Daily Archive fevereiro 20, 2018

Programa ‘Internet para Todos’ é lançado com presença do ministro Gilberto Kassab no RN

167 municípios do RN vão ter a possibilidade de ter internet de banda larga graças ao Programa Nacional “Internet para Todos”. O programa foi lançado nesta terça-feira, 20, na presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

O ministro Gilberto Kassab disse que o Rio Grande do Norte poderá ser o primeiro estado a ser totalmente coberto pelo “Internet para todos”. “Há um ano, o governador Robinson Faria me pediu prioridade para este projeto. E agora estamos aqui. O Governo do Estado fez sua parte, o Governo Federal fez sua parte, falta apenas os prefeitos fazerem a parte deles para que a internet de banda larga e gratuita seja uma realidade em suas cidades”, alertou o ministro.

O programa vai beneficiar toda a sociedade, especialmente os setores da educação, saúde e segurança, que poderão se utilizar da internet para dinamizar o ensino, marcar consultas e acompanhar diagnósticos e melhor acompanhar as ações visando a segurança da população.

O QUE É O PROGRAMA “INTERNET PARA TODOS”

· Fornece internet banda larga de alta velocidade até 20 megabytes de graça (escolas, hospitais e órgãos públicos) ou a preço reduzido (população) para quem não tem acesso.

· O sinal é enviado por um moderno Satélite Geoestacionário que custou quase 3 bilhões ao governo federal.

· Municípios beneficiados no RN: todos os que se interessarem e cumprirem as condições mínimas: não ter conectividade e dispor de um imóvel para abrigar a antena receptora do sinal do satélite.

· O programa é executado a partir de convênios com as prefeituras que serão responsáveis pelos equipamentos e manutenção.

· Prefeituras indicam as localidades a receberem o serviço e assinam o termo de adesão.

· Qualquer município pode participar do programa; basta cumprir as condições estabelecidas.

· As inscrições são feitas junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Henrique Eduardo Alves tem liberdade negada pelo STF

Por 4 votos a 1, o pedido de liberdade do ex-ministro e ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) foi negado nesta terça-feira (20) pela Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Alves continuará preso na Academia de Polícia Militar, em Natal.

Henrique Alves é alvo de dois processos por suposto recebimento de propina – um por desvios na Caixa e outro por desvios na construção da Arena das Dunas, em Natal. O ex-ministro nega qualquer irregularidade.

FGV aponta crescimento econômico está de volta ao BR

O Indicador Antecedente Composto da Economia (IACE) para o Brasil voltou a subir em janeiro, com alta de 1,3%, alcançando 116,5 pontos. O resultado é mais expressivo do que o de dezembro, quando o índice foi de 0,9% e 114,5 pontos. Dois oito indicadores que formam o índice, sete ajudaram na elevação, principalmente o Ibovespa, que apresentou alta de 11,1%.

O indicador é apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/ FGV) em conjunto com a instituição norte-americana The Conference Board (TCB), e permite comparar a situação econômica do Brasil com a registrada em outros 11 países e regiões, onde é feito esse tipo de pesquisa (China, Estados Unidos, Zona do Euro, Austrália, França, Alemanha, Japão, México, Coréia, Espanha e Reino Unido).

Para o economista da FGV/Ibre, Paulo Picchetti, o avanço evidencia a retomada do crescimento econômico. “Apesar das incertezas ainda existentes em relação ao quadro fiscal, o IACE, através de seus componentes de expectativas, aponta na direção da continuidade desta recuperação”, afirmou.

Projeto sustentável do UNI-RN é referência no RN

Um espaço amplo com sustentabilidade e responsabilidade com o meio ambiente para uma melhor aprendizagem interdisciplinar. É assim que acontece com o projeto UNI-RN Sustentável, que alcançou o 3° lugar, dentre 15 instituições brasileiras, no UI GreenMetric Ranking, desenvolvido pela Universidade da Indonésia, em 2017, no UNI-RN.

Estudantes dos cursos de Engenharia Civil, de Arquitetura e Urbanismo e de Nutrição têm a disposição diversas ações no espaço que promove constantemente ações de conscientização e projetos de sustentabilidade professores e colaboradores, além da própria comunidade de alunos.

Dentro do programa são promovidas atividades de Educação e Gestão Ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos, descarte correto do lixo eletrônico com um ponto de coleta permanente, aproveitamento de água por fontes alternativas, parcerias com a ONG WWF Brasil, horta orgânica, compostagem e toda a flora do campus passa por um processo de identificação.

Em 2017, foi implantada a Casa Ecológica, desenvolvida por alunas do curso de Engenharia Civil, reutilizando todo o material da própria instituição. Para este ano, haverá a substituição das lâmpadas normais da área externa do campus por lâmpadas com sensores de luminosidade, prevenindo o desperdício de recursos energéticos.

Projeto conta com várias ações num mesmo espaço. Imagem: Reprodução/UNI-RN
error: Content is protected !!