Daily Archive julho 25, 2018

Hugo Henrique, o mini Cristiano Araújo, é uma das atrações da Woods Natal neste FDS

Jovem revelação da música sertaneja, o cantor Hugo Henrique é uma das atrações da Woods Natal neste fim de semana. O “mini Cristiano Araújo”, como é conhecido, se apresenta nesta quinta-feira (26) ao lado do Forró Estribado.

Com apenas 13 anos, Hugo Henrique encantou o país com todo seu carisma, talento e experiência musical apesar da pouca idade. O cantor está divulgando o segundo CD e primeiro DVD da carreira que conta com as participações especiais de Marília Mendonça, Naiara Azevedo e Maiara & Maraísa.

Na sexta, dia 27, vai rolar Farra do Gin na Woods Natal. A festa terá a animação de Vivi Nascimento, Diogo Mello, Naldinho Cunha e DJ Leo Carioca. A noite terá open bar do Ginlemon até 00h e promoção de combo Tanqueray a noite toda.

Já no sábado (28), a noite será Baile Funk na casa mais balada da cidade. O agito será ao som de La Casa de Funk vs Dam Pacadão, e mais, Som & Balanço e o DJ Thiago Andreoli. Os ingressos serão vendidos na hora. Informações e reservas: 84 99831.2156 (whatsapp) e 3236-2886.

Imagem: Reprodução/AI

Mais de 20 atrações consagradas agitam o Fortal 2018

Fortaleza se transforma na capital do entretenimento com a realização da 27ª edição do Fortal, que acontece entre os dias 26 a 29 de julho. O evento reúne, ao todo, mais de 500 mil pessoas de todas as partes do País que vêm curtir as estrelas da música nacional.

A programação agrupa todas as tribos, passando pelos grandes nomes do Carnaval baiano, além de ícones e hitmakers do sertanejo, forró, pagode, pop, funk e ainda abre espaço para a música eletrônica.

Comandando o corredor da folia, passam pela festa, atrações como Bell Marques, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Saulo, Durval Lelys, Banda Eva, Wesley Safadão, Rafa e Pipo Marques, Gabriel Diniz e os estreantes nos trios da festa, Jonas Esticado e Harmonia do Samba.

A festa tem tanto a área do corredor da folia, para quem gosta de ir atrás do trio, como arquibancadas e uma pista, onde se confere livremente o desfile dos trios e entre os intervalos deles há shows exclusivos. Para quem gosta de conforto e exclusividade há também o espaço do camarote, com atrações exclusivas e vista privilegiada.

Outras informações sobre o evento podem ser sanadas nos canais oficiais (site ou redes sociais digitais) do Fortal.

Atrações do Fortal 2018 movimentam a capital do Ceará (Foto: Divulgação)

Confira a programação dos blocos:

QUINTA (26/07)SEXTA (27/07)SÁBADO (28/07)DOMINGO (29/07)
BLOCO EVA (BANDA EVA)*Saída às 20hLARGADINHO
(CLAUDIA LEITTE)*Saída às 20h30
EH LOCO
(SAULO FERNANDES)*Saída às 20h
SIRIGUELLA
(BELL MARQUES)*Saída às 19h30
BAGUNÇA
(HARMONIA)*Saída às 20h45
VAI SAFADÃO
(WESLEY SAFADÃO)*Saída às 21h15
SIRIGUELLA
(BELL MARQUES)*Saída às 20h45
CORUJA
(IVETE SANGALO)*Saída às 20h15
VUMBORA
(BELL, RAFA E PIPO MARQUES)*Saída às 21h30 
SIRIGUELLA
(BELL MARQUES)*Saída às 22h
ME ABRAÇA
(DURVAL LÉLYS E BANDA EVA)*Saída às 21h30
EH LOCO
(GABRIEL DINIZ E JONAS ESTICADO)*Saída às 21h

População do Rio Grande do Norte deverá crescer até 2047, diz IBGE

Projeção de População do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quarta-feira, 25, mostra que a população do Rio Grande do Norte vai parar de crescer a partir de 2047, quando chegará a 3.915.396 habitantes. A partir deste ano, entrará em declínio gradual chegando a 3.815.691 habitantes em 2060.

A expectativa do IBGE faz parte da Revisão 2018 da Projeção de População, que estima demograficamente os padrões de crescimento da população do país ano a ano, por sexo e idade para os próximos 42 anos.

De acordo com o instituto, antes de 2048, além do RN, Piauí, Bahia, Rio Grande do Sul, Alagoas, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Paraná deverão ter redução na sua população. Segundo o IBGE, a principal característica dessas unidades da federação é o saldo migratório negativo.

Imagem: Reprodução/Kids

Programação do Festival Cultural e Gastronômico da Pipa 2018

Com o tema “Bons Ventos nos Negócios e Sabores”, o Festival Cultural Gastronômico da Pipa realiza, entre os dias 19 e 22 de setembro, a sua 14ª edição, sendo considerado o maior evento realizado no litoral, voltado para a cultura gastronômica da região.

A arena principal ficará localizada na Avenida Baía dos Golfinhos na “Cidade Gastronômica”, que será dividida por vilas: Vila dos chefs (onde os chefs convidados comercializarão pratos assinados por eles), Vila da Pipa (com estabelecimentos da Pipa comercializando seus pratos) e Vila de Negócios (com estandes de patrocinadores e fornecedores do mercado local). Entre as atrações programadas estão oficinas, palestras, Concurso Gastronômico, palcos para shows, ativações culturais, ações integradas com os restaurantes participantes e a presença de chefs convidados cozinhando ao vivo.

Dando início às ações oficiais do Festival, o Concurso Novos Talentos dará oportunidade a estudantes da área da gastronomia. Os participantes deverão se inscrever em duplas e preparar uma entrada, um prato principal ou uma sobremesa com o ingrediente tema desta edição, o milho.  Será feita a seleção de quatro preparações por categoria pela comissão organizadora do evento e profissionais da gastronomia. Os pratos selecionados serão apresentados durante o 14º Festival Cultural e Gastronômico da Pipa, onde serão premiados os 03 primeiros lugares. As inscrições acontecem até o dia 23 de julho e as regras necessárias para a participação estão disponibilizadas na página oficial do evento.

O tradicional concurso gastronômico, onde participam algumas das melhores cozinhas das praias de Pipa e Tibau do Sul, este ano terá duração de aproximadamente um mês (de 25 de agosto a 22 de setembro), e os pratos irão compor mais uma vez o Guia Oficial do Concurso Gastronômico. Entre os estabelecimentos participantes estão: Hotel Sombra e Água Fresca, Spa da Alma, Pipa Privilege, Ponta do Madeiro, Ponta do Pirambu, Oca Toca, Pipa Lagoa, Espaço Lampião, MP Restaurante, Dall Italiano, Camarão da Fazenda, Casarão Restaurante, Chez Marília, Golfinho Restaurante e Bar, Restaurante Caxangá, Pauá Hotel Boutique, Golde’s Restaurante, Real de 14, Sunset Marinas, Creperia Marinas, Barraca da Neide, Kausai Cevicheria,  e Quintal Restaurante e Tapiocaria.

Outra oportunidade para que a comunidade e os chefes locais possam participar do Festival são os concursos “Melhor Feijão da Pipa” onde membros da comunidade se inscrevem e apresentam o feijão para uma banca de jurados que faz a degustação as cegas e é premiado o primeiro lugar; e o “Concurso da Melhor Receita com Ostra”, uma parceria com o SEBRAE, que motiva os chefs locais a criarem receitas usando a ostra, produto cultivado localmente. Concurso também com premiação para o primeiro lugar.

E os deliciosos Festins acontecerão em três datas: No dia 31 de agosto – sexta-feira – no Hotel Pipa Lagoa, com o Chef Edu Rejala; no dia 14 de setembro – sexta-feira – no Hotel Toca da Coruja, com o chef Pablo Oazen; e no dia 21 de setembro – sexta-feira – no Hotel Ponta do Madeiro, com o chef Erik Nako.  As reservas podem ser feitas nos hotéis participantes ou através do e-mail financeiro@festivaldapipa.com.br. O valor é de R$265,00 e inclui menu surpresa de quatro passos , música ambiente e a presença do chef convidado explicando cada passo dos pratos.

O Festival conta anualmente com o envolvimento direto de mais de 300 profissionais do segmento, entre coordenação, apoio, restaurantes participantes e artistas, além de um número ainda maior de pessoas envolvidas de forma indireta.

O evento tem um compromisso com o progresso de Pipa, por meio da exibição das manifestações culturais de artistas locais e regionais, promovendo inclusão social e mostrando ao público visitante de outros países uma riqueza cultural que por si só já faz valer a pena a visita. Outro ponto a ser destacado é a grande importância para a economia do município, por atingir turistas de diversos estados e internacionais, buscando atender um consumidor exigente que sabe valorizar a combinação de lazer, excelente gastronomia, programação cultural e uma praia paradisíaca.

 

 

PROGRAMAÇÃO GERAL 2018

24 de agosto – Sexta-feira: Abertura oficial do evento, Lançamento do Guia Gastronômico 2018 e início das vendas dos produtos do Festival.

Locais: Estande na Praça do Pescador e Pórticos na entrada de Pipa e Tibau do Sul

25 de agosto a 22 de setembro – Período do Concurso Gastronômico nos estabelecimentos participantes

31 de agosto – Sexta-Feira – Festim com Chef Edu Rejala

Local: Hotel Pipa Lagoa

Informações: (84) 3246-4414

14 de setembro – Sexta-Feira – Festim com Chef Pablo Oazen

Local: Hotel Toca da Coruja

Informações: (84) 3246-2226

21 de setembro – Sexta-Feira – Festim com o chef Erik Nako.

Local: Hotel Ponta do Madeiro

Informações: (84) 3246-4220

19 a 22 de setembro – 14º Festival Gastronômico da Pipa

Local: Cidade Gastronômica – Avenida Baía dos Golfinhos (ao lado do estacionamento dos ônibus).

Fábio Dantas e José Vieira desistem de candidaturas

O vice-governador Fábio Dantas e o presidente da Federação da Agricultura, José Vieira, divulgaram, na quarta-feira (25), que desistiram de participar da eleição deste ano.

“As visitas que fizemos a 40 municípios potiguares nos deram uma certeza: as pessoas querem mudança. Os norte-rio-grandenses almejam um outro Estado – moderno, eficiente e justo”, explicam.

Fábio vai apoiar a candidatura de Brenno Queiroga, pré-candidato a governador pelo Solidariedade e ajudar a sua esposa, Cristiane Dantas, Deputada estadual à reeleição.

Rio Grande do Norte fechou o mês de junho com saldo positivo em 805 vagas no emprego formal

O mês de junho fechou com saldo positivo no emprego formal no Rio Grande do Norte. Foram abertas +805 vagas, resultado de 11.750 admissões e 10.945 desligamentos. A diferença representou uma variação de +0,19% no número de empregos em relação a maio. Os dados estão no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério do Trabalho na última sexta-feira (20). O setor que mais contribuiu para este resultado foi a Agropecuária, que abriu 873 vagas no estado. 

Rio Grande do Norte – Comportamento do emprego segundo Setores de Atividade Econômica

Setores de Atividade EconômicaSaldo de Junho de 2018
Variação AbsolutaVariação Relativa (%)
Extrativa Mineral70,09
Indústria de Transformação20,00
Serviços Industriais de Utilidade Pública – SIUP-3-0,05
Construção Civil-157-0,52
Comércio-112-0,10
Serviços1850,10
Administração Pública100,16
Agropecuária8736,28
Total8050,19

 

Senador Garibaldi Filho é o primeiro colocado do RN no site “Ranking dos Políticos”

O senador Garibaldi Filho (MDB-RN) é o mais atuante entre os senadores do Rio Grande do Norte e o terceiro entre os representantes do Senado Federal, segundo a ONG Ranking dos Políticos (www.politicos.org.br). A pontuação dos políticos é definida de acordo com os dados obtidos sobre gastos, assiduidade, fidelidade partidária e processos judiciais.

Em seguida, aparece José Agripino e Walter Alves. Zenaide Maia e Fátima Bezerra são as únicas que aparecem com nota negativa, no ranking do Estado.

Imagem: Reprodução

MP pede intervenção na Caern por despejar esgoto de Natal sem tratamento no rio Potengi

O esgoto de Natal está sendo despejado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) sem o devido tratamento ou até mesmo in natura no rio Potengi. É o que apontam resultados laboratoriais elaborados pela UFRN e pela Funcern, e vistorias técnicas feitas pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e pelo Idema nas oito Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da cidade. Até mesmo na ETE do Baldo, inaugurada em 2011 ao custo de mais de R$ 80 milhões, foi flagrado em abril deste ano o lançamento de esgoto bruto para o rio sem passar antes pelo sistema de tratamento. Diante desses fatos, o MPRN pediu à Justiça potiguar que nomeie interventor para atuar na Caern. A entrevista coletiva será realizada na manhã desta quarta-feira (25), às 9h, na nova sede das Promotorias de Justiça de Natal, localizada na Rua Nelson Geraldo Freire, 255, Lagoa Nova.

No pedido, a 45ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Natal requer que o interventor trabalhe na estrutura interna da Caern, com ou sem afastamento dos atuais diretores da Companhia, com poderes para realizar todos os atos destinados à adequação ambiental das Estações de Tratamento de Esgotos. O objetivo do pedido é fazer com que os esgotos coletados sejam tratados com eficiência para encerrar a poluição hídrica do estuário do rio Potengi.

No documento, o MPRN ressalta que o pedido de intervenção na Caern “revela-se como a única e última alternativa capaz de solucionar o grave problema das ETEs, já que restaram frustradas todas as demais tentativas realizadas na esfera administrativa, na esfera extrajudicial e até mesmo na esfera criminal”.

Para solucionar o problema, o MPRN firmou em 2004 um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Companhia. Diante do não cumprimento desse TAC, em 2007, o Ministério Público ajuizou uma Ação Civil Pública. Em 2010, a Justiça potiguar sentenciou a Companhia a adequar as ETEs às normas ambientais em até dois anos. Como mais uma vez não houve cumprimento das decisões judiciais, o MPRN denunciou a Caern e presidentes dela por crimes de poluição tendo como base a Lei de Crimes Ambientais. Paralelamente, o Idema expediu várias solicitações de providências à Caern visando a adequações das ETEs.

As obrigações acordadas e homologadas judicialmente foram para determinar que a Caern realize a adequação ambiental de todas as Estações de Tratamento de Esgotos que a empresa opera: Beira Rio, Facultativa I, Facultativa II, Lagoa Aerada, Jardim Lola I, Jardim Lola II, Baldo e Distrito Industrial de Natal. De acordo com os prazos concedidos na sentença judicial de abril de 2010, todas as ETEs já deveriam estar adequadas e tratando com eficiência os esgotos coletados desde 2012.

No pedido de intervenção enviado à Justiça, o MPRN frisa que “passados mais de oito anos da sentença, há lagoas que possuem operação tão deficiente que há momentos em que servem apenas como transferência de esgotos in natura para as águas do estuário do Potengi, como foi a situação flagrada na ETE Bom Pastor durante vistoria realizada no dia 31 de julho de 2017. A lagoa estava vazia e os esgotos estavam sendo lançados diretamente no estuário”.

ETE/Baldo
O MPRN alerta à Justiça também sobre a gravidade do fato de que os esgotos das estações que precisam ser desativadas serão transferidos para a Estação de Tratamento do Baldo. Há uma determinação judicial que impede a Caern de transferir os esgotos de qualquer uma das demais lagoas para a ETE/Baldo sem garantir o devido tratamento.

Apesar de ser nova e moderna, tendo sido instalada em 2011 e com custos de mais de R$ 80 milhões, a ETE/Baldo não está tratando os esgotos com eficiência por falhas operacionais da Caern. Há diagnósticos, vistorias e análises laboratoriais que confirmam que a Estação de Tratamento de Esgotos do Baldo não está realizando o tratamento adequado de efluentes. A situação está sendo monitorada pelo MPRN desde 2011, inclusive buscando uma solução judicial para os problemas detectados.

Análises laboratoriais das águas do estuário feitas ano passado revelam a existência de coliformes em valor totalmente incompatível com as águas do estuário do Potengi. A existência de coliformes termotolerantes está ligada ao principal indicador de contaminação fecal, que pode causar danos à saúde humana.

Em abril deste ano, o Idema, com acompanhamento do MPRN, realizou vistoria na ETE/Baldo. Foi constatado que o sistema de desinfecção do efluente final não estava funcionando adequadamente, o que impede que os esgotos sejam tratados como prevêem as normas ambientais. Além disso, foi detectada a existência de uma tubulação de desvio de esgotos brutos (in natura, sem tratamento) direcionada para o canal do Baldo, sem passar antes pelo sistema de tratamento, o que configura crime ambiental.

O MPRN também alerta que a Caern está instalando mais duas ETEs em Natal: uma na região Sul (Guarapes) e outra na região Norte (Jaguaribe). Ambas possuem projetos modernos e mecanizados, da mesma maneira da ETE/Baldo. “Diante dessa perspectiva, ganha essencial importância a necessidade de obrigar a Caern que trate com eficiência os esgotos coletados na cidade. Caso contrário, as ETEs podem servir apenas para concentrar esgotos e lançar no estuário do Potengi, aumentando a poluição hídrica já existente de forma exponencial”.

Para o MPRN, as vistorias e os laudos elaborados mostram a importância da intervenção judicial para garantir que a Caern trate com eficiência os esgotos coletados em Natal.

Gleisi Hoffman participa do lançamento da candidatura do PT do RN

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, chega nesta sexta-feira (27) em Natal para participar dos lançamentos das candidaturas de Fátima Bezerra ao governo e de Lula a presidência. O evento acontece às 18h, no Hotel Holliday Inn.

A informação foi confirmada pela executiva estadual do PT/RN.

Senadora Gleisi Hoffmann em evento em Brasília. ( Foto: Divulgação / EBC)
error: Content is protected !!