Um novo espaço voltado para o lazer, cultura e entretenimento dos natalenses está prestes a nascer na Via Costeira, em Natal. Um dos principais corredores turísticos da capital vai ganhar o Costeira Parque, onde funcionou o antigo Vale das Cascatas. A obra está orçada em R$ 11,7 milhões com recursos próprios do Executivo Estadual.
O local também vai ganhar um espaço para a prática de esportes com quadras de areia, pista de cooper e academia pública para idosos, além de pista de skate, playground para as crianças e estacionamento.
O parque será administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). O terreno onde será construído o novo espaço conta com aproximadamente 34.000m².
O local também vai abrigar um espaço Pet com cercamento e acesso em madeira plástica, para possibilitar de forma livre as atividades e recreação dos animais. Haverá ainda uma área de apoio aos banhistas, com mobiliários e duchas ao ar livre, próxima ao acesso à praia. Tudo foi projetado de forma que sejam preservadas as árvores existentes no local. A delegacia do Turista (CIPTUR), que atualmente funciona em um posto policial na Via Costeira também passará a funcionar dentro do parque, com segurança 24 horas.
O projeto principal foi desenvolvido pela arquiteta e ex-aluna da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Érica Mendes, durante o trabalho de conclusão de curso em 2014. “Percebi que a Via Costeira não era visitada pelos moradores da cidade, mas apenas por turistas. Aplicamos questionários com o público e desenvolvemos um projeto com o intuito de integra a avenida à rotina dos potiguares, além de preservar a identidade, topografia e paisagem do local”, explicou a arquiteta.