Daily Archive abril 9, 2018

Após Lula, delegado e procurador falam em prisão de novos alvos

Após a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado na Lava Jato, investigadores ligados à operação dizem que os próximos passos devem ser o aprofundamento das apurações contra líderes de outros partidos, assim como a aprovação de mudanças na legislação penal e o fim do foro privilegiado.

O delegado da Polícia Federal Milton Fornazari Júnior, responsável pela Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros em São Paulo (Delecor), afirmou em uma rede social que “agora é hora de serem investigados, processados e presos os outros líderes de viés ideológico diverso, que se beneficiaram dos mesmos esquemas ilícitos que sempre existiram no Brasil (Temer, Alckmin, Aécio etc).”

O Estado procurou no sábado as assessorias do presidente Michel Temer (MDB), do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do senador Aécio Neves (PSDB-MG), mas até a noite deste domingo, 8, nenhuma delas se havia manifestado.

Temer foi denunciado duas vezes e é investigado em um inquérito pela Procuradoria-Geral da República. Aécio foi denunciado e é investigado na Lava Jato. Alckmin é investigado em inquérito por caixa 2 no Superior Tribunal de Justiça (STJ) em razão da delação da Odebrecht.

O texto de Fornazari foi publicado no sábado, 7, no momento em que Lula era levado pela PF para Curitiba (PR). A um amigo que lhe perguntou se podia compartilhar, ele respondeu: “Fique à vontade”.

Neste domingo, 8, porém, o policial o retirou do ar. E publicou novo texto: “Para você que gosta de me monitorar aqui, não adianta se articular, vamos continuar prendendo os corruptos de todos os gêneros”.

Experiente, o delegado tem em seu currículo a apuração sobre o cartel do Metrô de São Paulo. Também foi responsável pelo inquérito que apura desvios de recursos nas obras do Rodoanel, em São Paulo, que levou à prisão de Paulo Vieira de Souza, ex-diretor do Dersa, apontado como operador do PSDB paulista. Ele é ainda especialista em cooperação internacional para identificação de lavagem de dinheiro e ocultação de valores.

Fornazari também comentou a situação de Lula. Ele escreveu que o ex-presidente “objetivamente recebeu bens, valores, favores e doações para seu partido indevidamente por empresas que se beneficiaram da corrupção em seu governo”. “Por isso merece a prisão.”

Ele conclui afirmando que se as investigações futuras do órgão chegarem aos outros líderes políticos que ele enumerou “teremos realmente evoluído muito como civilização”. “Se não acontecer e só Lula ficar preso, infelizmente, tudo poderá entrar para a história como uma perseguição política.”

MPF. Neste domingo, foi a vez do procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, desmentir a acusação de “seletividade” da Lava Jato feita por petistas. Ele comentou uma reportagem de O Globo que mostrava investigações que envolviam além de Lula e o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB), Temer e Aécio. “Mas ainda é preciso fazer mais por todo o Brasil. Lute pelo fim do foro privilegiado, de mudanças nas leis penais e no fortalecimento da democracia.”

Para a presidente do Sindicato dos Delegados Federais de São Paulo, Tânia Prado, a prisão de Lula cria condições para o fortalecimento do papel da PF. “Vemos uma investigação que começou há quatro anos dar resultado.” Para ela, fica “evidente” pelas investigações feitas até agora que a PF não tem partido e que investiga independentemente da ideologia do acusado.

“Vamos mostrar que o trabalho da Lava Jato vai continuar, não só em São Paulo, mas em outros Estados, com seus desdobramentos”, disse. Segundo Tânia, os delegados querem procurar “a verdade” em seus inquéritos e determinar “quem é o autor e encontrar a materialidade dos delitos”. “É o que sempre fizemos.”

Após a prisão de Lula, a Associação Nacional de Delegados Federais publicou uma nota na qual dizia que a PF “não tem cor, nem partido – tem missão! E exerce seu papel independentemente de quem seja o investigado, com equilíbrio, moderação e responsabilidade”.

ESTADÃO

Marina Silva anuncia pré-candidatura à Presidência da República

A ex-senadora Marina Silva lançou no sábado sua pré-candidatura à Presidência da República pela Rede, partido do qual é a principal liderança. É a terceira tentativa da ex-senadora e ex-ministra de eleger-se presidente da República.

Marina afirmou, no evento em que foi aclamada, que o momento político do país exige uma alternativa e que “ética não é para ser usada como bandeira, é obrigação”.

“Os acontecimentos dos últimos dias são uma sinalização de que nós podemos começar a ter esperança de que se está iniciando um tempo de que a lei será igual para todos. Se, e somente se, nós termos o cuidado nesse processo e que não se permita mais Renans, Aécios, Padilhas e Temers não fiquem impunes sob o manto do foro privilegiado”, disse.

Está nas mãos do povo brasileiro demitir todos que roubaram nosso dinheiro e que vão tentar a reeleição para se esconder atrás do foro privilegiado.

 

1.854 casos de doenças transmitidas pelo Aedes em Natal

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), por intermédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), divulgou, nesta sexta-feira (6), a atualização da situação epidemiológica e entomológica na capital potiguar até a 13ª semana do ano.

Até agora, 1.854 casos de arboviroses (dengue, zika e chikungunya) foram notificados na capital potiguar. O número de ovos acumulados em 2018 é de 189.733, maior do que os 125.265 contabilizados no mesmo período do ano passado.

“Os casos ainda estão mais concentrados na zona Norte, com algumas ocorrências na zona Oeste. Percebemos uma pequena redução. Também estamos com redução nos índices de vetores (mosquito transmissor das doenças). Conseguimos conter o avanço dos casos com muita oportunidade e a perspectiva é boa para as próximas semanas”, destacou Alessandre Medeiros, chefe do CCZ Natal.

Para combater o aumento de ocorrências, a SMS promoveu uma série de procedimentos nas áreas com maior quantidade de registros. Carros fumacê (UBV) que estão circulando nos pontos de maior índice, agentes de saúde têm utilizado o UBV costal para ir em locais de difícil acesso por parte de veículos e ações educativas também foram intensificadas para conscientizar a população do importante papel dela.

“O importante é manter o alerta. Que a população busque atendimento médico quando identificar os primeiros sintomas e que continua tendo cuidado para não deixar locais virarem criadores de mosquitos”, afirmou Alessandre Medeiros.

Campanha orienta sobre doações a entidades de apoio à Infância e Adolescência de Natal

A Prefeitura do Natal, junto à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social e à Secretaria Municipal de Comunicação, está com uma campanha nas ruas para conscientizar as pessoas a fazerem doações às instituições oficiais e reconhecidas pelo Município, por meio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Natal, que mantêm programas sociais voltados para a Infância e Adolescência. O objetivo principal da campanha é evitar que as doações comumente feitas nas ruas sejam desviadas para outras finalidades.

O combate à violência e às violações dos direitos da infância e adolescência, tem o respaldo do poder público, mas necessita da sociedade civil para apoiar as entidades e assim, dar melhor qualidade de vida às crianças e aos adolescentes.

“Só se consegue melhores resultados se houver a participação da sociedade civil dando apoio à rede de proteção social à infância e adolescência”, aponta a secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Ilzamar Pereira. São 42 instituições registradas no Conselho Municipal que mantêm vários programas que oferecem desde apoio a familiares de crianças com câncer, além de assistência multidisciplinar direta às crianças e adolescentes, projetos de atividades esportivas, culturais e educacionais.

COMO DOAR
As pessoas podem fazer doações diretamente às entidades já formalizadas no Comdica. A relação das entidades está no site da Prefeitura: natal.rn.gov.br/semtas, no link Comdica, na coluna do lado esquerdo da tela. Outra opção de contato com o Conselho é pelos telefones (84) 3223-3333 – 9996-0136. O Comdica funciona na Casa dos Conselhos, na rua Trairi, 784, Petropolis.

Essas doações são dedutíveis do Imposto de Renda, mediante apresentação de recibo de doação emitido pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescência.

error: Content is protected !!