Sexta-feira, dia 19 de outubro de 2018, será o dia D, para a política local. Vários deputados vão declarar oficialmente apoio à candidata Fátima Bezerra.
Apoio já certo dos deputados mais votados do RN, o estadual Ezequiel Ferreira e o federal Benes Leocadio.
Com eles vão Eudiane Macedo, Dr. Bernardo, Galeno Torquato, Ubaldo Fernandes, o ex-prefeito de Assú, Ivan Júnior, o próximo presidente da CMN, Paulinho Freire, o deputado Dison e Raimundo Fernandes.
A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, se reuniu hoje com representantes das candidaturas de Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) para discutir a difusão massiva de notícias falsas e a onda de violência durante as eleições. O tribunal vem colocando preocupações com a disseminação de conteúdos colocando em dúvida o sistema de votação e apuração nestas eleições. Participaram do encontro também os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin.
Segundo representantes das candidaturas, que falaram a jornalistas ao fim do encontro, os ministros do TSE mostraram preocupação com os conteúdos enganosos e casos de agressão. Rosa Weber teria feito um apelo para que a campanha ocorra em clima de paz e para que os candidatos incentivem apoiadores a fazer uma campanha pacífica.
Em relação a conteúdos colocando em dúvida a lisura do processo eleitoral, os ministros defenderam a segurança das urnas eletrônicas e do sistema de votação. Mas, conforme os relatos, não houve resolução ou encaminhamentos concretos, apenas recomendações dos ministros.
O Ibope divulgou nesta quarta-feira (17) o resultado da primeira pesquisa do instituto sobre o segundo turno da eleição para o governo do Rio Grande do Norte. O levantamento foi realizado entre o domingo (14) e terça-feira (16) e tem margem de erro de 3 pontos, para mais ou para menos.
Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes:
Fátima Bezerra (PT): 54%
Carlos Eduardo (PDT): 46%
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Votos totais
Nos votos totais, os resultados foram os seguintes:
Fátima Bezerra (PT): 48%
Carlos Eduardo (PDT): 42%
Em branco/nulo: 8%
Não sabe: 2%
Nos votos totais, Fátima e Carlos Eduardo estão empatados no limite da margem de erro.
Rejeição
A pesquisa também apontou o potencial de voto e rejeição para governador. O Ibope perguntou: “Para cada um dos candidatos a governador do Rio Grande do Norte citados, gostaria que o(a) sr(a) dissesse qual destas frases melhor descreve a sua opinião sobre ele“?
Carlos Eduardo (PDT)
Com certeza votaria nele para governador do RN – 33%
Poderia votar nele para governador do RN – 18%
Não votaria nele de jeito nenhum para governador do RN – 31%
Não o conhece o suficiente para opinar – 14%
Não sabem ou preferem não opinar – 3%
Fátima Bezerra (PT)
Com certeza votaria nela para governadora do RN – 38%
Poderia votar nela para governadora do RN – 15%
Não votaria nela de jeito nenhum para governadora do RN – 33%