Passada a fase mais difícil da crise econômica que afetou principalmente os pequenos negócios de todo o País, é hora de o empresário checar como anda a situação da empresa para ganhar competividade no mercado, que aos poucos reage às perdas ocasionadas pela queda dos níveis de produção, do faturamento e do emprego. Para tanto, é importante verificar e analisar a situação dos controles financeiros, vendas, estoque, fornecedores, a própria equipe e o atendimento aos clientes, que são o foco principal de toda empresa que busca o crescimento e expandir as suas atividades.
Para orientar o empresário sobre a gestão do negócio, o Sebrae do Rio Grande do Norte disponibiliza uma ferramenta gratuita, que permite um autodiagnóstico da empresa através do “Check-up Empresarial”, visando contribuir com a melhoria da atividade empresarial do participante. Para ter acesso à ferramenta é necessário acessar o Portal do Sebrae estadual http://www.rn.sebrae.com.br . Inicialmente o empresário deve preencher um autodiagnóstico, que será avaliado por um analista técnico do Sebrae-RN. Em seguida a empresa receberá uma visita, previamente agendada, e, posteriormente, um plano de ação para a melhoria das suas atividades empresariais.
A gerente da Unidade de Orientação Empresarial do Sebrae-RN, Gilvanise Borba, explica que a ferramenta permite que o empresário encontre soluções para os problemas do dia a dia da empresa e que sem orientação e apoio se tornam muito difíceis de resolver. Questões relacionadas à área de controles financeiros, por exemplo, são recorrentes, porque geralmente o empresário fica muito focado na atividade fim da empresa e não consegue acompanhar a parte financeira do negócio. “Com base nas informações prestadas, um especialista do Sebrae faz uma análise e, no final do processo, sugere ajustes e melhorias”, informa.
Gilvanise Borba admite que a parte de controles financeiros é, sem dúvida, uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo gestor da empresa, independente do porte e, por isso, aconselha que o empresário busque capacitação na área de finanças. A gerente do Sebrae adverte que mesmo a empresa tendo condições de contratar um profissional especializado em finanças, é fundamental que o proprietário faça um acompanhamento diário das suas operações financeiras.
O atendimento para quem procura o Check-up Empresarial é gratuito e é concluído com a entrega do plano de ação. No caso de o empresário optar pelas soluções sugeridas pelo analista técnico do Sebrae-RN, ele terá acesso desde palestras gratuitas até cursos e consultorias de gestão ou tecnológicas pagos, cujos preços são subsidiados, tornando o investimento mais viável para os donos de micro e pequenas empresas.