O Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) faz parte, agora, da rede brasileira de Universidades Sustentáveis, do UI GreenMetric 2017. Dezoito instituições brasileiras formam a rede, e destas, somente duas são particulares: UNI-RN e PUC-RS.
O termo de assinatura para a formação da rede foi assinado na manhã desta sexta-feira, 8, durante o workshop nacional UI GreenMetric for Universities in Brazil 2018, realizado na USP, em São Paulo, e para o qual o UNI-RN foi convidado a participar, tendo como representante da instituição e do seu reitor, professor Daladier Pessoa Cunha Lima, a chefe de Gabinete da Reitoria, Maura Marjorie, que esteve acompanhada da gestora ambiental do UNI-RN, Mariana Nunes.
No programa UNI-RN Sustentável são desenvolvidas atividades de Educação e Gestão Ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos, descarte correto do lixo eletrônico (com um ponto de coleta permanente na própria instituição: Ecoponto), aproveitamento de água por fontes alternativas, horta orgânica e compostagem e toda a flora do campus passou por um processo de identificação. “Essas são algumas das iniciativas que justificam a nossa certificação pelo UI Green Metric Ranking”, destacou o reitor.
Por causa dessas ações, o UNI-RN recebeu, em 2017, o certificado do UI Green Metric Ranking, avaliado pela Universidade da Indonésia. A Instituição ocupa lugar de destaque no ranking nacional.
“Para nós, que administramos o UNI-RN, essas conquistas representam motivo de muito orgulho porque mostra que estamos no caminho certo, e reitera o nosso compromisso com uma educação de qualidade”, enfatizou Daladier Pessoa Cunha Lima.