O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgaram, recentemente, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referentes a 2017. No Rio Grande do Norte, o Over Colégio e Curso se classificou em primeiro lugar, e a nível Brasil está entre as dez melhores.
Os resultados no indicador levam em conta o desempenho de alunos em provas de português e matemática e a taxa de fluxo da escola. Para acessar, basta informar o Estado, o município e a rede de ensino (estadual, federal ou privada) no link http://ideb.inep.gov.br e ver o desempenho por escola. Na classificação são avaliadas três séries: quinto e nono ano do Ensino Fundamental e terceira série do Ensino Médio.
O Ideb, através da taxa de fluxo, é capaz de detectar escolas que reprovam artificialmente alunos com o objetivo de filtrar os melhores, e é o único indicador de qualidade disponível. “Daí a importância de combinar as notas da Prova Brasil com as taxas de fluxo das escolas, gerando um panorama mais real do desempenho das instituições, qualificando o resultado”, explica a presidente do Inep, Maria Inês Fini.
Carlos André, diretor do Over Colégio e Curso, comemora, “é um momento de grande alegria. Sempre digo com orgulho que nossa escola nasceu na cozinha da minha mãe, estar entre as 10 melhores escolas do país, é, sem dúvida, algo que eu não seria capaz de imaginar naquela época.”