Dados epidemiológicos de janeiro a outubro de 2018 divulgados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (13) apontam que o Rio Grande do Norte está entre os estados brasileiros que mais registraram aumento de casos de dengue, zika e chicungunya neste ano, em relação a 2018.
Até 27 de outubro, o aumento de casos de dengue foi de 231%, passando de 6.604 casos em 2017 para 21.898 no mesmo período de 2018.
O Rio Grande do Norte ficou entre os destaques, com 624,4 notificações por 100 mil habitantes, atrás apenas de Goiás, que teve 1.025 casos por 100 mil habitantes.
Com a proximidade da Black Friday Brasil, será dia 23 de novembro, o Procon-SP mantém uma lista de sites que devem ser evitados pelos consumidores. Ela é elaborada a partir de reclamações de consumidores registradas no órgão fiscalizador. Quando o Procon notifica a empresa e ela não é encontrada ou não responde, passa a figurar ali.
A lista completa tem 419 sites, foi atualizada pela última vez em abril deste ano e pode ser acessada na íntegra neste link.
Segundo o Procon, no ano passado, as principais queixas referiam-se a anúncios de produto ou serviço indisponíveis; maquiagem do desconto; mudança de preço ao finalizar a compra (carrinho) e site intermitente, congestionado ou bloqueado. O maior número de reclamações no Procon está relacionado à lojas grandes, por exemplo – segundo o órgão, as empresas mais reclamadas na Black Friday de 2017 foram Cnova (Casas Bahia, Extra, Ponto Frio), B2W (Americanas, Submarino, Shoptime, Soubarato) e Magazine Luiza.
Caso encontre irregularidades, pode fazer denúncia e reclamação pelo Facebook e Twitter Oficial da Fundação Procon, também via formulário para reclamações disponível no site ou ainda no atendimento telefônico pelo 151.
“Na Black Friday, nenhum direito do consumidor está excluído. Fique atento ao agendamento de entrega e ao direito de arrependimento”, enfatiza o órgão.
A cobertura de assistência médica pública no Rio Grande do Norte vai diminuir com a saída de 142 médicos cubanos, que participam do programa social Mais Médicos no Brasil. O governo de Cuba decidiu abandonar o Programa Mais Médicos.
Conforme a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde Pública, ao todo, 282 médicos estão em atividade no RN através do Programa Mais Médicos. Destes, 142 são cubanos e atuam em 67 municípios do RN.
No país, atualmente, segundo o ministério, das 18.240 vagas do programa 8.332 estão ocupadas por médicos de Cuba.
O vereador Kleber Fernandes (PDT) é o novo líder do governo na Câmara Municipal do Natal desde quarta-feira (14). Kleber retomou o assento no parlamento municipal na última segunda-feira, após ter estado por sete meses à frente da Secretaria Municipal do Gabinete Civil da Prefeitura Municipal de Natal.
. Os vereadores Ney Lopes Júnior e Nina Souza, irão compor a 1ª e a 2ª vice-liderança, respectivamente.
“Assumi com muito orgulho e determinação a importante missão de ser o líder do governo no Legislativo Municipal. Agradeço ao prefeito Álvaro Dias a confiança e prometo honrar a nova condição, adotando uma postura sempre transparente e respeitosa. Quero reafirmar o nosso compromisso em ser o elo entre os dois poderes, uma ligação indispensável para que possamos fazer o melhor por Natal”, declarou após assumir o cargo.
A Justiça Federal de Brasília aceitou na quarta-feira (14) a denúncia oferecida pelo Ministério Público contra o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA), os ex-deputados Eduardo Cunha (MDB-RJ) e Henrique Alves (MDB-RN) e mais 15 pessoas.
Com a decisão do juiz, eles se tornaram réus no processo e passarão a responder a uma ação penal.
A aceitação da denúncia não representa a condenação dos investigados. Isso porque eles ainda serão julgados e podem ser condenados ou absolvidos.
Os museus tombados como patrimônio histórico do Rio Grande do Norte foram, na quarta-feira (14), vistoriados em uma ação promovida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). O objetivo foi averiguar as condições estruturais dos Museus Café Filho, Arte Sacra, Memorial Câmara Cascudo e Instituto Histórico e Geográfico do RN.
“Nas vistorias, foram averiguados os planos de prevenção a incêndio e foi realizada uma fiscalização da estrutura física desses imóveis. Após essa ação inicial, será programada uma agenda mensal de vistorias para acompanhar a situação de cada instituição”, explicou a representante ministerial.
A comissão é formada por representantes de diversos órgãos, como Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Fundação Capitania das Artes (Funcarte), Corpo de Bombeiros e Fundação José Augusto.