A Trend realizou um famtour, em parceria com o Wish Natal e a Pontual Receptivo, pela capital do Rio Grande do Norte. 30 agentes de viagens de Recife (PE) e João Pessoa (PB) tiveram a oportunidade de conhecer o destino e seua atrativos. Na ocasião, os executivos da operadora Diana Tavares, Stefany Ribeiro e Felype Cabral ressaltaram os serviços oferecidos pelo hotel administrado pela rede GJP, as opções de lazer para o público corporativo e para viagens em família, bem como as tarifas especiais oferecidas pela Trend.
Daily Archive abril 26, 2018
A capital potiguar deve receber até o fim deste semestre a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) para uma audiência pública sobre a proposta de incluir o forró como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira. A reunião já aconteceu no RJ e em João Pessoa (PB), em 2017.
A iniciativa busca proteger a cultura e valorizar as danças e festas regionais.
A senadora Fátima Bezerra (PT-RN), que é presidente do colegiado, afirma que há uma necessidade latente de desenvolver políticas públicas que promovam a salvaguarda desse bem cultural, importante para o Nordeste, principalmente com as festas juninas ou festas de São João, tradicionais na região.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ajuizou uma ação civil pública contra a Prefeitura de Natal para que a Justiça potiguar determine a contratação de professores efetivos para as escolas da capital. Em ofício da Secretaria Municipal de Educação, datado de 8 de março deste ano, ficou comprovado o déficit atual de mais de 1.400 professores.
Atualmente mais de 80 turmas estão sem aulas, ou seja, sequer iniciaram o ano letivo. Esse número avança rapidamente com a não reposição dos professores temporários, cujos contratos serão encerrados ao longo do ano, em razão do decurso do prazo máximo de dois anos. Esse problema pode gerar um total de 330 turmas sem aulas por falta de professor. Com uma média de 25 alunos por sala, somariam mais de 8.250 alunos sem aulas.
“Os danos tornam-se cada dia mais irreparáveis, uma vez que não será possível repor os dias letivos perdidos, ainda que não haja férias no meio do ano”, alertou a promotora de Justiça Zenilde Farias. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a carga horária mínima anual é de 800 horas, distribuídas em 200 dias letivos.
A ação civil pública ajuizada é resultado de investigação conduzida pela Promotoria de Justiça, que desde o ano de 2016 vinha recebendo reclamações e denúncias sobre o provimento de cargos efetivos de professores por profissionais de contratação temporária. O MPRN destaca que a maioria dos candidatos aprovados no Concurso Público realizado no ano de 2015 já foram nomeados, esgotando a possibilidade de nomeação de novos professores para os cargos efetivos ainda vagos.
Liminarmente o MPRN requereu que o Poder Judiciário reconheça a total procedência do pedido, para que o Município de Natal seja compelido ou autorizado a deflagrar, no prazo de 30 dias, os trâmites iniciais para realização de Concurso Público para Educador Infantil, Professor Pedagogo dos anos iniciais do Ensino Fundamental e Professor de Disciplinas, todos de caráter efetivo.
Em audiência realizada no dia 5 de fevereiro deste ano, a Secretaria Municipal de Educação, ainda antes do início do ano letivo, alertou que não havia professores suficientes para todas as salas de aulas e disciplinas. O motivo foi a não autorização para realização de concurso público para professores efetivos e nem para processo seletivo de professores temporários. Nessa audiência, ficou destacado que houve um aumento no número de matrículas na rede municipal em 2018, e que ainda estavam em construção novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), gerando uma demanda ainda maior por professores e educadores infantis. Em março desse ano, a secretaria apresentou a situação do seu quadro de docentes com um déficit de mais de 1.400 professores.
Diante de ausência de concurso para provimento dos cargos efetivos vagos, o MPRN verificou que está ocorrendo contratação em larga escala de professores temporários, que deveriam assumir apenas as vacâncias temporárias de docentes. A própria Secretaria informou que dos 400 professores temporários contratados, 302 estão lotados em vagas de efetivos.
Em março de 2018, segundo levantamento do MPRN, a falta de professores efetivos na Rede Municipal de Ensino estava configurada da seguinte maneira: 200 Educadores Infantis; 50 Professores de Anos Iniciais do Ensino Fundamental; oito Professores de Língua Portuguesa; quatro Professores de Matemática; quatro Professores de História; um Professor de Geografia; um Professor de Língua Inglesa; dois Professores de Ciências; 19 Professores de Ensino Religioso; oitoProfessores de Libras; três Professores de Artes; e dois Professores de Educação Física.
O Ministério Público requereu ainda que a Prefeitura de Natal substitua os professores temporários cujos contratos sejam encerrados ao atingirem o limite temporal legal de dois anos. Após a finalização do processo seletivo em curso, novos professores temporários devem ser contratados até que seja realizado o concurso público.
A edição desta quinta-feira (26) do Caderno de Turismo do jornal Folha de São Paulo tem como um dos destaques um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte, mais precisamente na Grande Natal. A matéria traz um roteiro com cinco dunas para se conhecer no Brasil, entre elas a de Genipabu.
As dunas são montanhas de areia fina formadas pela ação do vento.
Além das famosas dos Lençóis Maranhenses e de Jericoacoara, também são mostradas as Siriú (SC), Piaçabuçu (AL), Itaúnas (ES), Genipabu (RN) e Jalapão (TO).
“Passeio de buggy é um dos mais procurados por turistas que visitam o estado”, destaca a matéria.
Aqui você lê na íntegra
Em maio, o deputado Jair Bolsonaro mais uma vez estará pelo Rio Grande do Norte. Desta vez, participará de eventos na capital e outro em Mossoró.
Sua vinda será nos dias 17 e 18 de maio, e tem teor político.
A organização está a cargo do diretório estadual do PSL, partido o qual o deputado carioca é pré-candidato a Presidência da República.
Outras informações em breve
Houve aumento na arrecadação de ICMS no Rio Grande do Norte. O registro foi para o primeiro bimestre de 2018 e foi 9,2% de crescimento em relação ao mesmo periodo de 2017.
Cerca de 85% desse aumento veio dos combustíveis (65%) e da energia elétrica (20%). No entanto, os seguintes setores registram queda na arrecadação de ICMS: serviços de comunicação (-3,9%), comércio varejista (-3,7%) e a indústria (-3,7).
As informações foram tornadas públicas pelo economista Aldemir Freire.