Daily Archive outubro 25, 2018

‘Que Tribunal é esse que não pode julgar um deputado estadual?’, questiona ministro do STF sobre o TJRN

“Que Tribunal é esse que não pode julgar um deputado estadual? Por que não pode julgar?”. Os questionamentos do ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux foram feitos após o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte enviar um processo para o STF porque 8 dos 15 desembargadores do TJRN alegaram suspeição para julgá-lo.

“Está todo muito impedido por quê?”, completou Fux.

“É o segundo caso em que mais da metade do TJRN se declarou impedida. O TJRN não está julgando nenhum deputado”, disse ministro Alexandre de Moraes.

Foto: Reprodução/STF

Por Igor Jácome e Fernanda Zauli, G1 RN (Clique e leia na íntegra)

Com o tema “Bosque do Papai Noel”, Magia do Natal invade Midway Mall

Já é Natal no Shopping Midway Mall. Nesta quinta (25), o mall está com a visitação da decoração natalina, com o tema “Bosque do Papai Noel”, aberta. O Bosque de Papai Noel fica na Praça Central do 1º piso e ficará aberto das 10h às 22h de segunda a sábado, e das 11h às 21h aos domingos e feriados.

Em meio a um bosque com animais e plantas, uma grande árvore de 14 metros de altura e uma charmosa casa de madeira convidam a percorrer o caminho e visitar o ambiente montado na Praça central do Shopping.

Na bonita construção que lembra uma casa de um bosque, feita de maciços galhos de pinho, o visitante vai encontrar papai noel e seus cães huskys siberianos em uma lareira, lindamente decorada para a festa de natal, assim como bonecos de neve e enormes ursos brancos, vestidos para esta festa, todos eles animatrônicos.

Nesta visita, as crianças e os adultos vão trilhar espaços com as luzes, pinheiros iluminados, bonecos, guirlandas, presépio e muitas flores.

Compondo as atrações em meio ao cenário, vão brilhar cerca de 100 mil lâmpadas de LED e 1300 enfeites diversos.

Mesmo se conquistar todos os indecisos Haddad ainda não vence, diz Ibope

No primeiro turno, 107 milhões de brasileiros votaram em algum candidato — nulos e brancos não entram na conta, porque são desconsiderados no cálculo final.

Se a mesma quantidade escolher um dos dois no domingo, o vencedor precisará de 53,5 milhões de votos para ser eleito.

Para Bolsonaro, significa receber mais 4,3 milhões em relação ao que conseguiu no primeiro turno. Para Haddad, 22,2 milhões.

Mesmo se o petista conquistasse todos os indecisos — 3,1 milhões, segundo a pesquisa Ibope de ontem, mantida a abstenção do primeiro turno —, seria insuficiente para virar.

Ele precisaria também tirar votos que hoje são declaradamente de Bolsonaro.

Apesar do aumento de 41% para 43% das intenções de voto em Haddad, na comparação com a pesquisa divulgada na semana passada, a missão é difícil, acredita o analista político Murillo de Aragão, da Arko Advice. “Já se admite que possa haver uma subida nos últimos dias.

Mas mesmo se, no esforço final, ele conseguir avançar para 45% ou 46%, ainda é improvável que chegue a 50% mais um e ganhe”, avalia.

A chance é “muito baixa”, segundo ele, porque as pesquisas mostram um nível de aderência maior a favor de Bolsonaro: 37% dos entrevistados dizem que votam no capitão reformado “com certeza”, contra 31% entre os eleitores do professor.

Imagem: Reprodução

Deu no Correio Braziliense

Prefeitura alerta para cuidados contra a proliferação do Aedes Aegypti antes do verão

Os cuidados que se deve tomar com a proliferação do Aedes Aegypti durante o período que antecede o verão, não é diferente dos que deve-se ter no restante do ano, mantendo o alerta ao mosquito e seus riscos o ano inteiro. Mas é de se destacar que é exatamente nesta época do ano que os mosquitos colocam seus ovos para proliferação da espécie. Logo, é importante ressaltar os cuidados diários básicos que fazem toda a diferença: evitar acúmulo de material em servíveis ou objetos (garrafas, copos, pneus…), sempre acondicioná-los de forma correta e segura, evitar o acúmulo, caso necessário o acúmulo manter os recipientes bem tampados e sempre lavar as “paredes” dos depósitos com escova pois é lá onde os mosquitos costumam colocar seus ovos.

Alessandre Medeiros, chefe do Centro de Controle de Zoonoses conversou conosco sobre o assunto e a situação epidemiológica de Natal. Segundo ele, hoje em Natal temos uma redução, já que acabamos de sair de um ciclo epidêmico, agora estamos em queda em número de casos e queda também no número de mosquitos que são os vetores. Mas Alessandre lembra também que “embora estejamos nesta situação, alguns bairros de Natal nos preocupam muito devido o número de vetores. Na zona norte temos os bairros de Nossa Senhora da Apresentação, Lagoa Azul e Potengi. Também é importante observar os bairros do Distrito Oeste”.

O chefe do CCZ continua sua fala explicando que “embora exista um momento mais crítico, que é quando chove na cidade, é portante estarmos alerta aos riscos do ano inteiro. Este período que antecede o verão prepara o período das chuvas, que é de janeiro em diante. Logo, o foco neste período é evitar que o mosquito fêmea coloque ovos. E em caso de já instalados, que sejam destruídos o mais rápido possível para não ter proliferação do vetor no período chuvoso. É dever nosso do setor público quanto da população de uma forma geral combater a proliferação do mosquito significando menos doenças.”

A CCZ combate o mosquito Aedes Aegypti de várias maneiras. Com ações que são implantadas no modelo utilizado desde 2015. Uma delas chama-se “Vigia Dengue” que consiste no monitoramento, identificação de risco e pronta resposta para qualquer situação crítica. O Vigia Dengue funciona ininterruptamente o ano inteiro. Além disso, Alessandre Medeiros fala em algumas outras ações que serão implantadas. “A gente tá introduzindo outros projetos para ampliar as ferramentas com intuito de eliminar o vetor. Como por exemplo, o treinamento de borrifação residual intradomiciliar para áreas de alta população vetorial e índice de casos. A primeira fase já acontece na próxima semana. Já para o ano que vem, começaremos a coletar mosquitos adultos e seus ovos para entrarem no nosso monitoramento”.

Natalenses contra o Aedes Aegypti. Imagem: HCP/Reprodução

STF recebe denúncia contra deputado estadual Ricardo Motta

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu, terça-feira (23), denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado estadual pelo Rio Grande do Norte Ricardo Motta (PSB). O parlamentar é acusado de chefiar organização criminosa que atuou no Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) e desviou mais de R$ 19,3 milhões entre janeiro de 2013 e dezembro de 2014.

A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte ao Tribunal de Justiça (TJRN) daquele estado mas, como mais da metade dos integrantes do TJRN se declarou sob suspeição para julgar o caso, os autos foram remetidos ao STF em julho do ano passado, com base no artigo 102 da Constituição Federal.

Em memorial encaminhado ao ministro Luiz Fux, relator do caso, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, informou já existirem na PGR dois processos envolvendo o parlamentar. Um inquérito que investiga seu filho, o deputado federal Rafael Motta (PSB/RN), pela prática de prática de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em razão de suposto recebimento de vantagens indevidas em sua campanha eleitoral de 2014. E outro procedimento que trata de medidas cautelares de quebra de sigilo bancário e fiscal de Ricardo Motta e Rafael Motta formuladas, originariamente, pelo MP do Rio Grande do Norte, na operação “Candeeiro”.

Imagem: DeFato/Reprodução

Entenda o caso

A denúncia aponta Ricardo Motta como o líder de organização criminosa, que agia juntamente com outras pessoas para desviar recursos do Idema/RN por meio de transferência fraudulenta de verba pública para empresas previamente aliciadas pelo grupo. No fim de outubro do ano passado, a PGR pediu ao STF o afastamento do deputado do cargo, por 180 dias, depois que a Assembleia do RN, por meio do Decreto Legislativo nº 2/2017, reverteu a decisão judicial que havia afastado o parlamentar das funções, mesmo com o processo em tramitação no Supremo.

[Eleições 2018]: Confira os apoios dos partidos e dos políticos aos candidatos do 2ª turno no RN

Com a confirmação de Fátima Bezerra (PT) e Carlos Eduardo Alves (PDT) no segundo turno da eleição do 2ª turno no RN, os demais partidos e políticos definiram a posição que adotarão no pleito.

Saiba abaixo quais são as posições adotadas (em ordem aleatória):

Capitão Styvenson (Solidariedade)
Não apoia ninguém

Solidariedade
Liberou filiados

Nelter Queiroz
Não apoia ninguém

Deputado Kelps Lima
Não apoia ninguém

PSDB
Liberou filiados

Apoiam Fátima Bezerra

PSOL; e presidente estadual do partido, Daniel Morais

PTC

PSB

PV

Natália Bonavides (PT)

Mineiro (PT)

Isolda Dantas (PT)

Cerro-Corá
Prefeita Graça (PSD) e o vice Zeca Araújo, os vereadores Graça Santos, Maciel de Doca, Erinho, Aldin e Evilásio Bezerra, presidente do PPS municipal; presidentes do PSD e do Podemos de Cerro Corá, Adevaldo Oliveira e Santos

Ezequiel Ferreira (PSDB)

Benes Leocádio (PTC)

Raimundo Fernandes (PSDB), votou em Carlos Eduardo no 1ª e migrou para ela

Zenaide Maia (PHS)

Rafael Motta (PSB)

Prefeito Naldinho e 6 vereadores (Kekéu de Titico, Jefinho, Zé Elias, Jadson de Zé Miguel e Marli, João Cabral e Diogo Alves) de São Paulo do Potengi

Ezequiel Ferreira (PSDB)

prefeito de Lagoa Salgada o prefeito Raniere Amâncio (PSD)

prefeito de Monte Alegre Severino Rodrigues (PSD)

Prefeito se Baía Formosa, Adeilson Gomes (PSD)

Os prefeitos de Fernando Cunha (Macaíba), Laerte Paiva (Rio do Fogo), Renato de Doquinha (São Miguel do Gostoso), Polion Medeiros (São Fernando), Tiquinho (Rui Barbosa), Miguel Cabral (São Pedro), Kêka (São Bento do Trairi), Amarildinho (Caiçara do Norte), Valdemir Valentim (Pedra Grande), Cláudio Henrique (São Bento do Norte), Joaz Oliveira (Extremoz) e Babau (Marcelino Vieira)

O ex-prefeito de Areia Branca, Sandro Gois

Presidente do PHS de Antônio Martins, Micherles e a vereadora Lila Lemos

Ex-prefeito de Santa Cruz, Péricles Farias e vereadores do município

Prefeito de São José de Campestre Neném Borges, filiado ao MDB

prefeito de Porto do Mangue, Sael Melo

Raniere Barbosa (Avante)

70 presidentes de Câmaras de municípios do Rio Grande do Norte

Prefeito de São Gonçalo Paulo Emídio

Ex-prefeito de São Gonçalo Jaime Calado

Prefeitos, Babá de São Tomé, Mauricinho de Grossos, Tiquinho de Ruy Barbosa, Carlinhos de Veri de Parazinho, Jorginho de Tangará e as prefeitas, Larissa de Tenente Ananias e Maria Olímpia de Paraú.

Prefeitos de São Tomé e de Ruy Barbosa

Presidente do PSDB de Natal, vereador Dickson Júnior

Presidente já eleito para o próximo biênio da Câmara Municipal de Natal, Paulinho Freire

Deputados do PSD, Galeno Torquato e Dison Lisboa

Ubaldo Fernandes (PTC)

Sandro Pimentel (PSOL).

Raniere Barbosa e Karla Veruska reúnem grupo de Natal, vereadores e presidentes de Câmaras de 65

Vice-prefeito de Macau, Rodrigo Aladim, do PSDB, apoiou Carlos Eduardo no primeiro turno, e agora decidiu apoiar Fátima.

O vice-prefeito de Touros, Flávio de Tetê, também deixou o palanque de Carlos Eduardo e se integrou à campanha de Fátima no 2º turno.

Presidente da Câmara de Touros, professora Bel, e os vereadores Tête do Cajueiro, Diassis e Pedro do Cajueiro trocaram Carlos Eduardo por Fátima

prefeita de Canguaretama, Fátima Marinho, do MDB, apoiou Carlos Eduardo no primeiro turno, e agora decidiu apoiar Fátima

vice-prefeito de Jucurutu, José Pedro

Bastinho (PSB), de Taipu

Waldemar de Góis (DEM), de Poço Branco

Vice-prefeita de Poço Branco Tina, o presidente da Câmara, João Horácio, e os vereadores Percivaldo Júnior e Babá.

Raimundinho, de José da Penha, também deixou o palanque de Carlos Eduardo e se integrou à campanha de Fátima no 2º turno.

Manoel Veras de Campo Grande, , também deixou o palanque de Carlos Eduardo e se integrou à campanha de Fátima no 2º turno

Antônio Lopes, do PSB, o vice Eleno e o chefe político de Coronel João Pessoa, Pachica, também trocaram o palanque de Carlos pelo de Fátima

Candidato a federal, Bertone Marinho representou a prefeita Fátima, de Canguaretama, que estava com Carlos Eduardo e agora apoia Fátima

Apoiam Carlos Eduardo Alves

MDB

prefeito de Bodó, Marcelo Porto (PSD)

prefeito de Japi, Jodoval Pontes

prefeito de Maxaranguape, Luiz Eduardo (PSD)

prefeito de Passa e Fica, Léo Lisboa (PSD)

prefeito de São Tomé, Babá, do PSD,

prefeito de Vera Cruz, Marcos Cabral (PSB),

Isaías Cabral (MDB), de Acari

Preta (MDB), de Lajes Pintada

Bernadete Rêgo (DEM), de Riacho da Cruz

Mara Cavalcanti (MDB), de Riachuelo

Fernanda Costa (MDB), de Santa Cruz

Walter Alves (MDB)

Tomba Farias (PSDB)

Gustavo Carvalho (PSDB)

prefeita de Alexandria, Jeane Ferreira (PSD)

prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira (PRB)

prefeito de Ceará-Mirim, Marconi Barreto.

prefeito de Serra do Mel, Bibiano

prefeito de Areia Branca, Iraneide

prefeito de São Rafael, Reno

prefeito de Ipanguaçu, Valderedo

prefeito de Jucurutu, Valdir, do Solidariedade

Presidente da Câmara de Caicó e candidato não eleito a deputado federal, Odair Diniz

Hermano Morais (MDB)

deputado federal reeleito Walter Alves (MDB)

Prefeita de Boa Saúde, Edice Félix (PR)

Lista dos que não se elegeram, mas se posicionaram voto:

Gustavo Costa (PSD) – Não eleito deputado
Apoia Fátima

Robinson Faria (PSD) – Tentou a reeleição
Não apoia ninguém

Brenno Queiroga (SD) – Tentou o Governo do RN
Não apoia ninguém

Carlos Alberto (PSOL) – Tentou o Governo do RN
Apoia Fátima

Garibaldi Filho (MDB)
Não apoia ninguém

Antônio Jácome
Apoia Carlos Eduardo Alves

José Agripino (PSDB)
Apoia Carlos Eduardo Alves

Beto Rosado
Apoia Carlos Eduardo Alves

Adjuto Dias, filho do prefeito de Natal Álvaro Dias
Apoia Carlos Eduardo Alves

Nina Souza
Apoia Carlos Eduardo Alves

Rogério Marinho
Apoia Carlos Eduardo Alves

Abraão Lincoln
Apoia Carlos Eduardo Alves

Bispo Francisco de Assis
Apoia Carlos Eduardo Alves

Bertone Marinho
Apoia Fátima

PS: A lista pode ser corrida e alterada a qualquer momento

error: Content is protected !!