Parnamirim possui 12 escolas públicas entre as 23 escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte que irão receber uma certificação de qualidade na educação conferida pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Ao todo, 13 instituições municipais de ensino público em Parnamirim conquistaram o SELO PEA/UNESCO 2017, sendo que 12 o receberão pela primeira vez na cerimônia de entrega do prêmio, em Salvador (BA), durante o encontro nacional do PEA-UNESCO, que será realizado de 12 a 14 de setembro e uma, o CMEI Jaci de Castro, está renovando a conquista pioneira para a educação pública no estado.
Além do CMEI Jaci de Castro, que manteve sua conquista, oito foram premiados nesta última edição do Selo PEA/Unesco (2017/2018): CMEI Tio Hermes, em Nova Esperança; CMEI Profa. Judith Aguiar, em Bela Parnamirim; CMEI Maria Dilma Lacerda de Lima, em Vale do Sol; CMEI Maria Leonor Freitas, em Monte Castelo; CMEI Eugênia Palhares, em Santos Reis; CMEI Mãe Sinhá em Bela Parnamirim; CMEI Lúcia Maria dos Santos, em Nova Parnamirim; CMEI Maria do Socorro de Araújo Menezes, em Passagem de Areia.
As quatro escolas públicas que receberam a certificação PEA/UNESCO foram: Escola Municipal Francisca Canindé Avelino Batista, no Parque Industrial; Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, em Nova Parnamirim; e a Escola Municipal Nossa Senhora da Guia e a Escola Municipal Maura de Morais, em Emaús.
Além das 12 escolas públicas de Parnamirim, receberão o Selo PEA/UNESCO no RN por projetos inscritos em 2017 e 2018, 4 escolas de ensino privado, sendo 3 de Natal e uma de Parnamirim; 4 da rede estadual; uma da rede pública municipal de Mossoró; uma do município de Santa Cruz; e uma pertencente a uma ONG no bairro de Mãe Luiza, em Natal.