos técnicos em Canto, Processos Fonográficos,
Instrumento e Regência. A seleção é aberta a todos os interessados.
São oferecidas 105 vagas, de acordo com o quadro demonstrativo das modalidades das vagas apresentado no Anexo I do edital de seleção,
sendo 50% direcionadas para pessoas que cursaram todo o ensino
fundamental em escola pública. As inscrições são realizadas através dosite da Comperve,
e a taxa de inscrição é de R$ 30 (trinta reais), podendo o candidato
solicitar isenção até 24 de agosto, se esse se encaixar nas condições
exigidas pelo edital.
Os
cursos oferecidos são Técnico em Canto (Popular, Erudito), Técnico em
Processos Fonográficos, Técnico em Regência e Técnico em
Instrumento/Habilitação (Baixo Elétrico, Bateria, Clarinete, Contrabaixo
Acústico, Eufônio, Fagote, Flauta Doce, Flauta Transversal, Guitarra
Elétrica, Oboé, Percussão, Piano, Piano Popular, Saxofone, Trombone,
Trompa, Trompete, Tuba, Viola, Violão Erudito, Violão Popular, Violino,
Violoncelo).
Para
os cursos de Processos Fonográficos e Regência, as provas serão
aplicadas entre 2 a 5 de setembro. Para cursos de Canto e Instrumento, a
prova consiste em análise de peça executada pelo candidato, que poderá
ser enviada em vídeo. Mais informações sobre o processo de seleção podem
ser encontradas no edital de seleção, no site da Comperve.