Daily Archive março 13, 2019

Tiroteio em escola na grande São Paulo choca país

Tiroteio na Escola Estadual Prof. Raul Brasil, em Suzano (SP). provoca comoção – Google Street View/Reprodução

Na manhã desta quarta-feira (13), dois atiradores invadiram a Escola Estadual Professor Raul Brasil, no Jardim Imperador, em Suzano, na Grande São Paulo. Dez pessoas morreram, entre elas estão cinco crianças, um funcionário do colégio e os próprios atiradores. Há dez feridos.

Segundo relatos de sobreviventes, eles chegaram encapuzados à escola por volta das 9h30 da manhã de hoje, durante o intervalo de aulas, e atiraram contra funcionários e estudantes.

Os autores do crime foram Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, e Luiz Henrique de Castro, de 25 anos, ambos ex-alunos.

A motivação do crime ainda não é conhecida e está sendo investigada.

Declaração de autoridades
“Presto minhas condolências aos familiares das vítimas do desumano atentado ocorrido hoje na Escola Professor Raul Brasil, em Suzano, São Paulo. Uma monstruosidade e covardia sem tamanho. Que Deus conforte o coração de todos!”, prestou condolências o presidente Jair Bolsonaro via Twitter.

Também prestaram mensagem de conforto a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, o Presidente do Senado – Davi Alcolumbre, o Presidente do Senado – Davi Alcolumbre, a Ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos – Damares Alves, o Ministro da Casa Civil – Onyx Lorenzoni, entre outros.

Esconderijo
Ao ouvir o barulho dos tiros, diversos alunos correram e se esconderam na despensa do colégio. Pelo menos 30 se esconderam e ficaram escondidos por cerca de 15 minutos.

Decreto de luto
A prefeitura de Suzano decretou luto oficial de três dias consecutivos e suspendeu as atividades nas escolas municipais quinta e sexta-feira (14 e 15) próximas.

CPF substituirá outros documentos no acesso a serviços públicos

O número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) poderá substituir uma série de outros documentos e será suficiente no atendimento e acesso a serviços públicos. A informação foi oficializada no Diário Oficial da União desta terça-feira (12).

De acordo com o Decreto nº 9.723/2019, o número do CPF é “suficiente e substitutivo” aos seguintes documentos:

  • Número de Identificação do Trabalhador (NIT);
  • Número do PIS/Pasep; número e série da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Número da Permissão para Dirigir ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Número de matrícula em instituições públicas federais de ensino superior;
  • Números dos Certificados de Alistamento Militar, de Reservista, de Dispensa de Incorporação e de Isenção;
  • Número de inscrição em conselho de fiscalização de profissão regulamentada;
  • Número de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Demais números de inscrição existentes em bases de dados públicos federais.


Os órgãos e as entidades da administração pública federal terão o prazo de três meses, contados a partir desta terça-feira (12), para adequar os sistemas e procedimentos de atendimento ao cidadão à nova medida. Além disso, terão também prazo de um ano para consolidar os cadastros e as bases de dados a partir do número do CPF.

Carvalheira na Ladeira adere ao ingresso coringa

O Carnaval mal acabou, mas a contagem regressiva para os festejos de 2020 já foi iniciada. Assim é com o Carvalheira na Ladeira, o festival carnavalesco que acontece em Olinda, já está nos preparativos para a folia do próximo ano. Já foi dada a largada para a compra dos ingressos, que este ano conta com uma novidade, o ingresso coringa.

A opção dá direito ao comprador escolher o dia de preferência nos 30 dias subsequentes à divulgação do line up oficial da festa, caso a escolha não seja efetuada até a data limite, o ingresso passa a ser automaticamente o da sexta-feira pré-carnaval.

Esta nova opção de compra dá a alternativa para o folião que quer ir à festa, mas ainda não sabe os shows que irá preferir curtir. Quem já havia efetuado a compra basta mandar um e-mail para: padrao@carvalheira.com.br.

Os ingressos custam R$ 450 e estão à venda no site: eventbrite.com.br. O Carvalheira na Ladeira 2020 acontecerá de 21/02 a 25/02, no período carnavalesco.

Festival carnavalesco é um dos mias disputados do país. Foto: Helena Yoshioka/A.I.
error: Content is protected !!