Daily Archive outubro 31, 2018

MPF, Polícia Civil e MPE investigam caso de mãe que ‘fantasiou’ filho de escravo para festa de Halloween em Natal

A Promotoria de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente de Natal abriu nesta terça-feira (30) uma investigação para acompanhar o caso de uma mãe que criou para o próprio filho – um menino de 9 anos – uma fantasia de escravo para a festa de Halloween de uma escola particular de classe média alta da cidade. A Polícia Civil disse que vai intimar a mulher para que ela preste esclarecimentos.

No início da tarde, o Ministério Púlbico Federal informou que também abriu um procecimento de investigação, porque “compete à Justiça Federal processar e julgar os crimes previstos em tratado ou convenção internacional”. Para o MPF, por ter sido divulgado na internet, o fato configurou a “transnacionalidade” exigida pela norma constitucional.

A mulher publicou fotos do garoto nas redes sociais, na tarde da segunda-feira (29), causando grande repercussão na internet. A maior parte dos comentários é de críticas à fantasia, que foi considerada racista. A publicação foi apagada do perfil da mãe do menino. Além de pintar o garoto com tinta escura, ela maquiou nas costas do filho “marcas” de chicotadas e fez o menino usar correntes. “Quando seu filho absorve o personagem! Vamos abrasileirar esse negócio! #Escravo”, escreveu ela no Instagram.

Em nota, a mãe do menino disse que “não teve intenção de fazer nenhum tipo de apologia à escravidão, ao sofrimento alheio, nem denegrir a raça negra”.

Segundo o Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPPIR), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e da Cidadania (SEJUC), “a prática do racismo passou a ser considerado um crime inafiançável e imprescritível”.

Segundo o Ministério Público Estadual, “o procedimento irá transcorrer em segredo de Justiça por envolver uma criança, conforme previsto no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)”.

O colégio onde aconteceu a festa de Halloween emitiu uma nota e afirmou que a instituição não compactua com expressões de racismo ou preconceito.

Do G1/RN

Fábio Faria coloca mandato à disposição de Fátima Bezerra e de Bolsonaro

Durante entrevista ao programa Meio dia RN, na 98 FM Natal, o deputado reeleito Fábio Faria confirmou apoio a Bolsonaro e coloca mandato à disposição de Fátima Bezerra.

“É preciso união da bancada. O maior exemplo é o Governo do Ceará que foi reeleito. É do PT e mesmo sendo oposição ao presidente Temer (MDB), a bancada de lá se uniu e trabalhou junta pelo Estado. Quando a bancada se une e dá os votos para o presidente, o Estado consegue receber os recursos”.

Fábio destacou que a eleição acabou e não ajudará “a governadora do PT” e sim a Governadora do RN.

Fábio na bancada federal. Foto: Reprodução

Vereador Felipe Alves deixa liderança do prefeito Álvaro Dias na Câmara

O prefeito de Natal Álvaro Dias está sem líder na Câmara Municipal.

O atual líder, vereador Felipe Alves (MDB), entregou a missão.

Felipe é presidente da Comissão de Constituição e Justiça, e pelo Regimento da Casa, não pode assumir a liderança.

Ele optou pela Comissão.

Felipe estava acumulando, mas foi alertado por vereadores a usar o Regimento Interno.

Por Thaisa Galvão

Decreto que estabelece regras de transição do governo do RN é publicado no Diário Oficial do Estado

O decreto que normatiza o processo de transição entre o governo Robinson Faria (PSD) para o governo Fátima Bezerra (PT) foi publicado no Diário Oficial do Estado, na edição desta terça-feira (30). O processo será dirigido pelo próprio Robinson, com auxílio da Secretária-Chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha.

O decreto dispõe sobre a atuação dos órgãos e entidades da administração pública durante o processo de passagem de um governo para o outro. O objetivo é garantir os princípios de responsabilidade e transparência da gestão fiscal. Todo o processo será dirigido pelo próprio governador, com auxílio do Gabinete Civil.

Veja aqui a íntegra do decreto.

Bancada do Senado potiguar é 100% renovada

Com a eleição de Fátima Bezerra, o suplente Jean-Paul Prates assumirá o cargo até 2022.

Com a ‘eleição’ de Jean, foi renovada toda a bancada já que sairão Garibaldi Filho, José Agripino Maia e Fátima Bezerra, e assumirão Capitão Styvenson, Zenaide Maia, além dele.

Sobre
Jean-Paul Prates é advogado e economista, ambientalista, empresário e dirigente de sindicato de empresas. Fixou residência no RN em 2005.

Em 1991 fundou a primeira consultoria brasileira especializada em petróleo. Foi o redator do Contrato de Concessão oficial brasileiro e do Decreto dos Royalties, que beneficiou inúmeras cidades e estados brasileiros.

Foi Secretário da pasta de Energia, no Governo Wilma de Faria, hoje extinta.

É advogado, economista, ambientalista e empresário
error: Content is protected !!