O pesquisador britânico Richard Bourne, que é autor de Lula of Brazil, biografia de Luiz Inácio Lula da Silva lançada em 2008, comentou sobre a prisão de Lula, erros do PT e o que espera da política do Brasil. As declarações do pesquisador foram dadas em entrevista à BBC.
“Pelo que eu sei do início da carreira dele, eu diria que ele não foi tão cuidadoso quanto deveria. Certamente havia pessoas no PT, e não há dúvidas sobre isso, que estavam envolvidas em vários tipos de corrupção. Ele não foi tão forte quanto deveria. Quando comparamos o que aconteceu recentemente com seus primeiros anos de Presidência, o idealismo existiu, mas houve um triste declínio”, disse Bourne à BBC Brasil.
O pesquisador, contudo, pondera que o Brasil precisa do “mesmo entusiasmo” anti-Lula para fazer uma “faxina” em todo o sistema político e punir todos os políticos envolvidos com corrupção no país. “O Brasil precisa de uma faxina em todo o sistema político. Eu gostaria de ver um entusiasmo (anti-Lula) em banir (o presidente Michel) Temer e outros membros da classe política que estão envolvidos em corrupção”.
Bourne diz ainda que gostaria de ver o PT fazendo uma autocrítica sobre as acusações que pesam contra a legenda e seus filiados. Para ele, o partido deveria agir contra os petistas envolvidos com corrupção.
Apesar de as acusações e da ordem de prisão contra Lula, Bourne destaca que o petista ainda é um líder extremamente popular e capaz de influenciar as eleições mesmo sem estar nas urnas. Para o biógrafo, Lula vai atuar nos bastidores e tem condições de transferir popularidade mesmo preso.
Com informações de Fernanda Odilla e Nathalia Passarinho para BBC Brasil em Londres