O ex-presidente Michel Temer e o ex-ministro Moreira Franco, foram presos nesta quinta-feira (21) em mais um desdobramento da Operação Lava Jato. As prisões preventivas foram pedidas pelo Ministério Público Federal.
Franco é acusado de receber propina de obras relacionadas à Usina Nuclear Angra 3, no Rio de Janeiro. Temer foi acusado por chefiar uma organização criminosa que atua há 40 anos desviando recursos públicos e cujas propinas recebidas e promessas de vantagens somam 1,8 bilhão de reais.
O caso corre em segredo de Justiça. Em nota, o MDB criticou as prisões.
Outras prisões
A Justiça Federal também determinou as prisões preventivas de João Baptista de Lima Filho (conhecido como coronel Lima, amigo do ex-presidente); da esposa do coronel, Maria Rita Fratezi; do almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, ex-presidente da Eletronuclear; da filha de Othon, Ana Cristina da Silva Toniolo; de Carlos Alberto Costa; de Carlos Alberto Costa Filho; de Carlos Alberto Montenegro Gallo; e de Vanderlei de Natale. Também foram determinadas as prisões temporárias de Rodrigo Castro Alves Neves e Carlos Jorge Zimmermann.
Segundo o juiz, soltos, eles poderiam ameaçar a ordem pública e atrapalhar as investigações.
PF indicia Lula e o filho Luís Cláudio
O ex-presidente Lula da Silva e o filho Luís Cláudio foram indiciados pela Polícia Federal por supostos crimes de lavagem de dinheiro e tráfico de influência. O caso também foi divulgado hoje (21).